this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Tue Jun 22 10:53:29 BRT 2021
Finanças | FLUXO DE CAIXA
Como fechar o caixa de maneira efetiva e organizada

Entenda porque o fechamento de caixa é importante na gestão financeira.

· 27/11/2020 · Atualizado em 22/06/2021

asdasdas

 

 

O fechamento do caixa de um estabelecimento é uma tarefa que pode parecer simples, mas que requer muita atenção e boas práticas para evitar desgastes maiores.

O que é o fechamento do caixa?

Fechamento de caixa é a atividade de conferir quanto dinheiro entrou e quanto saiu de um estabelecimento em algum período de tempo.

Esse procedimento é necessário para garantir a saúde das finanças em um negócio e deve ser realizada no final de cada expediente. Isso porque a identificação de possíveis erros ou prejuízos é feita em tempo mais hábil.

Existem algumas boas práticas que podem ajudar você a fechar o caixa em seu negócio de maneira efetiva e organizada. Entenda mais abaixo.

Mantenha o sistema, planilha ou caderninho atualizados.

É muito comum a ocorrência de sangrias (retirada antecipada do dinheiro em caixa para evitar grandes volumes) durante o cotidiano de um estabelecimento. No entanto, é importante que o procedimento de lançamento de transferências seja realizada o mais rápido possível e que tudo seja atualizado no controle.

Crie padrões de como agir

Uma boa dica é analisar como a conferência do dinheiro é feita. Para facilitar o processo e garantir que nada vai ficar esquecido, é importante categorizar a conferência de acordo com o tipo: vendas à vista, crédito, débito, vale alimentação etc.

Fique atento às pequenas transações e lançamentos

É nos pequenos pagamentos que o controle das finanças em seu negócio pode se perder. Fique atento às pequenas compras e saídas do caixa. O erro mais comum de ocorrer são lançamentos errados. Este problema torna os dados relacionados ao seu financeiro irreais e podem causar muitos prejuízos.

Se em seu negócio as rotinas de organização precisam de uma nova gestão de fechamento de caixa, você pode baixar gratuitamente a planilha de controle de fluxo.

PLANILHA CONTROLE DE FLUXO

Caso você necessite de um atendimento mais especializado, conte conosco para ajudar seu negócio a se estruturar, converse com um de nossos especialistas.

CONVERSE COM O SEBRAE


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado