this is an h1

this is an h2

Mon Jan 13 11:15:32 BRT 2020
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Dicas de como criar um Blog empresarial

Dicas de como criear um blog empresarial para desenvolver um canal de comunicação direto com seu público.

· 02/10/2017 · Atualizado em 13/01/2020
Imagem de destaque do artigo
Inovação

Hoje você verá como esse processo pode ser mais simples do que você imaginava.

 

Primeiro passo:

Faça um estudo específico em outros blogs empresariais. O objetivo dessa etapa é identificar quais aspectos e ferramentas podem ser utilizadas no seu blog e quais você pode aprimorar.

Observe na concorrência, qual linguagem é utilizado, se dão importância à interação com o público.

Segundo passo:

Escolha a melhor ferramenta para a construção do blog. Existem diversas plataformas na internet gratuitas e de fácil manejo,  ex: Wordpress, Tumblr, Blogger, etc.

Uma das principais formas de uma empresa ficar disponível para todo esse enorme público é tendo o blog empresarial na internet. Nele, você apresentará a empresa, seus produtos e serviços.

É uma estratégia para atingir seu público de interesse em que o seu negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa.

  • Use o blog empresarial, visando sempre manter um bom relacionamento com o público-alvo.
  • Construa um diálogo com caráter informal isso lhe permitirá um nível quase pessoal de relacionamento com seu cliente.
  • Por meio do blog será possível desenvolver um canal de comunicação direta com esse público, com o blog no ar é muito importante atualizá-lo com frequência, com conteúdo objetivo e relevante para o cliente.
  • Deixe clara a funcionalidade do blog e o que seu empreendimento é!
  • Coloque a logo da empresa de forma destacada na página;
  • Mostre com clareza as informações de contato básicas (e-mail, número de telefone e endereço);
  • Explique a atuação da empresa no mercado.
Planejamento

Agora vamos para fase de planejamento para criar seu blog empresarial;

Público-Alvo:

Provavelmente você já tem um planejamento de personas. Seu blog deve ser totalmente direcionado para a persona da sua empresa, ou seja, seu cliente ideal, rentável.

Tema/Assunto:

O assunto não deve ser seus produtos, mas sim o seu mercado. Você deve demonstrar autoridade sobre o tema e profissionalismo em todos os textos. Você pode falar dos seus produtos, mas desde que acrescente valor para o conteúdo e ajude o visitante a tomar uma melhor decisão.

Nome do seu blog:

Normalmente você não precisa de um nome para o blog. Ele estará dentro da estrutura do seu site. Algumas empresas usam subdomínios.

Dúvidas que você vai ajudar responder: Você deve entender os problemas que seu cliente passa que os levam a buscar por soluções como a sua. Além disso, você deve entrevistar seu departamento comercial para conseguir inspirações sobre tópicos possível de virarem textos.

Outro ponto importante é ajudar combater objeções que seus clientes têm na hora de comprar. Isso irá facilitar a venda para o time comercial.

Personalidade:

O objetivo final do seu blog é aumentar a autoridade para gerar vendas, então você deve ter uma postura condizente com seu produto. Isso, muitas vezes, tem relação com o valor do seu produto.

Produtos caros tem um perfil de comprador que exige certos requintes.

Por outro lado, produtos baratos dão maior liberdade de linguagem.

Você não precisa ser um robô, mas precisa definir uma personalidade para seus artigos e publicações.

Passos para o sucesso

Se você tomou a sábia decisão de criar um blog para seu empreendimento, veja passos que vão leva-lo ao sucesso.

  • Volume de textos: a quantidade de textos publicados pela sua empresa demonstra a autoridade sobre o assunto. Quando mais conteúdo, maior chance de ser encontrado para tópicos relacionados à seus produtos.

  • Frequência de publicação:  2 por semana. Este número pode maior ou menor, de acordo com seu investimento ou necessidade de crescimento e dominação do mercado. Mas tenha em mente que 2 vezes por semana é o número que conseguirá trazer resultados em um tempo razoável.

  • Qualidade dos textos: para que você se torne referência de um mercado, você precisa de conteúdos de qualidade. Lembre-se que existem outras empresas no seu segmento e que provavelmente elas estão escrevendo sobre tópicos relacionados. Então, quem tiver melhor qualidade, vai se destacar.

É isso aí, gostou das ideias do Sebrae Amapá?

Então, use a interação com o consumidor por meio de enquetes, notificação de atualização de conteúdo, links para as redes sociais digitais e tags para categorizar o conteúdo abordado em cada texto.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora