this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas
Sebrae e Abrasel lançam Festival Gastronômico Brasil Sabor
A 16ª edição do Festival Brasil Sabor promove a gastronomia amapaense, apresenta pratos inéditos e lança o livro de receitas Guia Gastronômico

Brasil Sabor no Amapá

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel/AP), com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), promovem o Lançamento da 16ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, que acontece na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, nesta terça (24), das 16h às 18h.

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, explica que o Festival Brasil Sabor, é um dos principais indutores do turismo gastronômico amapaense.

“É um evento que visa promover à culinária e fortalecer as tradições locais. Após 2 anos de edições On-Line, o setor está preparado para realizar o festival de forma presencial, que garanta a segurança dos expositores e clientes, num ambiente propício à família”, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

Degustação

Considerado o maior festival gastronômico do planeta, o Brasil Sabor, acontece simultaneamente em todo o país.

O Amapá reúne 30 empresas do segmento de alimentação fora do lar, representadas pelos chefs de cozinha que criam pratos inéditos para o festival, que acontece no estacionamento da Sede do Sebrae em Macapá, no período de 27 a 29 de maio, das 17h às 23h. Os pratos em forma de degustação serão servidos ao preço de R$ 20 reais. 

Eixos do Brasil Sabor

O festival gastronômico sustenta cinco (5) eixos de atuação, entre eles:

  • Tour Gastronômico (30 restaurantes apresentam pratos inéditos nos estandes; estande de vinhos e chocolate regional);
  • Feira de Produtos do Campo (apresentação e comercialização de produtos da agricultura familiar, extrativismo e plantas ornamentais);
  • Feirinha de Artesanato (apresentação e comercialização de artesanato com temática gastronômica);
  • Mini Chefs (oficinas de culinárias com didáticas para crianças)  e o
  • Palco Tucupi (espaço da música MPB e MPA).

Circuito

Os 30 restaurantes participantes do circuito gastronômico no Festival Brasil Sabor são:

Nonna Café

Cuscuz de Rabada: saboroso cuscuz recheado com carne de bovina (rabo) ao molho com queijo da região.

 

Las Quecas 

Panqueca de Bacalhau Brasil Sabor: deliciosa panqueca com molho de lascas de bacalhau, pimentão e azeitonas pretas.

 

Nutryday

Camarão rosa ao molho de queijo: suculento camarão rosa ao molho branco, com queijo e ervas finas, acompanhado de macarrão de arroz sem glúten.

 

Cantinho Baiano

Peixe Itabuna: delicioso filé de peixe empanado na castanha do Pará, acompanhado de salada de feijão com camarão do maranhão e arroz branco.

 

Delicias da Oci

Espaguete amazônico com paillard de filé mignon: deliciosa massa com molho branco, servido com camarões regionais e queijo muçarela, acompanhado de paillard de filé mignon grelhado na manteiga.

 

Divina Arte

Raízes:  pescada amarela envolta em um molho com jambu, aroma de tucupi e camarão seco, acompanhada de uma farofa crocante de castanha do Pará.

 

Encanto Amapaense

Sabor do Norte: posta de filhote grelhado em azeite e especiarias, com patas de caranguejo e camarão rosa na crosta de castanha do Brasil, acompanhados de arroz com brócolis e queijo regional, farofa e molho de tucupi com pimenta.

 

Flora Restaurante

Filé de Filhote no Encontro dos Igarapés e Manguezais: filé de peixe Filhote empanado e frito com recheio de camarão e massa de caranguejo. Acompanhado de arroz com tucupi e jambu, farofa crocante e um delicioso vinagrete com mel e pimenta.

 

Norte das Águas

Peixe Cabuçu: peixe filhote recheado com banana da terra e castanha do Pará ao molho de bacon, acompanhado de risoto de tucupi com jambu e farofa de banana.

 

313 Restaurante

Dourada Amapaense: pilé de peixe Dourada em crosta crocante de tapioca e gergelim, arroz caldoso com quiabo, maxixe, pupunha e ervas da Amazônia.

 

Casa Lisboa

Camarão Rosa com Natas: camarões rosa refogados na cebola, batata em cubos e natas. Gratinado no forno. 

 

Confraria Semblano

Fetuuccine ao ragu de linguiças com crocante de bacon e parmesão: massa fettuccine ao ragu de linguiças com crocante de bacon e queijo parmesão.                 

                            

Oca Cozinha Experimental

Casulo do Amapá: ravióli de massa fresca artesanal, recheados com creme de vatapá e camarões rosa grelhados.

 

Japan Restaurante

Katsu-bentô Amazônico: espetinho com vegetais diversos, filé de peixe, camarão rosa e kani-kama, todos empanados, sob delicioso molho de especiarias japonesas. Acompanha yakimeshi (risoto japonês) e sunomono (salada de pepino agridoce).

 

Essência do Norte

Agridoce Amazônico: carne de sol, banana da terra queijo coalho, melaço, risoto de queijo e macaxeira frita cremosa.

 

Pastrami Gastronomia

Arroz Caboclo: arroz de frutos do rio enriquecido com ervas e frutos da floresta amazônica.

 

Versátil 

Costelinha Suína ao Molho de Goiabada: costelinha suína ao forno, regada com molho de goiabada. Acompanhada de arroz com legumes e batata souté com bacon.

 

Batatrix 

Fritas Caboquinho: porção de batata crinkle temperada com páprica defumada, ervas molho de queijo regional e camarão rosa.

 

Homemade

Bora dá-lhe?: pão de hambúrguer, blend bovino, queijo da região do amapá, banana da terra com crocante de castanha caramelizada e maionese tucuju.

 

Urbano

Angus Burguer: delicioso burguer de Angus grelhado, com maionese artesanal verde Strumpf e pão Riviera Premium.

 

Sinner

Ribeirinho: pão Hokkaido, Smash bovino, queijo regional, picles de pimenta de cheiro, bacon glaciado com tucupi preto.

 

Restaurante 500 Gradi 

Pizza 500: massa napolitana, molho Pomodori Pelati, muçarela ralada, calabresa artesanal Cinque, queijo stracciatella, jambu, pera assada com mel e pesto de manjericão.

 

B2 Burger e Pizza

Pizza Pai D’égua: pizza com tamanho de 25 cm, metade camarão rosa com jambu refogado no tucupi e metade caranguejo.

 

Forneria Bella Ciao

Santa Pizza: lasquinhas de pato, jambu do Pará, pedaços de queijo de búfala da região, muçarela, broto, bordinha de molho de tomate sobre massa fininha e borda crocante. Salpicada com orégano. Acompanha redução de tucupi.

 

Fábrica de Bolos Vó Alzira 

Bolo de Pote Porrudo Mousse de Cupuaçu: bolo de leite, desfeito em pedacinhos e molhado. Recheado com creme e geleia de cupuaçu. 

 

Tatay Doces Gourmet

Cookies de Forno: deliciosos cookies de forno, macios e levemente crocante, com gotas de chocolate ao leite, finalizados com uma bola de sorvete de creme e com calda de ganache de chocolate meio amargo.

 

Marvim Sorveteria

Waffle à moda Marvim: exclusivo waffle Marvim, acompanhado de uma deliciosa bola de sorvete de creme, pasta de nutella, morangos, finalizado com calda de caramelo e vinho.

 

Chopp da vovó

Maria Bonita: base de queijo Rei, adicionado de lácteos e açúcar, envolvido em um doce caseiro de cupuaçu com uma farofa de queijo.

 

Chocolates Cassiporé

Barras de chocolates 50% com nibs; Chocolate 60%, 70% e 81%; Massa de cacau 100%, Trufas, Alfajor, Brigadeiro e licores.

 

Grand Cru

Vinhos tintos Chilenos, Argentinos, Espanhóis, Brasileiros e Italianos; Vinhos Brancos e Espumantes

Livro Sabores do Meio do Mundo

Livro Sabores do Amapá - O Segredo dos Chefes no Brasil Sabor

O lançamento do Livro de Receitas Guia Gastronômico: Sabores do Meio do Mundo O Segredo dos Chefes, é uma atração no lançamento do festival; tem parceria com o Sebrae e visa valorizar e democratizar os métodos, técnicas e utilização de insumos da região amapaense.

O livro é organizado pelo turismólogo e especialista em gastronomia pela Famesp e MBA em Gestão de Alimentos e Bebidas pela Universidade Anhembi-SP, Sandro Belo Barriga, e editado pela Amazone Marketing.

O Guia Gastronômico, é gratuito e com tiragem limitada de 1 mil exemplares, e será distribuído no Festival Brasil Sabor.

O turismólogo, Sandro Belo Barriga, explica a importância em editar um livro de receitas.

“O livro proporciona a promoção e crescente valorização das empresas, dos profissionais e da gastronomia no Amapá, possibilitando que diversas regiões deste país tenham acesso a essa riqueza que vem atraindo pessoas para conhecer e apreciar a culinária tucuju”, explica o turismólogo, Sandro Belo Barriga.

28 Receitas

O Livro Guia Gastronômico: Sabores do Meio do Mundo – O Segredo dos Chefes contém 28 receitas inéditas assinadas pelos chefs de cozinha das empresas participantes do evento Brasil Sabor e duas (2) citações de produtos, com receitas derivadas do chocolate nativo cassipore, da região de Oiapoque, fronteira do Amapá e vinhos nacionais e importados da franquia da Grand Cru no Amapá, para disseminar a cultura do consumo de vinho na região.

Livro Digital

O Livro de Receitas tem a versão impressa limitada em 1 mil tiragens e uma versão digital disponível nos links:

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora