this is an h1

this is an h2

Pessoas
Sebrae e IFMA apresentam Pronetec Aprendiz à MPE's
O programa é do governo federal, mas no Maranhão as duas instituições estão operacionalizando as ações

O Sebrae e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) apresentaram o programa Pronatec Aprendiz aos empresários de micro e pequenas empresas de São Luís. Trata-se de um programa federal de capacitação profissional para inserção de jovens maranhenses entre 15 e 18 anos no mercado de trabalho.

 

A ação de apresentação aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e contou com a presença de dezenas de empresários de micro e pequenos negócios e representantes de diversos sindicatos e entidades empresariais da capital.

 

Ao todo, no Maranhão estão sendo capacitados 166 jovens nas áreas de produção cultural, designer, controle processos industriais, gestão de negócios e comunicação, em São Luís e Imperatriz, em cursos cuja carga horária varia de 480 a 520 horas.

 

Neste programa, o Sebrae é responsável pela prospecção, sensibilização e orientação de pequenos negócios que possam contratar os jovens matriculados no Pronatec Aprendiz, enquanto o IFMA realiza a capacitação dos jovens que atendidos pelo programa. A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) é parceira da iniciativa e está colaborando com a sensibilização de empresas para receber os alunos por meio doa sindicatos patronais da indústria.

Atividades

Na programação da ação de apresentação, o sociólogo e chefe da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Alfredo Lima, proferiu a palestra “Responsabilidade Social Empresarial como estratégia de negócios”. Já o professor Walker Rabelo, do IFMA apresentou as trilhas de conteúdo e grades curriculares dos cursos oferecidos pela instituição.

 

A analista técnica da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, Raissa Amaral, apresentou o programa como um todo e as vantagens para as micro e pequenas empresas contratarem jovens atendidos Pronatec Aprendiz. “Esta modalidade do Pronatec permite que empresas com um funcionário possam ter jovens oriundos do programa, há condições trabalhistas menos onerosas, flexibilidade de remuneração”, comentou Raissa.

 

Para maiores obter maiores informações, os empresários de micro e pequenas empresas podem entrar em contato com o Sistema Nacional de Emprego no Maranhão (Sine-MA) por meio do telefone (98) 3221-2405, das 08h às 12h e 14h às 18h, e pedir para falar com Honorata Azevedo.

 

Estiveram presentes na ação o presidente do Sindicato do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz; o presidente da Associação Maranhense de Supermercados, João Sampaio; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Sol e Mar, Vila Luizão e Divineia (Acivimil), Antônio Souza; o presidente da associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Maranhão  (Abrasel-MA), Jorim Wanderley Ithamar; e a coordenadora estadual do Sine-MA, Isaura Moreira Lima.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?