Inovação
Participe do Desafio Startup do Sebrae no Ceará
Universitários, conheçam e participem do Desafio Startup, projeto em parceria com as instituições de Ensino Superior de todo o Estado do Ceará.
  • Desafio Startup Sebrae
  • Etapas
  • Premiações
  • Conte Conosco!

Desafio Startup Sebrae

O Sebrae no Ceará lançou, através do Programa Nacional de Educação Empreendedora e das instituições de Ensino Superior do Estado, o Desafio Startup Sebrae.

Universitários que vivenciam o processo de criação de startups podem participar de uma competição para o desenvolvimento de soluções para a economia local e também para a potencialização das competências empreendedoras nos jovens. 

O projeto será executado em etapas ao longo do ano de 2020.

Etapas

Conheça as etapas que se estendem durante o ano para o Desafio Startup Sebrae:

01) Adesão e Sensibilidade

O primeiro passo começa com as universidades parceiras indicando um coordenador responsável para mobilizar os estudantes da instituição a participarem do projeto.

O projeto da criação de Startup dentro da instituição precisa ser uma inspiração para todos os participantes, incentivando o espírito empreendedor. 

Conheça o papel de cada participante no Desafio Startup Sebrae:

  • O papel do estudante
    Os estudantes irão participar do processo de criação de startups em uma dinâmica que será facilitada pelos consultores do Sebrae Ceará.

  • O papel do professor
    Os professores universitários, ligados às instituições participantes, interessados em integrar o projeto serão mentores para os times de estudantes e concorrem à uma premiação do Sebrae. Além da premiação os professores poderão registrar a atividade como produção técnica no seu curriculum lattes.

  • O papel do setor produtivo
    O Sebrae Ceará, através de seus projetos de atendimento irá mediar a participação de representantes dos setores produtivos no projeto, auxiliando esses setores nos seus programas de inovação. A ideia é que os setores possam inspirar as criações de soluções pelos estudantes com o auxílio dos professores e dos consultores de mercado.

02) Inspiração e Desafio

A seguir os estudantes são levados a conhecer os diferentes setores produtivos e dialogar com empresários da sua região. Essa etapa é de grande importância para que os participantes conheçam os desafios do mercado e se inspirar para encontrar soluções viáveis e criativas para solucioná-los. 

Após a imersão no mercado de trabalho da região, os estudantes participam do Desafio Sebrae Experience, um workshop que inicia a criação de ideias para a criação das Startups. Ao final do Desafio, as ideias passam por uma banca de avaliadores - formada por representantes dos setores produtivos - e as ideias mais relevantes vão para a próxima etapa. 

03) Mentoria e Desenvolvimento

As equipes selecionadas na etapa 02 começam a ser acompanhadas por consultores do Sebrae no Ceará e por professores voluntários. O acompanhamento se dá com mentorias e materiais especiais sobre empreendedorismo e gestão que irão auxiliar o crescimento das sturtups. 

04) Finais do Desafio

Em Outubro as equipes participam das dinâmicas de semifinais e final na Sede do Sebrae no Ceará, em Fortaleza. As melhores startups receberão a premiação final.

Premiações

As startups vencedoras ganham acesso ao projeto de pré-aceleração de startups do Sebrae Ceará e de entidades parceiras mobilizadas pelo Sebrae.

Os professores que se destacam entre os mentores ganham do Sebrae o acesso ao CONHECER - Seminário Internacional de Educação Empreendedora que acontecerá no Rio Grande do Sul.

Inscrições

Se você deseja participar do Desafio Startup Sebrae, entre em contato através dos canais: 
E-mail: sebraelab@ce.sebrae.com.br | Telefone: 3855.6625

Conte Conosco!

Fale com um EspecialistaAtendimento AgendadoCentral de Relacionamento


O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora