ECONOMIA CRIATIVA

Conheça os Territórios Criativos de Salvador

O Sebrae na Bahia identificou e qualificou empreendimentos da Economia Criativa de Salvador

Territórios Criativos

O projeto Territórios Criativos do Sebrae tem o objetivo de fomentar os negócios integrantes dos segmentos criativos no Rio Vermelho, Península de Itapagipe (representada pela Ribeira e Bonfim), Curuzu, Candeal, Comércio e Santo Antônio Além do Carmo, promovendo a competitividade dos pequenos negócios de forma intersetorial e participativa. Em cada território, o Sebrae na Bahia identificou e qualificou empreendimentos da Economia Criativa de Salvador. 

O COMÉRCIO ALÉM DO TURISMO

Ladeira da Preguiça - Comércio, Salvador – Bahia (Foto: João Alvarez)

Entre as atrações do Comércio estão o Mercado Modelo e o Trapiche Pequeno com empresas da Economia Criativa de moda, cinema, design, promoções, fotografia, produção cultural, eventos. No Mercado do Ouro, está o Museu du Ritmo, um dos equipamentos culturais importantes de Salvador. No Bahia Marina, o polo gastronômico. No Trapiche Barnabé, o projeto de um Centro de Audiovisual com capacitações em cinema e cursos livres.

_____________________________________________________________________

 

O CURUZU ALÉM DO ILÊ AIYÊ

Terreiro Vodun Zo, Curuzu, Salvador – Bahia (Foto: João Alvarez)

Mais belo dos belos, o bloco Ilê Aiyê nasceu no Curuzu, coração do bairro da Liberdade. Um lugar onde se respira a cultura dos primeiros negros que chegaram ao Brasil. É um local que é preciso experimentar para conhecer um pouco mais da história do nosso País: a forma de dançar, de se alimentar e vestir. São 16 terreiros de candomblé, ateliês de moda, estética afro e a capoeira.

_____________________________________________________________________

 

ITAPAGIPE ALÉM DA IGREJA E DO SORVETE

Praça Irmã Dulce - Largo de Roma, Salvador – Bahia. (Foto: João Alvarez)

Quem vem à Bahia vai à igreja do Bonfim amarrar uma fitinha no braço e fazer três pedidos. Aproveite pra conhecer as obras sociais de Irmã Dulce e o seu Memorial, a Pedra Furada e seus restaurantes de cozinha baiana, a Ponta de Humaitá com sua intensa programação cultural. Já a Ribeira é ideal para a prática de esportes náuticos. Sua gastronomia, além do tradicional sorvete, tem iguarias como o acarajé, a tapioca e os frutos do mar.

A Península de Itapagipe, apesar de ser uma região extensa, foi trabalhada pelo projeto de modo uniforme. Para representá-la, escolhemos dois territórios especiais que são a Ribeira e o Bonfim.

_____________________________________________________________________

 

O RIO VERMELHO ALÉM DA BOEMIA

Praia do Rio Vermelho, Salvador – Bahia. (Foto: João Alvarez)

Dos bairros mais boêmios, o Rio Vermelho é o território com a maior concentração de empreendimentos da Economia Criativa de Salvador. São galerias de arte e fotografia, lojas especializadas em quadrinhos, gastronomia, feirinha de orgânicos, ateliês de arte e arquitetura, teatros e estúdios musicais.

_____________________________________________________________________

 

O SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CHARME

Obra de Aless. Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – Bahia. (Foto: João Alvarez)

O Santo Antônio abriga belos casarões, igrejas, eventos de música e arte, bares e restaurantes, com uma vista privilegiada da Baía de Todos-os-Santos. É um dos bairros de Salvador com a maior concentração de artistas, ateliês de artesanato, pintura, escultura, restauração e antiquários. Aos visitantes, no dia 13 de junho, a Igreja de Santo Antônio oferece o tradicional “pão de Santo Antônio” que, segundo a tradição, nunca deixa faltar em casa o que comer.

 _____________________________________________________________________

 

O CANDEAL ALÉM DA PERCUSSÃO


Bica do Candeal, Salvador – Bahia. (Foto: João Alvarez)

Tudo soa à música no Candeal. Ali, você pode frequentar aulas de percussão, oficinas de criação de instrumentos musicais a partir de latas, tonéis, pneus e outros objetos do cotidiano. Pratique também as danças afrolatinas que acontecem com música ao vivo. Conheça essa comunidade que se desenvolve através da sua musicalidade.

  _____________________________________________________________________

 

 

CRIATIVIDADE EM CADA CANTO DA CAPITAL

 Especial Conexão

 

Confira a edição especial do Informe Conexão Especial (Ed. 010) sobre a Economia Criativa: Projeto territórios criativos faz uma leitura de sete áreas da capital baiana para incrementar negócios locais: Candeal, Rio Vermelho, Ribeira, Bonfim, Comércio, Santo Antônio Além do Carmo e Curuzu.

  _____________________________________________________________________

 

REVISTA CONEXÃO


Revista Conexão

A edição 210 da Revista Conexão Bahia traz matéria (páginas 31 a 33) sobre empresária do Território Criativo da Ribeira, Ana Paula França. 

_______________________________________________________________________

 

CATÁLOGO TERRITÓRIOS CRIATIVOS

  

Catálogo Territórios Criativos - A criatividade na Bahia além do que se vê

O Sebrae na Bahia identificou e qualificou empreendimentos criativos de Salvador, como ateliês, agências de design, agências de propaganda, estúdios de áudio, de imagem e vídeo, dentre outros. Neste catálogo, você encontra as informações necessárias para contatar e contratar os produtos e serviços das empresas de Economia Criativa atendidas pelo Sebrae.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: