RISCOS E OPORTUNIDADES

Planejamento na agricultura familiar como diminuir riscos de produção

Saiba como administrar os riscos e ter sucesso na produção.

  • 1 - Planejamento

Os pequenos agricultores e pecuaristas são responsáveis por boa parte da produção do alimento consumido no Brasil. Diante deste dado animador, a agricultural rural vem crescendo e atraindo novos investidores.

O planejamento é o fator principal para se obter êxito, não só na agricultura familiar, e sim em todos os outros tipos de investimento.

A agricultura familiar, como qualquer negócio empresarial, está propensa a alguns erros primários de gestão, mesmo sendo considerada um negócio pequeno.

A falta de planejamento, erros na gestão financeira, excesso de participação dos líderes nas atividades operacionais deixando a empresa nas mãos dos seus funcionário, são erros comuns observados neste ramo de atividade.

Por isso, é essencial para o sucesso da produção, que a liderança do negócio familiar fique atento pois existem armadilhas de gestão que podem levá-lo ao fracasso. É essencial estar preparado para gerenciar estes possíveis riscos.

Para auxiliar no seu planejamento e diminuir assim as chances de algo dar errado.
Preparamos alguns pontos importantes a serem observados:

1 - Planejamento
  • 2 - Rentável por natureza

 

O planejamento é o fator principal para se obter êxito, não só na agricultura familiar, e sim em todos os outros tipos de investimento.

Planejar é conhecer o seu negócio a ponto de viabilizar os caminhos para conseguir recursos possibilitando melhorias para o negócio.

Identificar quais setores importantes para otimização: Produção, gestão, Finanças.
Buscar inovação constante a prever futuros riscos que o agricultor pode correr.

Com um planejamento bem elaborado sua empresa alcançará o sucesso e trará bons resultados, diminuindo o risco de algo dar errado.

2 - Rentável por natureza
  • 1 - Planejamento
  • Procure o Sebrae no Amapá

O agricultor que trabalha com a terra pode vislumbrar muitas vantagens, mas deve cuidar com responsabilidade do solo em que trabalha, priorizando sempre:

  • A terra e os cuidados para com ela;

  • A qualidade saudável de seus produtos comercializados.

O mais importante nesse ponto é que o agricultor tenha os valores bem claros em sua mente, pois a base desse negócio é o respeito e o cuidado com terra.

Faça bom uso dos espaços de plantio. O negócio idealizado através da agricultura familiar tem um investimento relativamente baixo, levando em consideração que a base desse negócio é a terra, e o começo geralmente é em pequenos equitares.

A procura por produção orgânica, de verdade - com a crescente preocupação com a saúde e uma maior qualidade de vida - aumenta cada vez mais. Fique de olho!
O negócio ganha força naturalmente com a produção focada em frutas, legumes, hortaliças e vegetais.

Entretanto, para ser lucrativo se deve produzir na quantidade certa.

Como todo negócio, é preciso uma estratégia para atingir o sucesso e a sustentabilidade econômica da exploração agrícola. Cabe ao agricultor ficar atendo na relação demanda x produção para que não acumule um estoque maior do que o seu potencial de vender.

Esses pontos, se observados, com certeza irão diminuir os riscos e alavancar sua produção.

Procure o Sebrae no Amapá
  • 2 - Rentável por natureza

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Amapá acredita no agricultor rural, por isso busca caminhos com o objetivo de auxiliar os pequenos produtores na melhoria de seu negócio.

Procure o Sebrae no Amapá e fique por dentro da assistência técnica e extensão rural, que visa ensinar o pequeno agricultor a produzir com qualidade e ter o devido respeito pelo meio ambiente.

Então, gostou das nossas dicas?

Agora que você já sabe como trabalhar com agricultura familiar, sem agredir o meio ambiente.

Conheça a história em quadrinhos de um agricultor que teve coragem de mudar para crescer. Baixe a revistinha Como se Planejar para Diminuir Riscos de Produção! e navegue na história.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: