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Empreendedorismo | COMÉRCIO
Mercearia: Oportunidades e Desafios no Mercado Amapaense

Os minimercados possuem uma característica singular, independente da região do país que o negócio esteja localizado.

· 20/11/2014 · Atualizado em 14/01/2019
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 A proximidade dos donos com as necessidades do cliente, o reflete como potencial de atendimento as necessidades humanas principais as rotinas domésticas: alimentação, higiene pessoal, organização da casa. Estes negócios estão sempre próximos de bairros residências ou centro de grande circulação de pessoas e possuem boa aceitação, quando conseguem combinar lojas compactas, comodidade, praticidade e agilidade nos serviços de atendimento. Tendo assim boas chances de alcançar um rápido crescimento.

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Pontos fracos

Principais ameaças e pontos fracos

O segmento Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Geral – Mercearias, é comumente ameaçado pela presença de grandes redes supermercadistas, com maior poder de compra elas oferecem maiores variedades de produtos, melhores serviços e preço final mais competitivo. Os pequenos negócios desta atividade sofrem com o deslocado de uma fatia de seus clientes para outros concorrentes e quando já são fortes no mercado local, podem receber propostas para agrupamento em grandes redes, atrelado a perda das características e nomes de origem. 

A falta de conhecimento técnico e gerencial para elaboração de planos estratégicos e monitoramento dos resultados é um dos principais pontos fracos, acompanhados da dificuldade para delegação de funções e atividades entre sócios e funcionários, raramente existe plano de cargos ou organograma; a insuficiência de esforços na coleta de informações para subsidiar decisões de mudanças na estrutura da loja, no layout e ofertas de serviços; ausência de controle de estoque, falhas no fluxo de caixa, compra de mercadoria sem critérios, também são comumente diagnosticados nas empresas locais como pontos fracos.

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Pontos fortes

Principais oportunidade e pontos fortes

Pontos fortes identificados para este segmento é o amplo conhecimento técnico do negócio e a visão integrada dos aspectos da gestão da empresa pelos gestores/ proprietários. O bom relacionamento com os fornecedores também ganha destaque.

Na esfera administrativa, a agilidade na tomada de decisão é um ponto favorável a este segmento, já que geralmente o proprietário que concentra as decisões está presente no estabelecimento.

Como oportunidades, uma das evidenciadas é a diferenciação dos concorrentes através do fomento de diferenciais competitivos tais como, variedade de produtos e serviços, horário de funcionamento, formas de pagamento, atendimento a um público específico etc. 

A área de livre comércio de Macapá e Santana permite ganhos para os negócios locais.

A existência de agentes financeiros para apoiar Pequenos Negócios da região, considerando que a empresas esteja efetivamente legalizado, o acesso a serviços financeiros é possível.

A presença de instituições do Sistema “S”, em especial o Sebrae para oferecer orientação empresarial e atender empresários do setor, através de um projeto específico de Comércio Varejista, que buscam em sua missão a promoção do desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

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Peculiaridades regionais

As peculiaridades regionais observadas são a ampla diversidade de produtos oferecidos por estas empresas, que agregam prioritariamente os produtos do gênero alimentícios e o horário de funcionamento adequado à realidade do consumidor. 

Enquanto em alguns municípios do estado, ou até mesmo diferentes bairros de Macapá, estes empreendimentos possuem um horário estendido tanto quanto uma loja de conveniências, em outros eles permanecem fechados durante o intervalo de almoço que pode durar de duas a três horas dependendo da localidade. 

Outro elemento recorrente nestes negócios é a dificuldade de definição do melhor enquadramento tributário e até porte da empresa (Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Média e outras), que pode ser fruto da dificuldade de manter os controles financeiros, para este caso específico, reforçamos a importância do contador, para acompanhar os balancetes e Demonstrativos de Resultados do Exercício da empresa, para que junto ao empresário possa declarar o quadro real do negócio, que permitirá grandes oportunidades de crescimento e definições de parcerias, a citar a contratação de crédito, cadastro com outros fornecedores (direto do fabricante) e tantas outras oportunidades que a empresa perde em virtude de um enquadramento mal definido.

Estágio de maturidade 

Acerca da maturidade das empresas, é possível identificar que muitas encontram problemas relacionados ao planejamento estratégico e a definição de controles mínimos de gestão. 

Ao discorrer sobre maturidade empresarial, falamos sobre como se encontra o conhecimento interiorizado dessas organizações ao longo de sua trajetória, do uso de recursos de tecnologia, de melhorias de infraestrutura, dentre outros. No que tange esses tópicos, identificamos que as três empresas apresentaram dificuldade em manter um crescimento constante e um desenvolvimento equilibrado de seus negócios. 

Como se trata de um problema que assola grande parte das micro e pequenas empresas brasileiras, um planejamento bem estruturado das atividades se torna o principal entrave para que as organizações alcancem um nível de maturidade aceitável.

 

Por Mayara Fernanda dos Santos - Especialista em Gestão de Pequenos Negócios do Sebrae no Amapá


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