this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Clínica de fisioterapia de Urbano Santos cresce em meio à pandemia
Com as medidas preventivas da Covid-19, a clínica precisou inovar e aplicou conhecimentos adquiridos durante capacitações do Sebrae

A pandemia da Covid-19 impactou milhares de empresas em todo o país. Muitos negócios fecharam as portas e outros tiveram que se reinventar para continuar sobrevivendo em meio à maior crise sanitária do século. As clínicas de fisioterapia foram um desses empreendimentos que buscaram a inovação para continuar prestando serviço aos pacientes, em um momento onde o contato físico foi comprometido pelas medidas restritivas de saúde.

Em Urbano Santos, região do Vale do Itapecuru,  interior do Maranhão, o fisioterapeuta Renison Soeiro, viveu esse desafio com seu negócio, a FisioClinic. “Sou fisioterapeuta desde 2012 e, em 2016, inaugurei a clínica. Tivemos um crescimento enorme nos três anos seguintes, com agenda de atendimento sempre lotada. De repente, chegou a pandemia e, em março de 2020, tivemos que suspender todos os atendimentos. Vimos nossa agenda zerar e isso nos trouxe muitas dúvidas e apreensões”, disse o fisioterapeuta.

Diante da inesperada crise sanitária, Renison decidiu que não poderia ficar parado e começou a buscar alternativas. “Eu sempre estudei muito, me capacitei e sabia que era preciso pensar numa nova forma de atender aos pacientes, sem comprometer a qualidade que já era padrão da nossa clínica. Fiz um planejamento, analisei as possibilidades e comecei a colocar em prática”. A clínica passou a oferecer atendimentos a domicílio e consultas online. Além disso, o profissional de saúde realizou lives e ampliou o atendimento à fisioterapia respiratória, devido à crescente demanda dos pacientes em recuperação da covid-19.  

A pandemia não acabou, mas nos últimos dois anos a FisioClinic se adaptou à uma nova forma de atendimento. “No começo foi muito difícil, mas todas as decisões que tomamos foram cruciais para mantermos o negócio funcionando. Apesar do retorno do atendimento na clínica, continuamos os atendimentos online e em domicílio, o que ampliou nossa forma de cuidar dos pacientes. Aprendemos muito nesse período e, hoje, temos um negócio ainda mais fortalecido”, disse Renison Soeiro.

Atualmente a FisioClinic possui um atendimento multiprofissional. Além da fisioterapia, a oferece serviços de psicologia, nutrição e fonoaudiologia.

Capacitações

As mudanças implementadas na clínica durante a pandemia são frutos de uma série de capacitações que o fisioterapeuta buscou nos últimos anos junto ao Sebrae Maranhão. “O Sebrae está junto conosco desde a formalização da clínica em 2016 e participo de várias capacitações que me ajudam na gestão do meu negócio, sempre com o olhar inovador”, destacou o empresário. 

“Acreditamos no potencial empreendedor da região e atendemos centenas de empresas em Chapadinha e cidades circunvizinhas. O crescimento da FisioClinic é a prova que o Sebrae oportuniza ao empresário uma gestão mais assertiva  do seu negócio e que, de fato, podemos contribuir para o sucesso da empresa no mercado”, destacou a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Rosa Amélia Borges.

Renisson já foi atendido por consultorias e participou de cursos e oficinas voltadas para gestão financeira, atendimento, fluxo de caixa, marketing digital, dentre outros. “Tudo que eu aprendi no Sebrae coloquei em prática na minha empresa, por entender que as soluções propostas realmente dão resultado positivo no andamento do negócio. Hoje temos um atendimento personalizado, serviços inovadores e uma presença digital muito significativa, o que também foi uma proposta do Sebrae em melhorar nossa atuação nas redes sociais”, explicou.

O fisioterapeuta destacou sua participação no Seminário Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que, no Brasil, é exclusivo do Sebrae. “O Empretec nos dá um novo olhar sobre o nosso negócio. O seminário transformou a nossa visão empreendedora, desenvolvendo comportamentos importantes para a gestão, como correr riscos calculados, que nos coloca à disposição para aceitar desafios para conquistar objetivos. Creio que todo esse conhecimento foi fundamental para o crescimento da empresa durante a pandemia”, finalizou Renison.

Feira do Empreendedor

Os empreendedores do Maranhão que buscam capacitações do Sebrae para alavancar seu negócio, como fez o Renison, já podem se inscrever na Feira do Empreendedor 2022 (https://bit.ly/3IFynGo). As inscrições estão abertas a todas as pessoas que desejam se credenciar para participar do evento, que acontece de 31 de março a 03 de abril, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.

Vale destacar que a Feira é o mais importante evento de empreendedorismo do país, organizado pelo Sebrae, com uma programação vasta e diversificada que terá mais de 50 eventos e atividades muito oportunas, de retomada dos negócios no pós pandemia e de busca de alternativas de superação dos impactos da crise, ofertando conhecimento, capacitação, inovação, oportunidade e ideias de negócios.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora