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Fri Sep 22 19:17:30 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como montar um SAC na sua empresa

Veja o que é o SAC, como deve ser estruturado e algumas regras que devem ser seguidas pela empresa para o funcionamento deste tipo de serviço.

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Ester Resende

· 20/10/2017 · Atualizado em 22/09/2023
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O que é?

O Serviço de Atendimento ao Cliente ou SAC é um serviço oferecido por algumas empresas como um canal de comunicação direto entre a empresa e o cliente.

Esta ferramenta pode ser considerada uma maneira de medir o nível de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço consumido ou como uma possível solução para acolher reclamações ou esclarecer as dúvidas do consumidor.

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Como deve funcionar?

O SAC trabalha seguindo uma norma de atendimento, seguindo o formato de e-mail, a abertura de uma conversa por chat e outras ferramentas determinadas de acordo com o público-alvo.

O atendimento online também pode ser feito, inclusive é um dos mais utilizados atualmente.

Para implantar o serviço na empresa, é preciso capacitar os funcionários que vão fazer o atendimento.

Também será necessário que os atendentes aprendam sobre cada produto ou serviço disponibilizado na empresa, a fim de ajudar o cliente da forma mais rápida e eficiente possível.

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Normas

O Decreto Nº 11.034, DE 5 DE ABRIL DE 2022 regulamenta o Código do Consumidor e coloca regras que devem ser seguidas para esses serviços de atendimento.

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Confira algumas regras:

  • As ligações devem ser gratuitas por meio do 0800; 
  • O Serviço de Atendimento ao Cliente deve estar disponível 24h por dia e 7 dias por semana;
  • É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para o atendimento, exceto se houver consentimento prévio do consumidor.
  • É vedado solicitar a repetição da demanda do consumidor após o seu registro no primeiro atendimento;
  • O SAC deve disponibilizar as opções de “reclamações”, “fale com um atendente”, “cancelamento de contratos” e “serviços”;
  • É obrigatória a acessibilidade em canais do SAC mantidos pelos fornecedores de que trata este Decreto, para uso da pessoa com deficiência, garantido o acesso pleno para atendimento de suas demandas
  • É direito do consumidor acompanhar, nos diversos canais de atendimento integrados, todas as suas demandas, por meio de registro numérico ou outro tipo de procedimento eletrônico
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Saiba mais

Leia o Decreto Nº 11.034 (Clique aqui) e entenda mais sobre a Lei do SAC. 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


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