this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
São Luís de norte a sul conectada pelo Mobiliza SLZ
Atmosfera de criatividade permeia a Cidade dos Azulejos, com ações na orla de São Luís e em diversos bairros

Criatividade, talento empreendedor, ações de inclusão e responsabilidade social, festivais musicais e gastronômicos, aulas de surf, feira cultural, passeios turísticos, atividades de pintura facial, conexões entre artes cênicas, literatura e educação patrimonial se espalharam pela cidade no quarto do dia do Mobiliza SLZ, resultando em uma São Luís que, radiante, expõe sua face mais feliz e integradora.


Ludovicenses e turistas desfrutam desse ambiente, uma atmosfera contagiante que tomou conta de diversos pontos da cidade, promovendo discussões e conexões voltadas para o fortalecimento da economia criativa, cultura e turismo.


“É muito bom ver São Luís tomada pelo Mobiliza, integrada, construindo conexões que, sem dúvida, ajudarão muito a fortalecer a nossa identidade cultural, ao dar visibilidade ao potencial de São Luís para o turismo, a economia criativa e a cultura. Nos sentimos felizes de dar à nossa cidade esse presente nos 409 Anos”, assinala o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Empreendedorismo e arte

Conecta Surf – O feriado começou com as ações do Conecta Surf, resultante da união de diversos projetos à Associação de Surfe e Bodyboard do Olho d’Água (Asboa) e à ONG Salve as Praias, com ações desde o início da manhã até o pôr do sol na orla da capital, prosseguindo também nesta quarta-feira, 8 de setembro.
Aulas de surf no mar e dança, venda de biquínis no calçadão e aferição de pressão em tendas instaladas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que trouxe para a cena do Mobiliza SLZ o projeto “Mexa-se”. O dia também incluiu ações de educação ambiental com limpeza da praia e atividades culturais no caminhão-palco do Sesi, articuladas pelo projeto “Ilha Cultural”, do início da tarde ao fim do dia.
“Estamos muito felizes com todas essas conexões que mobilizam a nossa energia. Estamos mostrando que nossas praias são lindas e precisam de cuidados e que estamos aqui para somar e muito satisfeitos com o Mobiliza SLZ nos dar essa oportunidade”, ressaltou Rogério Verde, presidente da Asboa e um dos idealizadores do Conecta Surf.

Feira Cultural JKomics – Durante o dia, a Praça Duque de Caxias, no bairro do João Paulo, tradicional eixo comercial de São Luís, recebeu a Feira Cultural JKomics. Amantes de quadrinhos, HQ’s, de moda, artesanato e música expuseram produtos e trocaram experiências em uma edição especial da feira, neste feriado de Independência. Dividida em tendas temáticas, a feira ofertou a venda de artigos de literatura, das culturas afro, pop, geek, além de acessórios e produtos de beleza. “A maioria desses artigos é feita pelos próprios expositores, o que é importante, já que o projeto valoriza a economia criativa. Tivemos também unidades móveis que trabalham com inclusão digital e oficinas de nutrição e aproveitamento de alimentos. Dessa forma, agregamos pessoas que fazem arte e damos visibilidade, liberdade e oportunidade a esses empreendedores”, garantiu Donilton Silva, um dos idealizadores da Feira Cultural Jkomics.

Pintura Facial – Também no Centro Histórico de São Luís, na conhecida Praça dos Poetas, ecoaram os bons ventos do Mobiliza SLZ, na tarde do feriado do dia da Independência, na atividade de pintura facial e artística, voltada ao público infantil. Organizadora do evento "Pintura Facial e Artística com Pinceladas", a arte educadora Julia Beatriz, levou para as ruas históricas sua arte, usando produtos como glitter, cosméticos e tintas hipoalergênicas. Além de divulgação do trabalho, o Mobiliza gerou, para ela, oportunidade de uma renda extra no feriado, consolidando uma aspiração como empreendedora. "O Pinceladas é um sonho que começou como uma brincadeira em casa quando tinha 15 anos e que hoje virou um empreendimento e estou participando do Mobiliza SLZ por ser uma oportunidade de divulgar o trabalho", afirmou a organizadora.

Conexão História Mulheres que Encantam – O Projeto Conexão História: Mulheres que Encantam, desenvolvido por professores e alunos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Centro Histórico, também ganhou o Centro Histórico de São Luís, no Largo da Igreja do Carmo.
O projeto se insere no Eixo Turismo Hospitalidade e Lazer do IFMA, do qual resultaram a Efeito Cooperativa, uma empresa-escola, e o grupo Conexão História, idealizados como contribuições à educação patrimonial e ambiental em São Luís.
À luz de intervenções de arte e cultura, as atividades realizadas hoje no Largo do Carmo representaram um exercício cultural para conectar história, literatura, música e o teatro com a preservação do patrimônio cultural da capital dos Azulejos. Em performances artísticas, foram apresentados discursos sobre a história da mulher, com ênfase para personalidades femininas, entre as quais Maria Firmina dos Reis, Zelinda Lima, Ana Jansen, Catarina Mina, Dona Teté e Maria Aragão. Tomaram conta do Largo, declamações de poesias e conversas sobre esse grupo de mulheres, muito à frente do seu tempo e que se destacaram no cotidiano de São Luís, marcando suas respectivas épocas.

City Tour São Luís em Libras – E veio também do Instituto Federal de Educação – IFMA, do curso de no Curso de Guia de Turismo, uma ação piloto que fez do Mobiliza SLZ também um movimento tão includente quanto criativo. Trata-se do City Tour São Luís em Libras, que percorreu os principais pontos e momentos do Centro Histórico partindo do Palácio dos Leões, sede do governo estadual, passando pela Prefeitura de São Luís, Praça da Mãe D’Água, Igreja da Sé e arredores e terminando na Praia Grande, no Teatro Odylo Costa Filho. A ação direciona-se, para portadores de deficiências, guiados por intérpretes de libras e guias turísticos especializados.

13º Lençóis Jazz e Blues Festival – Fechando a programação do quarto dia, o Mobiliza abriu espaço para os acordes do 13º Lençóis Jazz e Blues Festival, realizado na Concha Acústica Reynaldo Faray, Lagoa da Jansen, com shows especiais programados para o feriadão de 7 e 8 de setembro.
Na abertura, Jane Duboc e Ogair Júnior, em show dedicado a Burt Bacharach, deliciaram o público, que acompanhou também apresentações de Jefferson Gonçalves e Kleber Dias e, no encerramento, as performances dos maranhenses Israel Dantas (violão), Carlos Raquet (contrabaixo), Renato Serra (teclados), Rui Mário (acordeon) e Ronald (bateria), no espetáculo “Caminhada” em homenagem ao baixista Mauro Sérgio, vítima de Covid – 19.

Já amanhã, 8, aniversário de São Luís, os shows continuam com Nailor Proveta e Alessandro Penezzi abrindo a noite, seguido de apresentações de Paulo Becker & Marcos Sacramento, do pianista Salomão Soares e da cantora Vanessa Moreno.

O Mobiliza SLZ prossegue até dia 12 de setembro, contemplando mais de 80 ações e eventos em diversos formatos, realizados de forma independente em vários pontos de São Luís. São parceiros da iniciativa: a Prefeitura de São Luís, Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, além do Instituto Cultural Vale e da empresa Alvorada Motos, estes dois últimos patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?