this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 08 11:56:11 BRT 2021
Pessoas | CAPITAL HUMANO
Identifique e desenvolva pessoas com perfil de líder na sua equipe

VEJA COMO O EMPRESÁRIO QUE CUIDA BEM DA SUA EQUIPE PODE PROCEDER.

· 08/04/2021 · Atualizado em 08/04/2021

Centralizar o papel de liderança dentro da empresa é uma postura já bastante ultrapassada. É muito mais inteligente identificar os colaboradores da equipe com perfil para liderar e desenvolver neles essa habilidade.

Isso faz a empresa adquirir “embaixadores”, além de melhorar a sua retenção de talentos. A seguir, saiba como fazer isso.

Como identificar lideranç

O primeiro passo é saber como identificar esses líderes em potencial. Para tanto, observe os seguintes aspectos:

Bom relacionamento com toda a equipe

Sabemos que um líder deve motivar os demais, por isso, é imprescindível que o profissional demonstre capacidade de manter bons relacionamentos, dialogando com todos, sem causar atritos, sabendo gerenciar possíveis conflitos entre os colegas. O líder “nato” precisa ter essa diplomacia e desenvoltura para conviver com pessoas que têm perfis muito diferentes.

Ser flexível

Observe aquele colaborador que demonstra uma facilidade em se adaptar às mudanças de cenário, que é aberto a receber e integrar no seu dia a dia novas ferramentas e processos. Afinal, se ele se tornar um líder, vai precisar conduzir a equipe nas mudanças futuras que a empresa vai atravessar.

Comprometimento

Obviamente, um líder precisa ter uma performance satisfatória dentro das suas atividades. Deve ser dedicado, buscar os melhores resultados, demonstrar proatividade e também ter a humildade de reconhecer suas limitações e buscar suporte quando necessário.

POTENCIALIZANDO LIDERANÇA

Uma vez que esses líderes em potencial foram mapeados, essa capacidade de liderar vai precisar ser desenvolvida. Para isso, as orientações são as seguintes:

Conversa transparente

Primeiramente, é preciso saber se essa pessoa é aberta para exercer esse papel de líder, ajudando a conduzir o restante do grupo. Para isso, chame-a para uma conversa, explique que essas características acima foram identificadas no seu perfil e que a empresa gostaria deve contar com ela para motivar o time. Essa conversa pode ser acompanhada de alguma atividade que desafie o colaborador em questão a demonstrar a sua capacidade de liderança.

Treinamento

Para liderar, uma pessoa precisa ter conhecimento de gestão de pessoas. Assim, se a empresa quer ter novos líderes, vai ter que investir em treinamento e capacitação nesse sentido. Desse modo, o fato de o profissional ser muito bom na sua atividade, não necessariamente significa que ele já tenha esse tipo de compreensão.

Delegue responsabilidades a eles

A ideia de desenvolver líderes é que eles possam assumir certas responsabilidades que, antes, recaíam totalmente ao gestor. Então, vai ser necessário abrir mão de ter o controle sobre tudo para permitir que eles executem essas tarefas de maior confiança.

Escute seus líderes

O líder é a ponte entre a equipe e os gestores, por isso, é importante que sejam ouvidos com atenção! Se possível, realize reuniões periódicas com eles para manter uma comunicação direta e transparente.

Recompense-os

Se uma pessoa vai exercer uma função de liderança além do que já faz na empresa, ela naturalmente precisa ser recompensada por isso.

Identificar e desenvolver líderes pode impactar de forma muito significativa o relacionamento da empresa com a equipe.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)