this is an h1

this is an h2

Inovação
InovAtiva Day reúne mais de 700 pessoas
Evento virtual, gratuito e com grandes nomes do ecossistema inovador, foi aberto ao público externo e promoveu conexão e troca de experiências

A segunda edição do InovAtiva Day contou com a participação de grandes nomes do ecossistema de empreendedorismo inovador nacional em apresentações de painéis, palestras e atividades de conexão. Participaram do evento mais de 700 pessoas, que puderam acompanhar, de forma online e gratuita, um dia inteiro de atividades no sábado, 9 de outubro. A ação foi promovida pelo InovAtiva, política pública e hub que atua no desenvolvimento do ecossistema nacional de empreendedorismo inovador.

A programação do InovAtiva Day foi planejada com o objetivo de integrar e capacitar empreendedores, incentivar e promover trocas de conhecimento e conexões entre os participantes. Nesta segunda edição do evento, os palestrantes e painelistas abordaram temas como investimentos em startups, conexões com grandes empresas, e cases de sucesso de pessoas que transformaram seus sonhos em um negócio próprio.

Além do conteúdo aberto ao público externo, os participantes dos ciclos de aceleração do InovAtiva Brasil 2021.2 e InovAtiva de Impacto Socioambiental contaram com treinamentos de pitch, em quinze salas virtuais e exclusivas. Nestas salas, empreendedores receberam orientações de mentores sobre como apresentar sua startup a investidores, trocaram informações e contatos, estabelecendo importantes conexões para seus negócios.

A programação contou ainda com painéis regionais, organizados pela Comunidade InovAtiva, que permitiu a troca de experiências e contatos entre os mais diversos agentes do ecossistema de inovação, de todas as regiões do Brasil.

Os participantes foram recepcionados com as boas-vindas de Rafael Wandrey, Coordenador-Geral de Empreendedorismo Inovador e Novos Negócios do Ministério da Economia. Ele comentou sobre o interesse do público de todo o país e sobre as ações previstas para a iniciativa no próximo ano:

"Por ser um evento aberto, além das startups participantes dos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental, a programação atraiu também pessoas de todos os estados brasileiros, interessadas em temas relacionados ao empreendedorismo inovador. Em 2022, vamos ampliar o impacto do InovAtiva Day, promovendo eventos presenciais em diversas cidades, de todas as cinco regiões brasileiras. Com isso, o InovAtiva vai continuar contribuindo com a disseminação de conteúdos de qualidade para as atuais e futuras startups".

Programação

O InovAtiva Day contou com uma programação dinâmica e cheia de conteúdo. Para abrir o dia, Rodrigo Terron, CEO, e Abraão Sena, e Diretor de Recursos Humanos da Rocketseat, apresentaram sua história na palestra "Fiz do meu sonho uma startup de sucesso". Nela, os empreendedores compartilharam as dificuldades do processo, a importância da resiliência e de encontrar os parceiros certos para trilhar o caminho.

Das 10h às 11h, o tema do Painel 1 foi: Opções de investimentos em startups: oportunidades e cenários. Apresentado por Guilherme Enck e Carolina E. Cassel, respectivamente, cofundador e Head de Investimentos da Captable, e por Serginho Finger, CEO da Trashin, startup acelerada pelo InovAtiva Brasil. No painel, os convidados destacaram que os investidores observam mais o empreendedor do que a ideia em si, além da importância de criar um relacionamento que preceda a fase do aporte financeiro em si.

Em seguida, Andrei Golfeto, especialista de New Ventures no iFood, apresentou o painel 2: Dicas práticas para se conectar com grandes empresas. Ele enfatizou a importância da análise para definir parceiros adequados a um negócio e de apresentar dados concretos, como resultados financeiros, público-alvo e, se for o caso, métricas de impacto socioambiental, para estabelecer conexões com sucesso.

Das 14h às 17h, o dia foi tomado pela conexão entre os participantes. Organizadas pela Comunidade InovAtiva, as salas simultâneas de conversa em modelo de speed dating, divididas entre as cinco regiões do país, proporcionaram a todos os participantes a oportunidade de se conectar com potenciais parceiros e compartilhar suas experiências.

A Programação Magna de Encerramento – Ferramentas e estratégias para atrair seu cliente – ficou por conta do Ricardo Françoso, Diretor de Vendas na GrowthHackers, e Flávia Paixão, idealizadora do projeto Empreender com Paixão. Eles deram dicas sobre a melhor forma de encontrar seu público-alvo, constantemente reavaliar processos e técnicas de experimentação.

Todas as palestras estão disponíveis na íntegra no canal do InovAtiva no YouTube. Acesse aqui. Confira também a cobertura do evento no Blog InovAtiva.

“O Inovativa Day aproxima a inovação de pessoas interessadas nesta temática, pequenos negócios e outros atores do ecossistema. Com isso, buscamos democratizar conteúdo e disseminar a inovação por todo o país”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Sobre o InovAtiva

Política pública criada em 2013, o InovAtiva é um hub de aceleração, conexão e capacitação de startups brasileiras. Realizado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), o hub já contribuiu para o desenvolvimento de milhares de negócios inovadores de todo país. Oferece uma série de produtos e programas para apoiar o desenvolvimento das startups brasileiras.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?