this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Festival das Tulhas exalta gastronomia maranhense e empreendedorismo
Até o dia 15, a gastronomia maranhense e sua incomparável combinação de sabores e influências estará em destaque na 4ª edição do Festival das Tulhas.

O evento, que este ano acontece virtualmente pelo Instagram e Youtube, reunirá 120 convidados de todo o Brasil e de fora do país, chefes antenados e uma imensa gama de negócios e empreendedores de segmentos ligados à gastronomia, cadeia do turismo e o artesanato e negócios criativos, além de parceiros, instituições públicas e privadas e um público crescente interessado no universo da gastronomia.

A realização do Festival é da Associação Maranhense de Artesãos Culinários – AMAC, com o apoio de parceiros como o Sebrae, que colaborou com a programação técnica e viabiliza a participação de empreendedores do turismo e economia criativa (gastronomia) em uma programação de Lives especiais que acontecem durante o evento.

Com essa participação, abre-se espaço para um “diálogo” entre as diversas atividades dentro desse ambiente de diversidade e de oportunidades, que caracterizam o turismo e a economia criativa, potencializando possibilidades como, por exemplo, a oferta de vivências gastronômicas nos roteiros turísticos, dentre outras, sempre na perspectiva de valorização das particularidades da gastronomia maranhense e dos negócios criativos e do turismo.

Nesse time, empreendedores como Léo Júnior Aguiar (Jânio Tour Receptivo) e Metuzael Lisboa Aguiar (Restaurante Pôr do Sol), ambos de Raposa – MA; e, ainda, Rafael Campos de Sousa (Fazenda Caruma, produtor da Farinha Biriba, de Pinheiro), que participam da programação de lives especiais do evento.

Sabor e memória

Reunido chefs do Maranhão e de todo o Brasil, de renome nacional e internacional, o Festival das Tulhas contará ainda, entre os 120 convidados, com sommeliers, mixologistas, mestres cervejeiros, pesquisadores, técnicos, empresários do ramo gastronômico, de bebidas, de cerimonial, estudantes,

jornalistas, designers, artesãos e representantes de instituições do Turismo, do poder público e de ensino.

Os objetivos são a troca de conhecimento e experiências, criação de redes de relacionamento entres pessoas, empresas e instituições com interesse comum na cultura gastronômica, promovendo o que é do Maranhão e apresentando tecnologias da produção de alimentos.

Espaço Consolidado - Já consolidada no calendário do estado, a iniciativa volta-se para um variado público – que vai de organizações, produtores, estudantes e pesquisadores das cadeias produtivas da cultura da gastronomia, até profissionais da agricultura, da culinária, do turismo e da comunicação e toda a comunidade interessada.

As inspirações e referências do Festival neste ano trafegam pelos sabores e memórias do Maranhão e o que traz de lembrança àqueles que já conheceram o Maranhão: tempero seco (cominho + pimenta do reino), corante de urucum (colorau), folha de louro, cheiro verde (coentro + cebolinha), azeite de coco babaçu, leite de coco, pimenta de cheiro, porco preto, castanha do Maranhão, queijo de são bento, juçara, manga, maracujá, caju, tiquira, compotas, Zé Pereira, peixe da água doce e salgada, farinha biriba e muitas outras delícias.

O Festival das Tulhas 2020 “pretende aguçar as memórias afetivas dos participantes, do sabor, do cheiro, da troca de calor humano (mesmo em tempos de distanciamento social), conforme afirma o chef Júnior Ayoub, idealizador e coordenador do evento, membro da AMAC. “Contaremos a história que cada um de nós tem construído a cada dia. Dividiremos, com todos, nossas experiências, vivências, seja nos Mercados do Mundo, na cozinha, no balcão do bar, colocando água na brasa ou a mão na massa, sempre exercendo a arte de receber bem, harmonizando, ao vivo e em cores, gravado em vídeos, áudios ou textos e até mesmo com fotos, músicas e danças, deixando nosso estado no mapa”, descreve poeticamente a programação o chef Júnior Ayoub.

Do virtual ao presencial

A programação – composta por vídeos, intercalados por lives – acontece ao longo de três dias, de 9h às 21h (De 13 a 15/10), com transmissão pelo You Tube e Instagram do Festival – @amac.ma

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?