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Thu Sep 26 11:35:08 BRT 2019
Mercado e Vendas | PESQUISA DE MERCADO
Como fazer uma pesquisa de mercado para identificar clientes

Este estudo deve conter dados que forneçam ao empresário informações que esclareçam qual o interesse dos consumidores.

· 13/04/2015 · Atualizado em 26/09/2019
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Recomendações

Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Isso é essencial, considerando que os produtos existem, em primeiro lugar, para satisfazer a uma necessidade dos clientes.

Realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele, e até que preço o consumidor estará disposto a pagar.

Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá ao nome do produto, a sua embalagem, design, sabor etc.

Cadastro

A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter:

 

  • Nome;
  • Endereço;
  • Sexo;
  • Profissão;
  • Faixa etária;
  • O que compram, por que compram e com qual frequência.
Passo a passo

Para que a pesquisa seja eficaz, deve passar pelos seguintes passos:

1º passo - Estabelecer claramente qual o produto que se pretende lançar, definindo as características básicas, como tamanho, qualidade, forma etc.;

 

2º passo - Buscar desenvolver um protótipo do produto, utilizando profissionais de design de embalagens;

 

3º passo - Classificar os possíveis futuros consumidores e suas possíveis características, tais como idade, sexo e poder aquisitivo, entre outras;

 

4º passo - Desenvolver um roteiro básico de perguntas a serem levantadas junto aos entrevistados. Essas perguntas devem seguir algumas regras:

  • Ser simples, diretas e imparciais;
  • Testar as perguntas internamente antes de serem aplicadas junto aos consumidores;
  • Não devem criar dificuldades de entendimento junto aos entrevistados;
  • Devem conter todos os aspectos que se deseja detectar (como aceitação do produto, se a necessidade do consumidor será atendida, o quanto imaginam que vão consumir e opiniões gerais sobre o produto).

 

5º passo - Após a aplicação do questionário a um número representativo de clientes, deverão ser feitas as tabulações. Por meio delas, se estabelecerá a tendência de aceitação do novo produto.


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