this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
17ª Ruraltur começa nesta quarta-feira em ambiente totalmente online
O evento contará com a participação de seis países e nove estados brasileiros, sendo sediado pelo Sebrae Maranhão.

A 17ª Feira Internacional de Turismo Rural (Ruraltur) traz seminários, mesas redondas, bate-papos, rodadas de negócios e um ambiente propício para realização de negócios

Um evento totalmente em ambiente digital que traz para a discussão o tema “Turismo Consciente, Criativo e Colaborativo”, focando diversas ações para empreendedores rurais e aos que desenvolvem atividades ligadas ao turismo rural, além de demais interessados nesse promissor nicho de mercado. A 17ª Feira Internacional de Turismo Rural (Ruraltur) inicia amanhã, 1° de setembro, sua programação oficial que vai até sábado, 4, pela plataforma www.ruralturdigital.combr.

Nesta edição, o Sebrae Maranhão sedia o evento que conta com mais de 250 lojas e 500 expositores, uma espécie de vitrine para fomentar, promover e fortalecer o Turismo Rural, dando visibilidade mundial ao empreendedorismo no campo.

Seis países participam da 17ª Ruraltur – Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Uruguai e Cabo Verde, além de nove estados da Federação – Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que abraçaram o evento e irão participar com mostras do turismo rural em seus territórios.

CAPACITAÇÃO

Mônica Sousa tem uma pequena propriedade em Balsas, sul do Maranhão, e irá participar da Ruraltur para entender melhor o mercado do turismo rural.

Mônica Silva Sousa, proprietária do Racho Três Amores, em Balsas/MA, participa do evento em busca de capacitação e interação com outros empreendedores do segmento, com o desejo maior de aprimorar os serviços e atividades oferecidas em sua propriedade.

“Durante a pandemia, eu e minha família despertamos para empreender na nossa pequena propriedade que, até então, era apenas para uso particular. Fizemos algumas interferências de maneira ecologicamente correta, pois queremos manter o mais natural e preservado possível e começamos comercializar para a realização de eventos religiosos (retiros espirituais) e ainda casamentos. Agora vamos abrir para um mercado mais amplo, pois já vimos que existe uma demanda. E é para isso, para absorver conhecimento e trocar experiência com quem conhece o mercado, que vamos participar desta edição da Ruraltur e para nos preparar muito bem para receber nossos turistas”, destacou a empreendedora..

PROGRAMAÇÃO

Alguns eventos acontecerão dentro da programação oficial da Ruraltur, como o I Seminário Nacional de Turismo Consciente, que acontece logo nos dois primeiros dias do evento. Promovido pela Rede de Empreendedores do Turismo Rural Consciente em parceria com os Sebrae Maranhão e Sebrae Paraíba, o evento foi concebido com nove painéis que trazem temas importantes para o segmento, criando um itinerário de aprendizados e experiências para quem quer empreender e melhorar a sua atuação no Turismo Rural ou tem desejo de saber mais sobre esse nicho que, hoje, emerge como uma das grandes tendências de viagem.

Dentro da programação da feira, estão previstas visitas técnicas virtuais, mesas redondas, rodadas de negócios, palestras, salas de bate-papo com consultores e especialistas para quem quiser investir no turismo rural consciente, criativo e colaborativo.

A Ruraltur

Criada pelo Sebrae Paraíba em 2005, a Ruraltur passou a ser nacional e itinerante a partir de 2015. Na edição de 2021, o Festival de Turismo Rural e Turismo de Aventura garantiram capacitações prévias para os participantes, focadas no resgate de tradições, cultura e pertencimentodos empreendedores e expositores da região Sul do estado – mais especificamente do Polo Chapada das Mesas. O grupo recebeu consultorias, mentorias e tutorias. E as melhores experiências resultantes dessas capacitações são destaques da programação oficial da 17ª Ruraltur.

“Essa participação contribuirá para uma divulgação mais ampla do potencial maranhense, em particular do Polo Chapada das Mesas, fortalecendo o posicionamento da região como detentor de atrativos de turismo rural”, aponta Sandra Barcelos, analista do Sebrae e coordenadora estadual da 17ª Ruraltur.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?