Thu Aug 27 17:46:10 GMT-03:00 2020
Inovação
A valorização do capital criativo toma força em 2020
O capital criativo está ainda mais forte em 2020 movendo a economia. Saiba mais!

2020 é um ano de grandes transformações e especialmente de contínua valorização da inovação em vários segmentos de trabalho, como a agricultura, a indústria e o comércio. Com a chegada da pandemia e as medidas de isolamento social, no entanto, diversos setores da economia tiveram que se reinventar e investir na economia criativa.

A economia criativa é um dos eixos que mais geram empregos no país. Mas você sabe o que é esse segmento e quais suas principais áreas de atuação?

Toda atividade profissional que gera valor através do capital intelectual e cultural faz parte da economia criativa. Arquitetura, moda, comunicação, cinema, música, games, design e entre tantas outras áreas atuam nesse segmento. 

Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa do Brasil, realizada em 2017 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), estima-se que 6.752.882 pessoas no país são empregadas pela indústria criativa.

Demonstrando em números monetários a importância da criatividade para economia, em 2017 o PIB Criativo (parcela do Produto Interno Bruto onde se concentra os ganhos com o mercado da criatividade) totalizou R$ 171,5 bilhões, cerca de 2,61% do total. 

Em 2017, ainda segundo a pesquisa da FIRJAN, 20.855 profissionais do Ceará trabalham em cargos da indústria criativa, e a certeza é que os números não parem de crescer.

Com o cenário de crescimento esperançoso e otimista, confira a seguir algumas tendências para o segmento de economia criativa que prometem movimentar o mercado em 2020: 

Indicadores de Valorização

A tecnologia se encontra como peça fundamental no quebra-cabeça das várias áreas de atuação que utiliza da criatividade como obra prima. Diversos avanços marcaram a última década, através de inovação e melhorias.

Para quem trabalha com audiovisual e cinema, os já populares serviços de streaming ganharam ainda mais destaque durante o isolamento social, pois a forma de divulgar e apresentar produções de filmes, seriados e teatro foram reinventadas através de cinemas drive in, ingressos virtuais etc. As redes sociais na internet também foram essenciais para as transformações na forma de se comunicar e trabalhar com a ampliação da presença digital dos pequenos negócios.

Além das melhorias dos equipamentos, para os desenvolvedores de games e sistemas há caminhos a serem explorados e que prometem trazer diversas soluções para o mercado: a inteligência artificial. 

Já é possível encontrar a AI (sigla para inteligência artificial) em diversos setores, como na indústria. Essas soluções dependem do capital criativos para se expandirem e revolucionaram a maneira como conhecemos a tecnologia. 

Soluções Sustentávies

Todos os holofotes estão voltados para os cuidados com o meio ambiente e todos os setores da economia devem estar de olho nas transformações que estão por vir. 

A tendência para este ano e também para os próximos é trazer a tona a importância de priorizar esta pauta e trabalhar criativamente desenvolver soluções eficientes e sustentáveis

A moda e a arquitetura já mostraram exemplos dessas soluções através de projetos cheios de funcionalidades sustentáveis, e do slow fashion, uma moda mais consciente e com menos impactos ambientais.

A comunicação - jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas - entram com o papel de conscientizar e apresentar estratégias para as empresas que tenham como foco o meio ambiente. 

O que esperar para futuro?

 A economia criativa, além de ser um dos segmentos que mais crescem no país, é uma ferramenta essencial para transformações sociais e no mercado.

Cada vez mais as áreas de atuação da indústria criativa se integram e trabalham em conjunto para apresentar novas soluções inovadoras.

Quer ficar por dentro de como investir na economia criativa?

Leia também as tendências para a agricultura e para indústria e comércio: 

Se você deseja investir na economia criativa ou projeto pessoal participe da Mostra de Negócios Criativos do Sebrae No Ceará e ganhe visibilidade para seu negócio.

Conte Conosco!

Fale com um EspecialistaAtendimento AgendadoCentral de Relacionamento

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora