Pular para o conteúdo principal
Tue Jan 15 09:48:58 BRST 2019
Finanças | DESPESAS

Os benefícios do cartão empresarial para sua empresa

Entenda de que maneira o uso deste tipo de cartão ajuda nas despesas do seu negócio.

· 21/08/2018 · Atualizado em 15/01/2019

O que é

É um tipo de cartão que disponibiliza as funções de débito e crédito para pessoas juridicas. Proporciona facilidade para compra de bens e serviços para as empresas. Funciona exatamente como os cartões para pessoas físicas, permitindo compras parcelada sem juros. Os limites são negociados diretamente com os bancos.

Benefícios

1. Compras a prazo: permite a compra desburocratizada com os fornecedores, inclusive com pagamento parcelado sem pagamento adicional de juros.

2. Controle das despesas externas: pode ser utilizado pelos empresários e funcionários da empresa que exercem atividades externas, permitindo um melhor gerenciamento das despesas realizadas.

3. Melhor gestão financeira: a utilização do cartão empresarial para quitar gastos contribui para a separação entre as despesas corporativas e as pessoais e familiares.

Esse procedimento é importante para a implantação de controles financeiros e gerenciais mais eficazes na empresa, possibilitando acompanhar melhor o desempenho financeiro da empresa.

4. Planejamento financeiro: o uso planejado do cartão empresarial permite otimizar o fluxo de caixa da empresa, fazendo convergir para uma única data o pagamento das despesas, que deve ser compatível com a do recebimento de créditos.

5. Acesso ao crédito: o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) oferece às empresas um cartão que permite o parcelamento de compras realizadas em fornecedores previamente cadastrados, com taxas de juros reduzidas.

Cuidados

Veja alguns cuidados que devem ser tomados na hora de utilizar o cartão empresarial:

Utilização inadequada: a facilidade em efetuar gastos com o cartão de crédito empresarial pode levar ao endividamento excessivo, que deve ser sempre evitado. 

Pontualidade nos pagamentos: os juros e encargos cobrados pelo parcelamento do saldo devedor ou pelo atraso no pagamento do cartão de crédito empresarial são muito altos.

O empresário deve quitar integralmente a fatura mensal do cartão para não penalizar a empresa com essa despesa financeira.

Adequação do limite de crédito: em alguns casos, o limite de crédito do cartão empresarial é inferior ao da pessoa física. Oriente o empresário para negociar com as instituições financeiras para obter um limite de crédito compatível com a sua necessidade.

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora