Oportunidades de negócios e de parcerias, capacitação e contato com as novas tendências do turismo, aliados ao planejamento do futuro da atividade turística e com a implementação na prática dos controles sanitários para os eventos presenciais da cadeia do turismo são saldos da 48ª Abav & Expo Collab, que foi encerrada na última sexta-feira, 8, sinalizando um olhar para o futuro e deixa saldos positivos e de esperança com a retomada mais firme dos negócios do setor.
Organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) e parceiros, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE), o evento reuniu todos os players do turismo, com destaque para agentes e operadores. Foi aberto com uma expectativa inicial de 9 mil inscritos, mas ao final de três dias (de 06 a 08/10), a Abav Nacional contabilizou 12.328 visitantes, nacionais e internacionais, em participação presencial ou acompanhando a programação espelhada em plataforma virtual.
No encerramento, a presidente da entidade, Magda Nassar, ressaltou as medidas sanitárias para os eventos do turismo, com um dos legados desta 48ª edição. “Com as restrições impostas pela pandemia, pensamos o evento como um teste na retomada. Entregamos um evento surpreendente, cumprimos todos os protocolos de segurança e pudemos receber caravanas de todo o Brasil, com a esperança de reaquecimento e fortalecimento do turismo”, frisou a presidente.
Na ocasião, Nassar também anunciou que Pernambuco sediará a 49ª edição da Abav Expo & Collab, de 21 a 23 de setembro de 2022, no Centro de Convenções de Olinda, quando são esperadas 48 mil participantes, já com as condições de controle da pandemia mais estabilizadas.
Caravana Maranhense
O Maranhão foi um dos destaques da 48ª Abav & Expo Collab, com a participação de mais de 80 empresários oriundos dos polos Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, São Luís e Lençóis-Munim, em missão técnica apoiada pelo Sebrae e Abav/MA. No grupo, presenças de agentes de viagens, hoteleiros, empreendimentos do setor de bares e restaurantes, artesãos, jornalistas, além de operadores e representantes institucionais.
No âmbito institucional, no ambiente de Pavilhão de Exposições, o destaque foi para o estande do Maranhão, organizado pela Secretaria de Estado do Turismo, ponto de encontro da missão maranhense para a apresentação de produtos, pacotes de viagens e de seus portfólios, captação de parcerias e de contatos para futuros negócios, além da divulgação maciça de atrativos do Maranhão e dos destinos São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas, com participação destacada da Secretaria de Turismo de São Luís.
Destaque, ainda, para as presenças de técnicos do Sebrae e governo do Estado, do secretário estadual de Turismo, Catulé Jr, e dos secretários de Turismo Saulo Ribeiro (São Luís), Patrick Araújo (Tutóia), Edson Santos (Paulino Neves), Carlos Kerluylys (Barreirinhas), Taís Bueno (Estreito) e Jorge Silva (Santo Amaro).
Negócios e capacitação
Em média, a participação viabilizou aos empresários do Maranhão a realização de três a cinco contatos comerciais e propiciou a aquisição de conhecimentos por meio da participação em pelo menos três eventos de capacitação entre os 50 oferecidos na Vila do Saber. Também gerou oportunidades de intercâmbio entre empresários e agentes de viagem de outros destinos nacionais e internacionais participantes, a possibilidade de parcerias entre empresas dos quatro polos maranhenses e a atualização nas novas tendências e boas práticas na cadeia do turismo.
Empresários como Bruno Braga e Herly Torres (da Aldeia do Leão, Carolina/MA) e Adriano Brito (da Mundo Gekos, em São Luís), por exemplo, aproveitaram o encontro na 48ª Abav & Expo Collab para discutir a possibilidade de parcerias. Eles avaliam como positiva a participação, ressaltando especialmente a possibilidade de negócios futuros. “Este contato inicial tem tudo para render uma parceria benéfica para nossos negócios”, afirmam Adriano e Herly.
Uma curiosidade desta edição é que nas negociações e na divulgação dos produtos turísticos, desta vez a tradicional folheteria em papel, brindes e material de apoio às vendas foram reduzidos ao máximo, dando lugar ao uso de tablets, smartphones, aplicativos e acesso de informações via QR-Corde.
A opção digital unificou os interesses do superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, na divulgação do Passaporte da Chapada das Mesas, estratégia de marketing e de fidelização que já está em curso, ajudando a divulgar o potencial turístico da região, detentora de atrativos diferenciados e exuberantes. “São inovações que vieram para ficar e nos ajudam muito no alcance dos nossos objetivos e na ampliação dessa divulgação”, sinalizou ele.
Rota das Emoções
Já na área reservada aos Destinos Brasil, destaque para o Espaço da Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que abrange os estados do Maranhão, Ceará e Piauí, que este ano completa 16 anos, beneficiando mais de 400 empreendimentos em 14 municípios.
O roteiro também foi evidenciado durante o Checkin da Rota das Emoções, talk show realizado na Vila do Saber, com empresários representantes dos três estados, com participação do empresário e secretário de Turismo de Tutóia, Patrick Araújo. Em sua fala, ele sublinhou a diversidade de atrativos e opções oferecidas pela Rota, a exuberância natural e a possibilidade de vivências surpreendentes nos três destinos – Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
Turismo de charme - Outro grande momento da participação do Maranhão na Abav Expo & Collab foi a visita técnica ao Porto das Dunas Praia Hotel, em funcionamento há cinco meses, idealizado pelos maranhenses Augusto e Luisa Bottino. O equipamento é referência regional no turismo de charme, praticando um conceito de atendimento personalizado, afetividade e acolhimento. No encontro, houve amplas possibilidades de parcerias e negócios com o trade maranhense, especialmente com os destinos da Rota das Emoções.
Para o diretor Técnico do Sebrae/MA e presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Luís, Mauro Borralho, a realização da 48ª Abav Expo & Collab é um marco desse novo momento para a cadeia do turismo.
“Com o evento, a Abav Nacional, a Abav Maranhão e parceiros como o Sebrae deram passos decisivos para impulsionar a recuperação da cadeia do turismo. Nessa perspectiva, em conjunto, o Sebrae e a Abav/MA criaram as condições para a participação de empresários do Maranhão no evento, propiciando importante intercâmbio entre os polos turísticos do estado, capacitação e atualização nas tendências e padrões sanitários para o setor e contatos visando parcerias de negócios. Mas, principalmente, foi viabilizado o reencontro dessa importante cadeia econômica com a esperança de que os momentos mais difíceis já estão passando e já podemos vislumbrar perspectivas de reaquecimento”, analisou o executivo.
Já o presidente da Abav/MA, Jansen Santos, ressalta os resultados da participação maranhense, enfatizando a troca de experiências e as boas perspectivas nesta retomada.
“A Abav Nacional e as unidades estaduais trabalharam de forma intensiva, com todos os cuidados, para que o evento fosse proveitoso para todos os participantes. A participação do Maranhão foi bastante destacada, especialmente pela parceria entre a Abav/MA e o Sebrae, que nos permitiu levar para Fortaleza um expressivo número de empresários, que puderam aproveitar esse momento de retomada para buscar parceiros de negócios, capacitação e para se atualizar com os procedimentos que serão praxe nos eventos presenciais do turismo. O saldo foi bastante positivo e nos anima para a 49ª Abav & Expo Collab, ano que vem, em Pernambuco”, avalia o dirigente.