INTERNACIONALIZAÇÃO

Guia de orientação Microfranquias

Traz informações fundamentais para que os interessados em adquirir uma microfranquia possam estar melhor preparados para avaliar esta oportunidade.

Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais.

Como referência, a Associação Brasileira de Franchising – ABF adota como padrão o valor de três vezes o PIB anual per capita (Produto Interno Bruto anual médio por habitante do país) como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.

Em valores de 2014, esta referência é de aproximadamente R$80.000,00. Ou seja, as franquias que tenham investimento inicial estimado em até R$80.000,00 podem ser chamadas de microfranquias.

Fora a questão do investimento inicial, as microfranquias são exatamente iguais às franquias convencionais, possuindo os mesmos diretos e obrigações, assim como riscos e desafios de um negócio como os demais.

Outro ponto em relação às microfranquias é que comumente se pensa que são negócios para trabalhar de casa ou na rua, nos clientes, sem a necessidade de uma sede ou escritório comercial. De fato, muito dos negócios que são microfranquias não exigem um ponto comercial, reduzindo bastante as despesas operacionais do negócio. Porém, isto depende muito mais do tipo de negócio do que do fato de ser microfranquia ou não.

Negócios de prestação de serviços, que são executados no local do cliente e que não precisam necessariamente de um ponto comercial, podem vir a aumentar sua capacidade de se divulgar, atender melhor aos interessados e crescer se tiverem um ponto comercial. Esta avaliação deve ser feita em conjunto com a franqueadora, que possui experiência para orientar o microfranqueado para este tipo de decisões do negócio.

Neste guia você encontrará um roteiro com os passos que deverá seguir antes de adquirir uma microfranquia, além de outras questões da vida de empresário para sua reflexão, até sua tomada de decisão.

Boa leitura!

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: