COMÉRCIO EXTERIOR

Planejando as vendas no mercado exterior

Saiba como identificar mercado, público e concorrência para vender seu produto no mercado exterior.

  • Em minha empresa

Para vender no exterior, o empreendedor deve realizar um planejamento prévio e atentar para alguns detalhes importantes, para não perder tempo, não pagar multas e, sobretudo, não ter prejuízos.

Em minha empresa
  • No mercado em geral

  1. Analisar o próprio produto e sua logística: o produto precisa ser adaptado para atender ao cliente estrangeiro? Precisa de serviço de pós-venda no país onde será vendido? Pode ser copiado? Necessita de transporte e armazenamento diferenciado?

  2. Forma de acesso ao mercado estrangeiro: exportação direta aos compradores, contrato de representação comercial, contratos de parceria e até mesmo abrir uma distribuição direta no país.

  3. Propaganda: no país onde pretendo vender, terei gastos com propaganda ou a empresa compradora assumirá este investimento?

  4. Haverá necessidades de investimento? Tenho recursos financeiros e crédito, caso seja necessário investir?

  5. Custos: tenho os meus custos fixos e variáveis bem calculados? Meu preço de venda está adequado com o mercado externo?

  6. Equipe: eu e minha equipe gostamos de lidar com desafios e com novas culturas e pessoas? Quando necessário, estamos dispostos a buscar auxílio com especialistas em assuntos que não estamos acostumados? Um despachante aduaneiro quase sempre é necessário?

No mercado em geral
  • Em minha empresa
  • Curso Sebrae

  1. Clientes: onde estão os mercados compradores potenciais para meu produto? Como são os clientes desses países? Eles tem preferências e necessidades específicas que requeiram alterações no meu produto? Qual o meu potencial de venda nesses mercados?

  2. Programas: há programas de apoio que possam beneficiar minha exportação? Sebrae, BNDS, Apex Brasil, Câmaras de Comércio etc., costumam realizar projetos de incentivo à internacionalização.

  3. Países: os impostos pagos para vender nos países escolhidos torna seu produto muito caro? Há algum tipo de exigência que dificulte a venda de meu produto por lá? Há barreiras comerciais?

  4. Concorrentes: tenho muitos concorrentes nos países pretendidos? Quais as minhas vantagens diante da concorrência?

  5. Leis: Quais as normas e leis interferem diretamente na minha venda ao cliente estrangeiro? Neste ponto, é importante observar as leis brasileiras e se há acordo s comerciais do Brasil com o país em que desejamos vender. É desejável buscar orientação com um órgão de apoio.

  6. Procedimentos Burocráticos: quais documentos e trâmites em órgãos brasileiros meu negócio deve atender?

Curso Sebrae
  • No mercado em geral

Vale a pena aprimorar as próprias habilidades, capacitando-se para melhorar e planejar a internacionalização. O Sebrae oferece dois cursos gratuitos e virtuais: Procedimentos para Exportação (Proex) e Planejamento para Exportar (Plaex).

Participe do programa Planejamento para Internacionalizar, solução do Sebrae que ajuda o empreendedor a preparar sua empresa para expandir seus negócios e conquistar o mercado internacional.

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