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Thu Feb 06 18:22:19 GMT-03:00 2020
Inovação
Conheça as tendências do varejo e inove no seu negócio
Maior evento do varejo apresenta novidades tecnológicas para o mercado

O consumidor mudou e consequentemente o varejo também precisa mudar para se adaptar aos novos comportamentos do seu público. Esse foi o principal ponto debatido na NRF Retail’s Big Show, o mais importante evento anual de varejo e tecnologia do mundo. 

Em sua 111ª edição, a NRF aconteceu em Nova York e contou com a presença de lideranças do setor de varejo e tecnologia, como Walmart, Starbucks, Reebok, Target, Microsoft, Sam’s Club, entre outros. O Sebrae conferiu de perto as principais tendências do varejo 4.0 e separamos as principais dicas para você. Confira!

 

Foco no seu cliente

A utilização de ferramentas analytics pode nos trazer muito mais informações do que simplesmente o gênero e sexo do cliente. É possível obter informações mais aprofundadas sobre a personalidade para assim oferecer produtos mais específicos ou personalizados para o consumidor. 

O uso das redes sociais pode ser o primeiro passo para o varejista conhecer melhor o seu cliente. Instagram, Facebook e Google possuem áreas específicas que apontam a trilha feita pelo cliente até comprar determinado produto e também quais os produtos mais procurados pelo consumidor.

Hoje já existem lojas onde é possível utilizar sistemas que apresentam produtos que foram para o provador mas não foram comprados, por exemplo. 

 

Utilize a inteligência artificial a seu favor

Ferramentas de inteligência artificial já fazem parte do nosso dia a dia e às vezes nem percebemos. Elas têm sido utilizadas para proporcionar experiências únicas e personalizadas para os consumidores. A inteligência artificial possui duas ferramentas básicas:

Machine learning - Também conhecida como aprendizagem da máquina, é quando a máquina trabalha em processo de aprendizagem, reconhecendo padrões e aprendendo funções que antes eram feitas apenas por seres humanos. 

Deep learning - A aprendizagem profunda é um ramo da aprendizagem da máquina que utiliza algoritmos para organizar e isolar aspectos complexos e com grande quantidade de dados para facilitar as interpretações e trabalhar de forma mais parecida com o cérebro humano. 

 

Automatize processos

A era dos robôs já existe e está presente em processos comuns de várias empresas. As mensagens recebidas de um banco sempre que efetuamos alguma transação e máquinas capazes de transportar, organizar e repor mercadorias em um estoque são bons exemplos.  Ali existe uma máquina trabalhando a favor do ser humano. 

Processos automatizados apresentam características como:

-Não há interação humana;

-As máquinas realizam processos repetitivos e recorrentes;

-Pode haver integração com outros sistemas; 

-Traz segurança para a empresa quando programada da forma correta.

Não é uma regra, mas a automatização de processos geralmente apresentam algumas dessas características. 

 

Proporcione uma experiência diferenciada para o seu cliente

Todas as soluções tecnológicas apontadas até aqui irão auxiliar na experiência de compra dos clientes e reforçar a eficiência reduzindo custos. 

Em algumas lojas de roupa já é possível agendar provadores com a música ambiente e temperatura personalizados, além de poder solicitar o auxílio de estilistas para escolher a roupa certa de acordo com seu estilo.

Deve-se pensar também em formas de reduzir atritos ao finalizar uma compra. A hora de efetuar um pagamento também pode ser uma boa experiência, a utilização de pontos de venda móveis tem sido utilizadas em grandes eventos para reduzir filas no caixa e facilitar o acesso do cliente. 

Outra forte tendência são as estabelecimentos com áreas instagramáveis, ou seja, com cenários para que os consumidores possam tirar fotos para postar no instagram e outras redes sociais, trazendo engajamento orgânico para os perfis dessas empresas.

 

Integração entre a loja física e virtual 

O crescimento do e-commerce trouxe um novo cenário para as lojas físicas, que possuem a vantagem do contato e da experiência com a marca, fazendo um papel de showroom onde o cliente conhece o produto e escolhe se finaliza a compra no local ou pelo site da empresa. Por isso é importante ter uma loja conectada. 

A loja física deve ter vários papéis. Além da tecnologia e customização, invista no visual merchandising, ou seja, o mais importante é refletir se sua loja será apenas um local onde o cliente busca a mercadoria ou uma experiência diferenciada pro cliente. 

 

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