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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma escola de idiomas

O ensino de idiomas é um tema que sempre está em evidência, entenda o que é preciso para abrir uma escola deste segmento.

· 03/10/2017 · Atualizado em 30/01/2020
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Quanto mais o mundo e as tecnologias avançam, menor é a distância entre os continentes e países.

Hoje, a internet possibilita uma troca de informações, que antes não era possível sem os jornais impressos, o rádio e a TV.

A cada dia as pessoas se tornam mais atuantes em meio aos processos da globalização. E por isso, o interesse em aprender outros idiomas só tem crescido entre a população.

Investir neste ramo pode ser uma ótima ideia, principalmente se houver afinidade.

Veja aqui o que é necessário para abrir uma escola de idiomas:

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Planejamento

Para começar é importante fazer um levantamento do total a ser investido no negócio. Para isso, é necessário incluir:

  • Ponto comercial (pode ser próprio ou alugado);

  • Material;

  • Equipamentos;

  • Custos fixos ao mês;

  • Reformas (caso sejam indispensáveis);

  • Previsão de faturamento.

Mercado

Criar uma escola de idiomas pode ser um bom negócio, mas é preciso estudar o mercado em sua região.

Saber quais escolas de idiomas existem na cidade e qual o diferencial que elas trazem, além de entender quais as necessidades dos alunos, são pontos que ajudam na hora de montar o projeto, bem como da didática que será utilizada.

No geral, o que mais chama atenção dos alunos é justamente o método utilizado para ensinar, uma vez que aprender outro idioma já é considerado um um exercício difícil, então os alunos precisam de um atrativo para se interessar.

A partir desta pesquisa, você já pode montar seu plano de negócios.

O plano de negócio é um guia que ajuda o empreendedor a saber e entender cada fase para criar um negócio, sem correr riscos financeiros.

Para saber mais acesse Como elaborar um plano de negócio.

Público alvo

Existem dois tipos de público para este negócio, que são:

  • Pessoas com nível médio, de todas as idades;

  • Adultos que desejam fazer um curso, com foco profissional;

No segundo caso, é bom desenvolver aulas que sejam mais rápidas e dinâmicas, devido a falta de tempo que estes profissionais têm.

Corpo docente

Formar um grupo de professores competentes é um dos principais fatores para o sucesso da escola.

Por isso, na hora de selecionar, considere a experiência e o método diferenciado que deve ser utilizado no aprendizado e no ensino dos alunos.

Uma boa dica é contratar professores que já tiveram experiências com o idioma no exterior ou que tenham o idioma como língua nativa.

É uma forma de agregar valor a instituição e gera maior interesse dos alunos, principalmente para aqueles que possuem foco profissional.

Após selecionar o corpo docente, é hora de montar o plano de aula, que vai definir os níveis de ensino, quais assuntos serão abordados e de que forma.

Abertura da empresa

Para abrir a escola de idiomas, você poderá contratar um contador que ficará responsável por fazer:

  • Consulta e viabilidade do nome da empresa;

  • Registro legal na Junta Comercial do Amapá (JUCAP);

  • Registro da inscrição estadual;

  • Registro municipal;

  • Alvará do Corpo de Bombeiros;

  • Alvará de funcionamento;

  • Cadastro na Previdência Social;

Você pode acompanhar o processo no Passo a passo para o registro da sua empresa.

Divulgação

Feito todo o processo para abrir a escola, agora é hora de pensar em como divulgá-la. Existem várias formas de divulgar seu negócio.

São elas:

  • Folder;

  • TV;

  • Rádio;

  • Impresso;

  • Internet.

É interessante pesquisar quais destes métodos é mais eficiente sempre visando atingir o seu público alvo.

Contratar um profissional da área também pode ser uma ótima alternativa.

Uma forma muito eficiente de divulgar a escola é oferecer primeiro uma semana de aulas gratuitas, por exemplo.

Dessa forma os futuros alunos poderão conhecer o local e o método de ensino, construindo um conceito do local. Assim, as chances destes possíveis alunos se matricularem, aumentam.

Então... gostou das nossas dicas? Caso o seu interesse seja por alguma franquia reconhecida você pode acessar aqui e saber mais sobre este assunto.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


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