GESTÃO DE PESSOAS

Como elaborar um planejamento de recursos humanos

O manual orienta sobre como montar umaa equipe de trabalho capaz de desempenhar suas atividades comprometidas com a empresa.

Hoje, a maior parte das pequenas empresas não possui uma área independente para a administração das ferramentas de seus recursos humanos. A função de gerir pessoas, geralmente, é exercida pelo proprietário, que acredita na importância de se escolher e preparar as pessoas certas para ocupar as funções certas na empresa certa como forma de melhorar os seus resultados.

Para se gerenciar pessoas em um empreendimento, não podemos pensar em uma estrutura rígida, padronizada, tampouco em um modelo único. As estruturas de recursos humanos atuais consistem em várias ações que, coordenadas, facilitam a gestão e o planejamento de pessoas. Além das ferramentas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e a remuneração, que serão descritas neste manual, temos ainda as ações de dimensionamento da quantidade necessária de pessoas para o trabalho, orientação, admissão e demissão, avaliação do desempenho, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar, que complementam a gestão de pessoas, não sendo ssas ações o foco deste manual.

Boa leitura!

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: