Visual merchandising
Uma ferramenta estratégica para trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes.

O que é
O que é Visual Merchandising
O Visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, e cria uma identidade da loja ou da marca a ser trabalhada, também personaliza o ambiente através do design, do layout e da disposição dos produtos, impulsionando e influenciando nas decisões de compra dos clientes.
Qual a função do Visual Merchandising nas lojas
A principal função do Visual Merchandising é ser uma ferramenta criativa e movimentadora para as vendas, ela também orienta os seus colaboradores para pensarem constantemente de forma cada vez mais comercial, fazendo com que eles estejam sempre pensando no impacto que podem causar no seu público alvo.
Entenda o Marketing
Market = mercado
Marketing = mercadologia
Mercadologia = estudo do mercado.
Marketing é o conjunto de ações que buscam satisfazer as necessidades do cliente, de forma mais eficaz que a concorrência, com maior participação de mercado e foco nos resultados.
São ações do Marketing:
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Propaganda - TV
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Publicidade – Folders, outdoor
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Promoção de vendas
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Vendas pessoais
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Relações publicas
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Design Visual Merchandising
Merchandising: é uma ação dentro do Marketing que visa o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam dentro da loja, tendo como objetivo a exposição e apresentação dos produtos de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de Marketing.
Qual a importância
Qual a importância e o que é o visual merchandising?
É importante você entender como funciona a comunicação de um negócio. Tudo é construído pensando em três elementos muito importantes: seu negócio propriamente dito (você), que é chamado de emissor, somado ao cliente (que seria o receptor), somado ao recurso que você vai usar para falar com seu cliente (chamado de meio).
Como funciona
Como o visual merchandising funciona?
Precisamos ter em mente qual o conceito da sua loja ou marca, qual o valor que você defende e quer transmitir? Algumas perguntas podem te ajudar a entender melhor e a definir isso, qual a imagem que você quer passar? De um negócio mais moderno, descolado, tradicional, clássico ou alinhado às causas sociais? Qual seu público-alvo e como é o comportamento de compra dele?
Além disso, a localização é importante, lojas de bairro, isoladas, no meio de centros comerciais ou até mesmo serviços delivery trazem significados diferentes para o consumidor e devem ser levados em consideração. A partir daí, começa o trabalho de disposição da vitrine, dos produtos dentro da loja, da decoração e de tudo mais que influenciar nas sensações visuais do cliente.
O objetivo é sempre o mesmo, criar o ambiente com a melhor experiência possível, para estimular a compra e a vontade de voltar. Um exemplo bastante simples é a disposição das peças de roupa em uma loja de roupa intima, se tudo estiver sinalizado, etiquetado e precificado, as clientes não se irritam e tendem a ficar mais tempo por ali procurando peças.
O contrário também é verdade, se você tem dificuldades em encontrar o que procura e, quando acha, não sabe o preço e fica insatisfeita, as chances de compra e de retorno são mínimas.
Por isso, todo o visual do seu negócio deve ser pensado com bastante cuidado, do nome e logotipo às cores e decoração interna, o visual merchandising deve ser encarado como um aliado, ele existe para te ajudar a adequar seus produtos, deixando tudo mais harmonioso e prático para o cliente.
Aqui vai uma dica
Para que um negócio do varejo seja bem-sucedido, é imprescindível que se compreenda a importância das ações do Visual Merchanding no processo de compra, pode-se dizer que o Visual Merchandising é um fator decisivo no sucesso ou fracasso de uma empresa - fica apenas em segundo plano se o compararmos com o relacionamento para com o cliente, que quando mal executado pode levar a empresa ao fracasso independente de qualquer ação de Marketing ou Merchandising.
É comum empresas cortarem seu quadro de funcionários visando reduzir custos, nestes casos, é ainda mais importante que as ações de Visual Merchandising sejam estudadas e desenvolvidas de modo ainda mais eficiente fazendo com que o produto se venda por si só, ou seja, que o produto fique melhor apresentado ao cliente e que seja facilmente encontrado.
Quando feito com o cuidado, estudo, planejamento e ousadia que requer um projeto de Visual Merchandising, é impressionante o impacto que causa nas vendas e na imagem da loja como um todo.
Aqui vai algumas dicas para melhorar o seu ambiente do ponto de venda.
Decoração
A arquitetura de uma loja de roupas deve ser compatível com o produto que você oferece, tanto a fachada quanto a vitrine devem seguir a mesma linha das suas roupas, por exemplo, se você vende produtos de jeans, é interessante buscar uma linguagem de quem consome esse tipo de produto, construir uma atmosfera descolada e jovial.
Acessibilidade
O visual merchandising serve para facilitar a vida do seu cliente, a acessibilidade é uma das questões mais importantes para o negócio ser bem-sucedido, por isso, oriento que o lojista pense em tudo, desde como o cliente vai chegar, até se há estacionamento e se a sua entrada é de fácil acesso.
Layout da loja
É importante que o cliente consiga notar se a sua loja está bem organizada, com o espaço bem distribuído, por isso, em uma loja de vestuário feminino, por exemplo, é muito importante saber dividir os subdepartamentos, roupas de festa, de verão, do dia a dia, etc.
Equipamentos
É preciso buscar móveis e equipamentos que também estejam se comunicando com os produtos que o estabelecimento oferta, isso faz parte da organização da loja, por isso, cuidado com o que você adiciona ao seu espaço, porque pode afetar toda a exposição do seu produto.
Iluminação e climatização
Tome cuidado com a iluminação e a climatização da sua loja isso pode interferir diretamente nas suas vendas e afetar a decisão de compra, a música ambiente e a iluminação do provador são fatores que podem potencializar e a dúvida do cliente pode acabar no sim eu quero e preciso desse produto.
Espero ter contribuído com você empresário do varejo da moda, para que seu negócio seja um sucesso, afinal nós do Sebrae somos especialistas em pequenos negócios, e estamos sempre aqui para recebe-los. Procure um Sebrae mais perto de você.
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Rede de Aprendizagem Articulação e fortalecimento de rede empresarial e/ou institucionais voltadas a promoção de cooperação competitiva. Apoio na realização de curso de especialização e disseminação de informações sobre petróleo e gás 2. Inteligência Competitiva Realização de estudos, mapeamentos e informações qualificadas que subsidiem a atuação do Sebrae/Ap e parceiros no setor de petróleo. 3. Participação em feiras e eventos Participação em feiras e eventos especializados sobre petróleo e gás e realização de visitas de intercâmbio de experiências comerciais e tecnológicas em outros territórios que possuam atuação desenvolvida frente ao setor. Coletar informações e gerar conhecimentos que permitam à Unidade e a parceiros estratégicos o entendimento da dinâmica de atuação frente à cadeia produtiva do petróleo e gás no Estado para subsidiar a atuação no setor.
A fronteira Amapá-Guiana Francesa é a única área onde existe a real possibilidade de integração produtiva local entre o Brasil e a União Europeia. A Guiana Francesa é uma região da França na América do Sul, que tem no Amapá o seu parceiro preferencial no projeto de cooperação regional. A integração sociocultural já é uma realidade em festivais, competições esportivas e até mesmo em laços familiares. O comércio de subsistência na fronteira é muito intenso, já regulamentado através do Acordo Transfronteiriço pelos dois países (Brasil e França). A produção semimanufaturada de um lado poderia ser finalizada no outro, com obtenção de benefícios fiscais e financeiros em ambos os lados da fronteira.
Custos são todos os gastos necessários da empresa, bem como, os gastos para manter o funcionamento do negócio. Como: Salários e encargos sociais; Depreciação; Contador; Conta de luz; Conta de água; Aluguel e IPTU; Retirada; do empresário ou Pró-labore; Propaganda; Telefone, Material de Limpeza e outros. Por isso, para formação do preço de venda do serviço da empresa, os custos devem ser classificados como custos variáveis ou custos fixos. O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade. Para fixar o preço de venda de seus serviços, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender sua estrutura. Um dos principais desafios enfrentados pelo em empresário de pequeno porte, é estabelecer uma prática de formulação e análise de preço que seja confiável. Contabilize todos os custos e despesas envolvidas neste processo e que torne sua organização mais competitiva e lucrativa. Além do retorno sobre os investimentos, os preços também vão proporcionando crescimento e perenidade ao negócio.
A utilização de Marketing que tem por objetivo despertar o cliente para que sua necessidade seja satisfeita pelo produto/serviço apresentado deve ser visto como força de venda. Atualmente a exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que tenham os melhores custos benefício, condições de negociação das empresas, o cliente está em busca da melhor proposta. Os clientes são inconstantes e infiéis, pois as ofertas são atraentes e em grande quantidade. A pesquisa de mercado é muito importante no processo de conhecimento da concorrência para planejamento futuro perante este cliente. A venda para ser eficiente resulta de coleta de informações sobre os desejos dos clientes, conhecimento de produto ou serviço oferecido.
Fique de olho! O empreendedor que busca onde investir encontrará no Amapá um mercado em ascensão e com inúmeras oportunidades. As principais razões que justificam os investimentos no Amapá são: Reestruturação da política atual visando moralização de processos; Entorno da cadeia logística que está sendo desenhada com economia aquecida; Ótimas possibilidades de escoamento da produção; Políticas de incentivos atraente. Uma boa opção de investimento no Amapá é o comércio, com localização privilegiada em relação a sua posição geográfica, oferece grandes chances de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. Entretanto, o ponto de destaque está nas práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais, que apresentam excelente potencial lucrativo, ainda mais agora, alavancados pela regulamentação da Zona Franca Verde e os benefícios fiscais oferecidos. Nesse sentido, o governo do estado vem implementando ações que visam promover o aproveitamento de nossas riquezas de forma racional e sustentável, sendo uma das estratégias priorizadas a implantação da Zona Franca Verde. Criada através da Lei 11.898, de 08 de janeiro de 2009, implantada nos municípios de Macapá e Santana (nos mesmos limites da ALCMS), constituída por um conjunto de incentivos fiscais, locacionais e financeiros, para o beneficiamento industrial dos recursos e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral. Os investidores têm um grande mercado a ser explorado utilizando as matérias-primas que a biodiversidade local oferece, como o açaí, o dendê, o cupuaçu, entre outros. Abaixo listamos para você as principais áreas com maior potencial para investimentos: Produção de sucos e conservas de frutas tropicais; Produção de óleos vegetais; Produção de ração animal; Pesca industrial; Produção de madeiras, móveis e briquetes; Mineração; Siderurgia; Produção de silício metalúrgico; Industrialização de rochas ornamentais e de revestimento; Produção de tintas; Produção de borrachas; Produção de propantes para as indústrias de óleo e gás; Produção de vidros planos e para recipientes. Indústrias de minerais não metálicos; Setor moveleiro; Psicultura; Pesca Extrativa; Amido de mandioca; Palmito de pupunha; Óleo de dendê; Castanha-do-brasil. Indústria da Biodiversidade É um dos grandes desafios na Amazônia é acionar suas imensas potencialidades de forma a transformá-la numa alavanca importante do desenvolvimento, sem comprometer em nada as suas funções ambientais e climáticas, ou seja, explorar o trinômio biodiversidade de biomassa biotecnologias. É otimizar em sistemas industriais o aproveitamento das diferentes biomassas para obter produtos como: alimentos humanos, rações animais, insumos industriais, fármacos, entre outros. O Amapá tem um papel fundamental nesta estratégia de desenvolvimento sustentável tendo em vista que grande parte do território do Estado (70%) é coberto pela Floresta Amazônica, praticamente intacta. Essa informação foi útil? ficou interessado em investir no Amapá? Aprofunde mais seus conhecimentos sobre esse assunto conosco, aproveite e agende uma de nossas consultorias.
Documentos do imóvel, necessários para tirar o CNPJ ou carteira de aquicultor - piscicultor. CCIR: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural; Imóveis rurais federais – INCRA; Imóveis rurais estaduais – Instituto IMAP do Governo Estadual Imóveis rurais municipais - PREFEITURAS ITR: Imposto Territorial Rural – RECEITA FEDERAL. O primeiro passo é solicitar o cadastramento CCIR, junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária; Imóveis rurais federais – INCRA; Imóveis rurais estaduais – IMAP; Imóveis rurais municipais - PREFEITURAS) para requerer os cadastros federais, estadual e municipal, conforme o caso.(O tempo aproximado para emissão do CCIR é de aproximadamente 30 dias). Agora se deve dar entrada no pedido de CNPJ ou registro de aquicultor - piscicultor. Cópias autenticadas: CPF, RG e Escritura ou documento de posse, caso seja Proprietário, Cópias simples: ITR, CCIR, Comprovante de Endereço. Matricula do Imóvel atualizada. (O tempo aproximado para sair o CNPJ ou registro/ aquicultor - piscicultor é de 20 dias)