III Fórum do Nordeste de Certificação para Panelas de Forno de Fogão
Proporcionar conhecimentos e informações para se implementar à realidade do Cariri, contando com presença de certificadora, laboratório do setor e INMETRO.

O Sistema FIEC por meio do SESI e SENAI Cariri, o SIMEC e o Sebrae Ceará promovem no dia 10/11, o III Fórum de Certificação de Panelas Metálicas.
Entre as diversas vocações do Cariri, a produção de panelas de alumínio destaca-se pela expressividade, já tendo ocupado o terceiro lugar no Brasil. São cerca de 100 empresas, sendo 30 delas associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC). No Cariri, o sindicato mantém uma delegacia regional, liderada pelo empresário Adelaido Pontes, que destaca o trabalho de interiorização do SIMEC.
As empresas geram cerca de 1200 empregos diretos e para cada um desses, são gerados mais 10 indiretos. O setor movimenta 300 toneladas/mês de alumínio e R$9 milhões/mês. Em relação ao comércio, somente em Juazeiro do Norte são 200 pontos de distribuição desses produtos.
A produção é destinada à região Norte, Nordeste e alguns países da América Latina. O último ano também foi de dificuldades para os empresários desse ramo. Na empresa de Adelaido, a Adenox, houve corte de cerca de 40% de funcionários. Dos 105, ficaram 65. Adelaido diz que a queda do consumo levou a menos produção.
Está em curso na delegacia regional do SIMEC a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) voltado para a modernização do setor. O objetivo é incentivar os associados e não associados a buscarem a certificação do Inmetro que disciplina a produção de panelas metálicas de forno e fogão, como prevê a Portaria 419. A criação do APL, além da certificação, deverá garantir a realização de uma série de ações para as indústrias locais, como consultorias e capacitações. Para viabilizar o projeto, o Simec tem buscado o apoio do Sebrae, SENAI, SESI e IEL.
Público-Alvo
Microempresa e Pequena Empresa
Programação
Localização
O evento acontece no dia 10 de novembro de 2017 no Palácio da Microempresa - Escritório Regional do Sebrae Cariri - localizado na Rua São pedro, SN, Bairro Matriz.
Mais informações
Central de Atendimento Sebrae
Nossos consultores estão à disposição para lhe orientar na Agência de Atendimento do Sebrae mais próxima ou por meio do telefone 0800 570 0800, ligue gratuitamente até de celular.
Atendimento Online
O portal Sebrae possui um time de especialistas prontos para conversar com você em tempo real. Basta se cadastrar, clicar em “Fale com um especialista” e escolher um assunto que mais se enquadre à sua necessidade. Você ainda pode escolher como quer ser atendido, sendo possível:
1 - Atendimento online via Chat no horário de 08:30h às 12:00h e 14:00h às 18:00h.
2 - Via preenchimento de formulário (você pergunta e a resposta vai para o seu E-mail).
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Cristina Feitosa é fiel ao orgulho de ser mulher e de, como tantas brasileiras, viver empregando o melhor de si em prol da sua família e da sua comunidade.
A empresa iniciou um relacionamento mais intenso com o Sebrae no ano de 2008 como o início do Projeto de Panificação Profissional no Baixo Jaguaribe.
A empresa passou por uma consultoria feita pelo Sebraetec que buscou solucionar além das questões estéticas a funcionalidade do ponto de venda.
Monalisa Borges sempre buscou ter um espírito forte e independente, e, não permitia que os medos e frustrações a paralisassem.
Com o guia do Sebrae no Ceará para a formalização como MEI ficou muito mais simples regularizar sua empresa!
Entenda como funciona o MEI e o porque está mudando vidas.
Aprenda como realizar o cadastro do Brasil Cidadão no material especial do Sebrae no Ceará.
Jonatan Herculano, de 21 anos, que participou do Empretec, avalia o seminário como um “mapa para o sucesso”.
Maria Soares é artesã e MEI desde o ano de 2012, sua história começou cedo quando aos 12 anos auxiliava as irmãs costureiras na cidade de Icó.
A empreendedora que já foi sacoleira e feirante, que encontrou sua sina na panificação. Sempre acreditou no que faz e não se curva para as dificuldades.
Buscando resolver uma “dor” de mercado e uma necessidade pessoal, Amanda criou a Papinha da Mamãe.
O empresário Runeberg Matos passou por várias experiencias, foi comerciante de jóias, depois abriu com comercio de panelas onde acabou se identificando.