this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Aug 01 10:41:46 BRT 2019
Finanças | CUSTOS
Saiba o que são custos fixos e custos variáveis

Todo negócio possui despesas, sejam elas recorrentes ou não. Saiba como identificar os gastos que são fixos e os gastos que são variáveis em sua empresa.

· 21/08/2018 · Atualizado em 01/08/2019
Imagem de destaque do artigo

Os custos dentro de um negócio são necessários tanto para produção dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa, quanto para os gastos para manter o pleno funcionamento do negócio.

Entre estas despesas estão o que chamamos de custos fixos e custos variáveis.

Custos variáveis

São aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção.

Exemplo:

Em uma indústria de móveis, são produzidas, por mês, 250 cadeiras. Para a produção, é contratada mão de obra temporária, que varia de acordo com a empreitada. O pagamento é feito também por trabalho.

Como estas produções exigem maior gasto de energia, quando a produção aumenta a conta de energia sobe 40%. Este percentual é um exemplo de custo variável.

Custos fixos

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Exemplos:

  • Contas de água;

  • Aluguel;

  • Material de limpeza;

  • Salários.

Saiba mais

O Sebrae no Amapá possui consultorias em diversas áreas, desde marketing até finanças e que cuidam especificamente de pequenos negócios como o seu. Se estiver interessado em obter uma consultoria para o seu negócio, basta entrar em contato com o Sebrae.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado