this is an h1

this is an h2

Tue Nov 23 10:49:39 BRT 2021
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Conheça os potenciais de negócios para o estado do Maranhão

Além da agricultura, o estado se destaca pelo refino de petróleo e celulose, geração de energia e possui forte presença industrial.

· 23/11/2021 · Atualizado em 23/11/2021

O estado do Maranhão fica localizado na região nordeste do Brasil. Atualmente conta com uma população de mais de 6,5 milhões de pessoas. Destas, mais de 60% residem em zona urbana. A renda mensal per capita por domicílio é de R$ 676 e o Índice de Desenvolvimento Humano beirava os 0,639 no último Censo realizado.

 

Apesar de concentrar a economia no setor primário de produção, com ponto forte na agropecuária, o estado conta com uma rede de transportes responsável pela exportação de produção locais, se destaca pelo refino de petróleo e celulose, geração de energia e possui forte presença industrial.

 

A economia do estado

Na agricultura, o Maranhão se destaca pelas plantações de soja, mandioca, arroz e algodão. O estado também apresentou crescimento das atividades de pecuária nos últimos anos. Além disso, o extrativismo – principalmente das palmeiras carnaúba e babaçú – se destaca dentre as principais atividades econômicas do setor primário no estado.

A região também é responsável pela produção de madeira e pela extração e exportação de minério. A forte estrutura de transporte possibilita a movimentação dos minerais extraídos na região e nos estados vizinhos para comercialização no Maranhão.

Como parte das atividades do setor primário, o estado maranhense se caracteriza pelas indústrias de transformação de madeira, minérios, alimentos e celulose. Enquanto no setor terciário, o comércio e os serviços – especialmente os de logística – ganham destaque de atuação na região.

Oportunidades

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o estado do Maranhão, fica mais fácil imaginar os potenciais de investimentos para novos negócios na região. Além das possibilidades já existentes, o estado conta com um Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica, o Maranhão Mais Empresas.

O programa foi instituído no estado em 2016, e entre os principais objetivos, destacam-se o fomento e a diversificação da indústria e do agronegócio na região.

O principal foco é visando ao desenvolvimento dos centros industriais e ao fortalecimento de cadeias de produção locais. No geral, o programa busca promover o aumento dos índices produtivos, trabalhando para ampliar e atrair novos negócios. Incentivos fiscais como crédito presumido no valor do ICMS é um exemplo de benefício concedido pelo programa.

Além disso, um dos grandes diferenciais do Maranhão Mais Empresas contempla as oportunidades de expansão, desenvolvimento e modernização dos empreendimentos, sejam os industriais ou os do agronegócio. Dessa forma, também entra em pauta a contribuição para um mercado mais competitivo, com mais oportunidades e diminuição das desigualdades regionais e sociais no estado.

Possibilidades de Negócio

Tendo em mente todas essas informações, reunimos a seguir, algumas das principais possibilidades de negócio para implantação no estado do Maranhão:

Agronegócio: essa atividade, como já mencionada, é uma das mais exploradas no Maranhão. No entanto, devido à alta capacidade produtiva da região e aos incentivos disponíveis no Estado, investir em agricultura ou pecuária, mesmo que em pequena escala, pode ser uma excelente possibilidade de crescimento e desenvolvimento econômico.

Indústrias: com bom planejamento para implementação – e contando com o apoio de programas de incentivo, o investimento no setor industrial representa uma excelente oportunidade na região. O estado maranhense concentra a produção de bens como siderurgia, celulose, produtos químicos, combustíveis e bens alimentícios.

A criação de indústrias – seja de grande ou pequeno porte – representa desenvolvimento econômico para o estado e boas chances de crescimento para quem deseja empreender.

Turismo: além das principais atividades voltadas à produção e comercialização de bens e serviços, outro setor que tem apresentado crescimento é o do turismo. O estado reúne belezas naturais e pontos históricos potenciais para a exploração turística.

Pela sua localização geográfica estratégica e graças ao clima da região, o Maranhão tem capacidade para chamar a atenção de turistas do Brasil inteiro – e de fora dele. O investimento em atividades voltadas a este setor pode ser uma boa aposta.

Gostou deste conteúdo e gostaria de saber mais sobre outros potenciais de negócio? Navegue pelo nosso site e fique por dentro dessa e de outras dicas!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora