this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo
Conheça os principais desafios do empreendedorismo feminino
As mulheres vem ganhando espaço no mercado não é novidade mas já parou para pensar nesse processo? Veja aqui.

O empreendedorismo feminino vem ganhando cada vez mais espaço hoje em dia. O número de mulheres que inclui a gestão de uma empresa entre as principais atividades do dia a dia é calculado em movimento crescente.

A mulher está presente em vários segmentos sociais, ajudando a transformar não apenas o setor da economia, mas a história, por quebrar um antigo paradigma social.

Alcançar o sucesso profissional é o sonho de muitas mulheres que almejam ser reconhecidas pela qualidade do seu trabalho. As empreendedoras compartilham da mesma linha de pensamento, mesmo sabendo dos desafios que envolvem o empreendedorismo feminino.

A mulher empreendedora ainda enfrenta muitos obstáculos no processo de gestão de uma empresa. É constante a luta contra os preconceitos de mentes que se apegam a conceitos ultrapassados e paradigmas que nunca deveriam ter existido.

Em meio a tantos desafios, a mulher encontra dificuldades diferentes das enfrentadas pelos homens que também exercem atividades empreendedoras. Mas qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Contexto Social

 

O empreendedorismo feminino ganha um grande significado ao perceber que a cerca de 100 anos as mulheres não estudavam nem tinham o direito ao voto no Brasil.

Há algumas décadas as mulheres casadas que almejavam trabalhar precisavam mostrar a autorização dos maridos. Nesse contexto o empreendedorismo feminino tem um significado que vai além da gestão de uma empresa: a mulher conquistou um direito social.

À frente de uma empresa as mulheres exercem o papel de liderança na sociedade, função que antigamente estava restrita a figura masculina. Muitas empreendedoras são responsáveis pelo sustento da família, colaborando para o crescimento econômico do país.

O empreendedorismo feminino marca uma grande conquista, mas muitas transformações ainda devem ser feitas no intuito de que o cenário fique mais favorável para as mulheres empreendedoras. Veja os principais desafios.

Contra o preconceito

Muitas mulheres enfrentam discriminações na prática do empreendedorismo, tendo em vista que o preconceito por parte de alguns homens ainda é comum no meio empresarial.

Embora muitos avanços já tenham ocorrido neste setor, algumas pessoas ainda atribuem à mulher a imagem de dona de casa ou a ocupação de cargos inferiores aos homens.

Pessoal x Profissional

A prática do empreendedorismo feminino requer constante dedicação. Muitas mulheres têm dificuldade de conciliar a gestão empresarial às rotinas que envolvem o dia a dia da vida pessoal.

A fase inicial da gestão da empresa tende a ser mais complicada. Os esforços são maiores devido aos recursos que ainda se apresentam mais limitados, exigindo uma dedicação praticamente de tempo integral.

As dificuldades enfrentadas pelas mulheres não são capazes de fazê-las desistir da ideia de gerir a própria empresa. Muitas são motivadas por um sonho que está acima de qualquer preconceito ou tabu social.

O empreendedorismo feminino vai além de um desafio: é uma realidade que a cada dia encontra mais adeptas e simpatizantes com o objetivo de adentrar este universo e construir a própria história.

Leia mais conteúdos interessantes no nosso site e aprenda estratégias que podem ajudar a gerir o seu negócio.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora