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Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
O que são microfranquias

Entenda o que é este tipo de negócio, suas vantagens e possibilidades de renda dentro do setor.

· 29/04/2015 · Atualizado em 10/12/2019
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Conceito

Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising e qu exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país, como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.

Este valor tem referência de aproximadamente R$ 80 mil, de acordo com dados do ano de 2014. Logo, as franquias que possuam valor mínimo correspondente a 80 mil são classificadas como microfranquias.

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Renda

Mesmo possuindo um porte menor, é possível que uma microfranquia obtenha faturamento aproximado ao de uma franquia. Há microfranquias que crescem, precisam contratar funcionários, atingem um faturamento alto e podem gerar lucros bem acima da média salarial de um funcionário de uma empresa, por exemplo.

Uma microfranquia, ao criar oportunidades para que empreendedores realizem seus projetos e desejem montar seu próprio negócio, também empregando outras pessoas, realizará um efeito multiplicador com resultados positivos de aumento da renda e melhoria da qualidade de vida destas pessoas.


Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged), o conjunto das micro e pequenas empresas gera mais empregos no Brasil, do que o conjunto das empresas médias e de grande porte.

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Vantagens

1. Abrir um negócio que já foi testado e provado que é lucrativo, além de ter a oportunidade de trabalhar com uma marca reconhecida e estabelecida no mercado;
2. Por se tratar de uma rede, a franqueadora passará ao franqueado treinamento, material e todo suporte necessário para a execução da microfranquia. Este suporte pode variar de acordo com o ramo em que o sistema atua;

3. Quando há necessidade de ter um ponto comercial, a microfranqueadora auxilia o empreendedor nesta busca;

4. O microfranqueado realiza visitas periódicas à microfranquia, para ajudar no desempenho de seus negócios;

5. Apoio na divulgação da marca e dos produtos e serviços;

6. É possível realizar, de forma frequente, negociações com fornecedores, a fim de conseguir descontos nos preços e melhores condições de pagamento;

7. A microfranquia sempre deixa seu franqueado à par de pesquisas e estudos relacionados ao ramo, como forma de manter o desenvolvimento do negócio e de acompanhar as tendências do setor.


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