this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Inovação | INOVAÇÃO
Concurso Melhor Pão de Salvador.

O Concurso Melhor Pão de Salvador e Região Metropolitana vai avaliar e qualificar os pães franceses da capital, estimulando a melhoria da qualidade do Pão.

· 04/07/2016 · Atualizado em 22/08/2016
Imagem de destaque
O Concurso

Quase ninguém resiste a um pão francês quentinho, crocante e com aquele aroma inconfundível. Presença marcante no café da manhã de dez entre dez brasileiros, o nosso conhecido ‘cacetinho’ será o astro principal e terá que brilhar ainda mais para ser o vencedor do Concurso Melhor Pão de Salvador e Região Metropolitana, promovido pelo SEBRAE e Associação dos Proprietários de Padarias da Bahia – APPB. O concurso deverá reunir cerca de 200 concorrentes de Salvador e Região Metropolitana.

O objetivo do concurso Melhor Pão de Salvador é estimular a melhoria da qualidade do Pão Francês em Salvador e Região Metropolitana. Além de fomentar o consumo do pão francês na região, impactando no aumento do faturamento das empresas participantes e promover um ambiente favorável às empresas participante do concurso. 

Perfil do Público-Alvo:

Toda Padaria, Mercadinho, Delicatessen ou Panificadora formalizada e enquadrada como Micro e Pequena Empresa de Salvador e Região Metropolitana poderá participar do concurso.

Realização e Parceiros

O Concurso Melhor Pão Francês é uma realização do SEBRAE e Associação dos Proprietários de Padarias da Bahia (APPB), em parceria com Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (o ITPC), Faculdade Ruy Barbosa, Moinho Canuelas, Fermentão, Fleischmann, Grande Moinho Cearense, M Dias Branco, J. Macêdo, Bunge, ADINOR e TW2 Sistemas.

 

Inscrições

A inscrição é grátis e deve ser realizada através do preenchimento do formulário de inscrição. No momento da inscrição o empresário deverá indicar um profissional (Padeiro) responsável pela elaboração do produto do Concurso, que também concorrerá à premiação e certificado.

 

Adeque seu pão

O SEBRAE tem uma consultoria que avalia a qualidade do pão tipo francês, realiza intervenções no processo produtivo e compara a qualidade do pão após a adequação.
A implantação da norma ABNT NBR 16170 - Panificação - Pão tipo francês em sua padaria dura 05 dias e trabalha os processos produtivos da manhã e tarde.

 

Histórico

Em 2015, a panificação foi um dos segmentos priorizados pelo SEBRAE, que elaborou um projeto de atendimento específico para o setor e fechou parcerias com entidades como Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Associação dos Proprietários de Padaria da Bahia (APPB), Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Salvador (Sindipan). A partir destas parcerias foram realizadas e capacitações para melhorar a qualidade do produto e promover sua adequação à norma (ABNT NBR 16170), elaborada em 2013 por técnicos e estudiosos ligados a fabricantes, panificadores e entidades de ensino e pesquisa.

O resultado dessas capacitações e consultorias foi a impressionante melhoria na qualidade do produto. Em uma avaliação realizada antes da ação com 61 padarias de Salvador e Lauro de Freitas a maioria teve seus pães classificados como Ruim ou Regular, numa escala composta ainda por Bom, Muito Bom e Excelente. Após a ação observou-se índice de 193% de evolução dos empreendimentos, com a maioria dos recebendo a classificação Muito Bom. Para o gestor do SEBRAE, o concurso vai contribuir para melhorar ainda mais a qualidade do pão francês em um número maior de estabelecimentos e impulsionar um segmento importante da economia.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado