SUSTENTABILIDADE

Como tornar sua indústria de calçados mais sustentável

Existem ótimas formas da indústria de calçados atuar de maneira mais sustentável no mercado. Veja algumas dicas.

Marketing Sustentável
  • Invista em publicidade

   

Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos.

Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio!

 

Amplie  a lista de fornecedores

Quando você opta por ter uma lista maior de fornecedores que vendam produtos ou matéria-prima de origem responsável, a sua empresa não terá problemas com estoque de insumos, principalmente quando há necessidade de fabricar um produto mais diferenciado.

Disponha calçados com matérias recicladas

 

Esta é uma ótima forma de conservar matéria-prima e ainda agregar valor à marca

 

Itens como cadarços, plásticos e borrachas podem ser fabricados com material reciclado.

Invista em publicidade
  • Marketing Sustentável
  • Contrate um Ecodesign

Usar a internet e as redes sociais para divulgar o seu produto, pode ser um ponto-chave para atingir o seu público-alvo: consumidores que prezam por produtos sustentáveis. Fale dos benefícios de adquirir um calçado com este. Este nicho tem apresentado crescimento, aproveite.

Contrate um Ecodesign
  • Invista em publicidade
  • Economize água

A economia da matéria-prima começa na etapa de criação. Por isso, é importante contratar um designer especializado nesse ramo ou que tenha boas ideias para tornar o design de seus produtos mais sustentável. Um exemplo é criar um projeto que prime pelo uso racional de materiais de origem responsável. Outra dica é utilizar softwares de planejamento de corte de couro e de tecidos, o que acarreta uma boa economia.

Economize água
  • Contrate um Ecodesign

Existem métodos que possibilitam a reutilização da água em algumas etapas da lavagem do couro, sem que o material perca qualidade. É possível reutilizar água, por exemplo, na pré-desencalagem, sem que a água seja tratada.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: