this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Sustentabilidade

Confira as opções do Sebrae-DF para uma empresa cada vez mais sustentável

· 11/03/2021 · Atualizado em 29/10/2021

Quando mensuramos o impacto de um programa, avaliamos o quanto de fato as ações implementadas mudam a vida das pessoas. E um momento de reflexão que busca evidências que identifiquem quais as transformações sociais foram alcançadas.

A consultoria tecnológica para a implantação  da avaliação de impacto social e ambiental tem esse propósito de ajudar, você, a descobrir quais foram os impactos do seu projeto. Uma forma de aumentar sua competitividade.

E se você busca competividade para o seu negócio, precisa selecionar  e escolher as ferramentas de avaliação de impacto social e ambiental e respectivos indicadores apropriados ao perfil do negócio de forma correta e com ajuda de quem entende do assunto: o Sebrae.

A contratação de uma empresa especializada em consultoria de licenciamento ambiental é fundamental para que todos os empreendimentos cumpram as normas e legislações ambientais vigentes.

Assim, a consultoria de Licenciamento Ambiental do Sebrae visa auxiliar você no requerimento dos atos administrativos necessários para obtenção de Licença Ambiental, compreendendo a associação de documentos e possíveis estudos e projetos complementares.

Toda empresa precisa cuidar da natureza e ter consciência dos impactos que seus projetos provocam no ecossistema.  Seja na água, no ar, solo, fauna e flora, tudo pode sofrer contaminações ou alterações devido à atividade a ser desenvolvida pela empresa.

É preciso identificar os aspectos e impactos ambientais gerados pela atividade para traçar planos que visem diminuir e/ou controlar os impactos ambientais decorrentes da instalação e da operação das empresas. E a consultoria de Plano de Controle Ambiental pode auxiliar você neste processo.

Todo empresário precisa ampliar seu conhecimento sobre o ciclo produtivo da sua empresa para corrigir o curso quando necessário. O desperdício é um desses fatores que precisa ser monitorado, já que impacta diretamente no resultado das operações.

Gastos com matérias-primas, recursos humanos, energia, água, transportes, entre tantos outros são algumas fontes de desperdício que precisam ser avaliados constantemente, para que você possa adotar medidas para contê-los ou até mesmo eliminá-los.

Quer saber onde estão as fontes de desperdício da sua empresa? Conte com ajuda do Sebrae para descobrir por meio da consultoria de Redução de desperdício nos pequenos negócios. A consultoria vai ajudar você aumentar sua capacidade competitiva.

A responsabilidade social e ambiental é uma pauta mundial e diversos são os benéficos obtidos pela empresa socialmente responsável: reputação da marca, atração de investidores, elevação do engajamento dentro do ambiente de trabalho,  aumento da credibilidade junto ao mercado, entre tantos outros.

Meio ambiente, economia e sociedade formam os três pilares da Responsabilidade Social. E toda empresa precisa ter um olhar diferente para esses aspectos, pois é uma forma de contribuição para promoção de uma sociedade mais justa e igualitária que refletirá em uma melhor economia e aumento de consumo.

Quer elaborar um Planejamento para implantação de ações de Responsabilidade Social e Ambiental para sua empresa? O Sebrae é o seu melhor parceiro.

Cuidar do colaborador é uma responsabilidade de toda empresa, afinal empresa são feitas de pessoas. É preciso garantir a integridade física e psicológica da equipe dentro do ambiente de trabalho, pois interfere muito na capacidade produtiva e no clima organizacional.

Por meio de um diagnóstico você consegue prevenir riscos existentes a saúde e segurança na execução da atividade laboral e criar um plano de ação.

A consultoria de saúde e  segurança no trabalho do Sebrae pode ajudar a sua empresa a colocar em prática o conceito de Segurança do Trabalho seguindo um conjunto de normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, ações e medidas preventivas destinadas à melhoria dos ambientes do trabalho.

Cuide da sua equipe e você terá uma empresa de sucesso!

O coronavírus veio para mudar nossa forma de olhar para o mundo e viver. Todos, sem exceção, tivemos que nos adequar aos procedimentos para prevenção da Covid-19.

Se a sua empresa ainda não está atendendo o protocolo, conte com ajuda do Sebrae para implantar Boas Práticas higiênico-sanitárias e cuidados contra a COVID-19. Essa é uma medida importante para saúde de todos e sobrevivência dos negócios.

Mais do que nunca a gestão de energia passou a ser de suma importância nas empresas, pois a conta de luz ocupa uma parcela considerável no planejamento financeiro.

É preciso ficar atento se os sistemas implementados são os  mais adequados e quais são os impactos gerados.

Assim, a consultoria de Adequação à norma ABNT NBR ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia visa ajudar você a implantar um bom sistema de gestão de energia (SGE), reduzindo custos, consumo, emissões atmosféricas... Ações importantes que possibilitam obter a Certificação em Sistema de Gestão de Energia tendo como referência a NBR ISO 50001.

A consultoria de Melhoria da Eficiência Energética e fontes de energia alternativas tem como propósito otimizar o uso de energia em sua empresa, com consequente melhoria do desempenho, redução de custos e minimização do impacto ambiental. Além disso, visa buscar focos de desperdícios nos diversos usos finais com a intenção de reduzir os desperdícios ou economizar energia nas instalações do cliente.

Crescente é o mercado de energia solar fotovoltaica e o Brasil é um dos países com maior potencial para geração de energia solar do mundo, devido seu clima tropical.

Estudos comprovam que são inúmeras as vantagens, tais como: economia na conta de luz, proteção contra a inflação energética e a valorização do imóvel.

Mas por se tratar de assunto técnico, é importante que o projeto seja desenvolvido por especialistas e o Sebrae tem uma equipe esperando por você. Conheça agora mesmo a consultoria de Energia Solar Fotovoltaica do Sebrae e crie sua própria fonte de luz para sua empresa.

A outorga da água é uma exigência legal do poder público. Refere-se a uma autorização para utilização de recursos hídricos de rios, córregos, ribeirões, lagos, minas ou nascentes, conhecido como recursos superficiais e de mini-poços ou poços tubulares profundos, chamados de recursos subterrâneos.

A autorização deve ser requerida junto ao órgão ambiental competente por todos aqueles que pretendem fazer o múltiplo uso de águas para as mais diversas finalidades e o processo precisa ser bem estruturado. Então, tá esperando o que para contratar a consultoria outorga de água para uso em aquicultura?  Estamos esperando o seu contato.

A água é um recurso vital e é indispensável para a vida humana e precisa ser gerenciada com responsabilidade, pois é uma fonte  estratégica para o desenvolvimento econômico.

Seu uso é legislado por órgãos competentes onde faz parte da Política Nacional de Recursos Hídricos no qual o Poder Público autoriza, concede ou permite ao usuário fazer o uso deste bem público.

A consultoria de Outorga de Água subterrânea é para ajudar você otimizar a captação de água subterrânea com segurança e dentro da legalidade. Faça a coisa certa! 

Elaborar o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas com o objetivo de recuperar a cobertura vegetal de uma área degradada, garantindo a proteção do solo contra processos erosivos e carregamento de partículas que assoreiam rios e córregos, esse é o objetivo dessa consultoria.

E o Sebrae tem uma equipe de especialistas na área capazes de desenvolver o melhor projeto para sua empresa. Confira!

 

Para elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos com valor jurídico que demonstre a capacidade da sua empresa em gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente adequada,  você precisa de especialistas no assunto, não é mesmo?

Ainda bem que existe o Sebrae e sua equipe de consultores altamente qualificados, prontos para a auxiliar a sua empresa no atendimento à legislação e redução do impacto ambiental de suas atividades, no que diz respeito aos resíduos sólidos. 

  

Economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correta – esses são os principais fundamentos da sustentabilidade empresarial. Mas é preciso adquirir conhecimentos aprofundado sobre esses fundamentos que norteiam a gestão empresarial dos pequenos negócios para promover uma gestão eficiente.

Então, venha aprender com a gente no curso Fundamentos da Sustentabilidade na Gestão Empresarial de Pequenos Negócios. São mais de 15 temas trabalhados, tais como: liderança para a sustentabilidade; gestão financeira; encadeamento produtivo; legislação, normas e certificações;

compras sustentáveis; desenvolvimento social; e políticas públicas. Tudo reunido em único curso!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora