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Empreendedorismo
Como escolher o segmento ideal para empreender
antes de tomar a decisão de empreender, é importante decidir o segmento de mercado que pretende atuar.

Ser dono do próprio negócio sempre foi sonho pra muita gente. Entretanto, antes de tomar a decisão de empreender, é importante decidir o segmento de mercado que pretende atuar. Veja a seguir cinco pontos que podem ajudar a fazer uma boa escolha.

Orçamento
O investimento necessário para a abertura de um negócio é um dos principais pontos e esse orçamento pode variar de acordo com o segmento. Por isso, é importante realizar uma boa pesquisa de mercado e compreender todos os custos iniciais para colocar a sua ideia em prática.

Comportamento

Uma outra dica, é compreender a dinâmica do produto ou serviço do segmento que você está pensando em investir. É importante levar em consideração alguns pontos, como, por exemplo, se o serviço tem um bom custo-benefício para se manter atrativo ao público, se os produtos têm consumo sazonal e a necessidade de reposição de estoque, para prever parte dos custos mensais.

Conhecimento

Conhecer o tipo de produto ou serviço que se quer investir é outro ponto que merece atenção. É sempre mais seguro investir em algo que já se tem experiência, pois assim você já terá habilidades relacionadas ao negócio para iniciar os trabalhos e treinar, de maneira básica, o seu pessoal. E isso pode ser tanto por formação acadêmica ou pela prática de mercado.

Afinidade e Futuro

A afinidade com algo que goste é uma excelente dica para quem quer empreender. Quando se faz algo que gosta, as atividades são mais prazerosas e como consequência vem a satisfação profissional. Por isso, tente buscar por segmentos com os quais você se identifique e, em caso de franquias, com modelos de negócios e serviços nos quais acredite. Assim, seus dias de trabalho, que tendem a ser extremamente árduos no começo, serão muito mais satisfatórios.


Ter visão de futuro é um pilar que pode ajudar na escolha do segmento ideal. Na pesquisa de mercado, procure avaliar o que é tendência no mundo dos negócios para o futuro. É recomendável fugir do que está ‘na moda’ e buscar segmentos que se manterão atraentes ao longo dos anos.

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