ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Wed Jan 15 12:05:53 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo
O jornalismo digital como ferramenta de comunicação nas MPEs
Na era digital as redes sociais se tornaram fundamentais para o mercado de trabalho, produtos ou prestações de serviços para às Micro e Pequenas Empresas.
Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

  • Negócios
  • Jornalismo Digital
  • Profissional
  • Dicas de Como Fazer

Negócios

Com direcionamento na interatividade e visibilidade a utilização das ferramentas do jornalismo digital posiciona na web, as empresas de micro e pequeno porte e o Microempreendedor individual (MEI) a fazer e desenvolver negócios.

De maneira estratégica utilizando textos jornalísticos, as marcas, produtos e serviços de micro e pequenos negócios ganham acessibilidade junto aos públicos, por meio das ferramentas de comunicação do jornalismo digital (portais informativos, blogs e redes sociais) de forma imediata e interativa.

Jornalismo Digital

Jornalismo online ou ciberjornalismo é o jornalismo não convencional praticado no novo meio comunicacional na internet, não utiliza as técnicas do jornalismo tradicional.

No jornalismo tradicional, a construção da notícia aplica a técnica da pirâmide invertida (as informações mais importantes estão no topo) e as notícias no jornalismo digital propõe uma estrutura de blocos que permite que o leitor construa a sua leitura da notícia.

O jornalismo digital nas micro e pequenas empresas, nos faz refletir num tema pouco conhecido por ser uma estratégia de comunicação que se dá na prática. O ritmo da inovação das tendências não é acompanhado nas academias. Entendimentos mais intensos sobre sociologia e tecnologia são necessários e exigidos para o planejamento digital relacionado à web e ao seu significado para o mundo dos negócios.

O jornalismo digital, assim como na rádio, o texto pode ser mais descontraído e informal, além de utilizar de vídeos, fotos, entrevistas e comentários, característica que se assemelha à televisão.

Na Internet estão presentes os podcasts em que emissoras disponibilizam as principais notícias de sua programação e textos como os do jornal impresso podem ser publicados sem limites de caracteres. Percebe-se então a internet como uma plataforma capaz de cobrir todas as mídias conhecidas até o momento.

Nesse formato de comunicação e interatividade, o jornalismo digital contribui para que as Micro e Pequenas Empresas possam lidar com a instabilidade no mercado e se mantenham competitivas, em ambiente favorável de crescimento e sobrevivam em meio às empresas já consolidadas.

Profissional

Profissional do Jornalismo Digital

As oportunidades na internet são incalculáveis para quem tem perfil empreendedor. Mas, é preciso estudo, dedicação, força de vontade e, acima de tudo, iniciativa.

O jornalismo passa por um tempo de reconstrução e o profissional passa a ser reinventado.

Assim como as empresas precisam ter um alto nível de competitividade para conquistar novas fatias de mercado, o profissional internauta precisa ter competitividade para se destacar no nicho do jornalismo digital.

Dicas de Como Fazer

O jornalismo digital competente, utiliza a tecnologia a seu favor. O repórter escreve a matéria e deve ser multimídia para saber diagramar, montar o site, fotografar e editar.

O texto da internet, possui características básicas, que se diferem de outros meios de comunicação, entre elas, a integração de informação com textos, imagens e sons, linkagens para diversas informações em diferentes formatos como texto, áudio e vídeo; interação entre o leitor e o produtor de conteúdo; possibilidade do conteúdo ser atualizado a todo momento; e a capacidade de armazenamento do conteúdo por tempo e espaço ilimitado. O usuário tem a liberdade de escolher a sua rota de navegação e ao seu modo.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Converse online com o Sebrae

Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
Um serviço gratuito para você.

Converse agora