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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Mercado, como analisar meu concorrente

O mercado está em contínua evolução, conhecer os seus concorrentes é um fator essencial para o sucesso.

· 09/10/2017 · Atualizado em 19/11/2019
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Mercado

A pesquisa é uma importante ferramenta de avaliação, abaixo listamos questões que devem ser analisadas continuamente.

Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado.

Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes.

Identificar as necessidades que não são atendidas pelos concorrentes.

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Produtividade

O mercado está em contínua evolução, a todo momento surgem várias idéias novas, principalmente por meio das inovações tecnológicas. O empresário que está um passo a frente, deve inovar constantemente estando atento e acompanhando as mudanças do mercado e seus concorrentes.

Mas, quem são meus concorrentes?

Para responder esta pergunta o empresário deverá primeiramente conhecer as próprias características, como:

  • Qual o seu porte?

  • Quais produtos comercializados?

  • Qual o local (ponto físico) e área de alcance de suas vendas?

  • Qual a sua capacidade no atendimento?

O próximo passo é identificar no mercado através de comparação com outras empresas quais possuem características idênticas ou semelhantes.

Assim, identificando os seus concorrentes diretos, fica muito mais fácil de buscar as informações

Este monitoramento é importante para o empresário, pois além de visar a qualidade na competitividade, auxilia o empresário inicialmente a conhecer melhor o seu negócio e  também no reconhecimento do concorrente.

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Essa estratégia é necessária, todo empreendedor deve realizar com frequência.  

Evidenciando pontos importantes:

  • Acompanhar o que o concorrente está fazendo;

  • Identificar como o mercado está reagindo, com relação ao concorrente;

  • Posicionar e planejar sempre um passo à frente do concorrente.

  • Esse monitoramento busca achar inovadoras saídas, objetivando vencer o concorrente.

Atualmente, as novas tecnologias se tornaram peça chave, quando se pensa em estudar seu concorrente. O mercado da internet tomou uma proporção tão importante, que é difícil não utilizar esse tipo de ferramenta quando se busca conhecer a fundo seu concorrente.

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  • Google Alerts

  • SocialMention

  • InfiniGraph

  • Instapaper

  • SEMRush

  • Google Keyword Planner

Acompanhar as evoluções, assim como, as saídas que o mercado te proporciona poderão fazer toda a diferença no seu posicionamento de mercado.

Reconhecer seu concorrente é algo que faz você planejar em busca de novas tendências, priorizando a competitividade com qualidade.

Para compreender melhor cada uma das ferramentas, acesse o Portal Sebrae no Amapá para falar com um de nossos especialistas.

Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

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