this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Mercado e Vendas | SATISFAÇÃO
Soluções no Campo

Conheça as Soluções no Campo

· 27/10/2016 · Atualizado em 20/06/2017
Imagem de destaque
As soluções

PROJETO NO CAMPO é composto por um conjunto de doze soluções sobre temas específicos e uma solução integrada. Essas soluções reúnem diversas estratégias tais como: cursos, consultorias, oficinas, palestras e kits educativos. São elas:

  • Liderar No Campo
  • Juntos somos fortes Agronegócios
  • Redes Associativas No Campo
  • Empreender No Campo
  • Vender para o Governo No Campo
  • Negociar No Campo
  • Atender bem No Campo
  • Controlar meu dinheiro No Campo
  • Gerenciar No Campo
  • Custos para produzir No Campo Negócio Certo Rural
  • Qualidade Total Rural (DeOlho na Qualidade e Gestão da Qualidade Rural)
  • As doze soluções foram concebidas utilizando diferentes metodologias, por isso a forma de aplicação de cada solução é diferente.

Importância do Projeto NO CAMPO

O Projeto NO CAMPO tem como foco principal o estabelecimento de uma rede de relacionamento que oportunize, ao produtor rural, o conhecimento necessário para a gestão eficaz de sua propriedade rural, por meio de palestras, oficinas, cursos com consultoria e kits educativos.

Dessa forma, oportuniza uma proximidade no relacionamento contínuo com o produtor rural, oferecendo um conjunto de soluções e interação do produtor rural com o seu segmento e com o próprio Sebrae.
Este projeto cria um espaço de formação, comunicação e interação entre os produtores rurais participantes em busca de seu desenvolvimento contínuo. O que impactará positivamente na gestão de seu estabelecimento rural, fortalecendo a produção rural brasileira e trazendo ganhos de produtividade e financeiros ao participante.

Assim, o projeto NO CAMPO fortalece os vínculos do Sebrae e os produtores rurais com a finalidade de contribuir para o crescimento qualitativo deste segmento de suma importância para o desenvolvimento do país.

O projeto contempla uma proposta de capacitação para os diversos níveis, pensando no porte do negócio e também no nível escolaridade do produtor rural.

Temas do Projeto NO CAMPO

1.1. Soluções que compõem o Projeto NO CAMPO

O Projeto NO CAMPO é composto por soluções educacionais que estão agrupadas nos 5 temas abordados, da seguinte forma:

Todas as soluções que compõem o projeto NO CAMPO destinam-se à capacitação e fortalecimento do produtor rural, em variados níveis de escolaridade e porte do negócio rural.

Cabe esclarecer que algumas soluções são destinadas à agricultura familiar e outras ao pequeno empreendimento rural e há, ainda, soluções que se destinam a ambos os públicos.

O projeto NO CAMPO está estruturado por soluções distribuídas pelos temas Liderança, Associativismo, Empreendedorismo, Comercialização e Gestão, que serão apresentadas a seguir.

 

1.1. LIDERANÇA

Este tema é composto por uma solução, Liderar NO CAMPO, que possui a estrutura descrita abaixo.

1.1.1. Liderar NO CAMPO

Esta a oficina está inserida dentro de uma estratégia de promoção da liderança em empreendimentos coletivos e em grupos organizados. Aborda, de forma sucinta e aplicada, os conteúdos comportamentais e culturais sobre liderança e também os relacionados à prática da liderança, técnicas e ferramentas.

 

1.1. ASSOCIATIVISMO

O tema associativismo é abordado por duas soluções: Juntos Somos Fortes Agronegócios e Redes Associativas NO CAMPO, que são apresentadas a seguir.

 

4.2.1. Juntos Somos Fortes Agronegócios

Trata-se de uma solução educacional no formato de Kit educativo com duração de 12 horas que auxilia o produtor rural a obter informações para planejar a formação de uma ação coletiva, sua implantação, bem como refletir sobre valores e atitudes indispensáveis às práticas associativas que gerem trabalho e renda.

 

 

4.2.2. Redes Associativas NO CAMPO

Esta solução aborda o tema de cooperação, que oferece aos produtores rurais que querem ou que já participam de empreendimentos coletivos informações sobre cooperação, participação, cooperativismo, associativismo, gestão compartilhada e o passo a passo para o planejamento e a legalização de um empreendimento coletivo.

O conjunto de soluções é composto por oficinas e cursos com consultoria, que são oferecidos em 4 módulos:

Módulo 1: Despertando para o Associativismo – 4 horas.

Módulo 2: Planejando Nosso Empreendimento Coletivo - 29 horas, sendo 20 horas no curso e mais 9 horas destinadas para a consultoria.

Módulo 3: Praticando o Associativismo – 16 horas.

Módulo 4: Legalizando Nossa Associação – 16 horas.

 

EMPREENDEDORISMO

Este tema é abordado por uma solução: Empreender no campo, que é apresentada abaixo.

Empreender NO CAMPO

A capacitação é desenvolvida por meio de uma oficina que contribui para que o produtor rural desenvolva suas características empreendedoras, proporcionando que o negócio seja mais competitivo e permaneça no mercado por mais tempo.

COMERCIALIZAÇÃO

O tema Comercialização é abordado pela solução Vender para o Governo NO CAMPO, detalhada abaixo.

Com a criação, em 2009, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do governo federal, a agricultura familiar ganhou um novo mercado de comercialização. Isso aconteceu graças ao incentivo da lei, nº 11.947/2009, que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional da Alimentação Escolar (FNDE) para a merenda nas escolas brasileiras, devem ser destinados à aquisição dos produtos da agricultura familiar.

Assim, esta solução prioriza ao agricultor familiar a venda para merenda escolar, tendo em vista a importância para o incremento e desenvolvimento da economia local, bem como uma forma de incentivo para a agricultura familiar com o estabelecimento de um mercado para venda de seus produtos.

Vender para o Governo NO CAMPO

Trata-se de palestra de duas horas de duração que permite ao empreendedor da agricultura familiar identificar as várias alternativas do mercado institucional para a venda da produção da agricultura familiar, reconhecendo as vantagens das vendas realizadas por meio de associações, cooperativas e outras formas associativas e a sua importância para o desenvolvimento local.

GESTÃO

O tema gestão é o mais abrangente, vez que é composto por 4 conjuntos de soluções:

Gestão Básica – composto pela oficina Gerenciar NO CAMPO;

Conjunto de oficinas – composto por Negociar NO CAMPO, Atender bem NO CAMPO, Controlar meu dinheiro NO CAMPO e Custos para produzir NO CAMPO,

Negócio Certo Rural

Qualidade Total Rural - composto pelas soluções: DeOlho na Qualidade e Gestão da Qualidade Rural.

Estes conjuntos de soluções foram desenvolvidos para um público diferenciado, vez que a gestão permite que a propriedade rural seja compreendida como uma empresa rural, permitindo o aprimoramento e desenvolvimento do negócio, especialmente para o produtor rural, tanto da agricultura familiar quanto o pequeno empreendimento rural.

 

Gerenciar NO CAMPO

Solução educacional totalmente vivencial, com carga horária de oito horas para o público-alvo de Produtores Rurais não alfabetizados. A solução é focada em temas da área de gestão, envolvendo assuntos como atendimento ao cliente, estratégias de compra e venda e controles financeiros básicos.

 

Negociar NO CAMPO

Oficina por meio da qual o produtor rural terá a compreensão de aspectos básicos do processo de negociação, da busca por uma relação ganha-ganha nos negócios. Ressalta ainda a importância do produtor se ver como um dos protagonistas do processo de negociação.

 

Atender bem NO CAMPO

Oficina que tem o propósito de fazer os produtores rurais compreenderem que produtos são meios para atender às necessidades dos clientes e que todas as pessoas compram “benefícios”, que não se confundem com os produtos e serviços.

 

Controlar meu dinheiro NO CAMPO

Oficina que possibilita ao produtor rural desenvolver habilidades de gerenciamento e controle do seu dinheiro, vendas e compras, por meio de estratégias de análise financeira.

Auxilia também no entendimento da importância em adotar controles financeiros que possam lhe auxiliar na tomada de decisão para novos investimentos ou reservas financeiras para atender compromissos já assumidos.

 

Custos para produzir NO CAMPO

Oficina que aborda conceitos de custos de produção, estrutura dos custos de produção e margem bruta. O produtor rural é estimulado a adotar comportamento de um empresário, implantando sistemas simples que lhe permitam gerenciar as despesas de sua propriedade.

 

Negócio Certo Rural

Auxilia o produtor a compreender os conceitos de planejamento e administração de pequenos negócios rurais, abrangendo conteúdos básicos relacionados ao diagnóstico da propriedade rural, à seleção de ideias de negócios, à análise de viabilidade, à gestão da produção e ao processo de comercialização, com foco no empreendedorismo.

 

QualidadeTotal Rural

O Qualidade Total Rural – QTR é composto de duas soluções que, por sua vez, são compostas de capacitação e consultoria: o “ DeOlho na Qualidade Rural - DeOlho Rural e o “Gestão da Qualidade Rural - QT Rural”.

Assim sendo, o QTR está estruturado em duas fases, que se subdividem em módulos, os quais são realizados por meio de um binômio metodológico de “capacitação aplicado”, em sala de aula, e “implantação orientada”, por intermédio de consultorias (individuais e grupais), com visitas às propriedades rurais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuira.

Acesse agora