this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas
Seminário de artesanato em Imperatriz tem apoio do Sebrae
O I Seminário dos Trabalhadores de Artesanato da Região Tocantina, reuniu 115 participantes para discutir a lei nº 13.180\15, que trata da profissão de artesão
  • Números

Para debater sobre a lei que dispõe da profissão de artesão, 13.180\2015, sancionada em 2015, bem como seus direitos e novas possibilidades de atuação, a Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (CNARTS), por meio de sua coordenação estadual, realizou no último dia 03 de junho, em Imperatriz, o I Seminário dos Trabalhadores de Artesanato da Região Tocantina, que reuniu mais de 115 participantes, dentre eles, artesãos, assistentes sociais e agentes públicos da região.  

O seminário teve como objetivo apresentar a lei, os decretos que classificam os produtos produzidos, e demais ações que fomentam o desenvolvimento da atividade na região. O encontro foi conduzido pela presidente da Cnarts, Isabel Rodrigues, que na ocasião conversou com os presentes, para conhecer as necessidades e dificuldades dos artesãos na região, destacando os incentivos a profissão, comercialização e os mecanismos para ampliar a atividade.

A regional do Sebrae em Imperatriz, apoiou o seminário no intuito de fomentar a cultura empreendedora desses pequenos empresários. Na mesa de abertura, o Sebrae foi representado pelo assistente técnico George Monteiro, que em seu discurso, destacou o apoio da instituição na qualificação desses profissionais. “Os artesãos têm um papel importante em nossa região, vemos pelos números que crescem a cada dia, portanto, precisamos continuar esse trabalho de qualificação, fomentar a atividade, além de buscarmos mais incentivos para esse público”, pontuou.

Números

De acordo com o Portal do Empreendedor, em Imperatriz apenas 79 artesãos estão formalizados. Isabel Rodrigues destaca que é um número pequeno, comparado aos profissionais que exercem a atividade na cidade. “As discussões introduzidas no seminário, além de apresentar os direitos dos artesãos, foi justamente trabalhar para que mudemos essa realidade, pois são empreendedores que movimentam a economia em nível nacional. Ao longo de 30 anos que trabalhamos em prol desses profissionais, o Sebrae tem sido um grande parceiro, e nesse primeiro encontro em Imperatriz, não foi diferente, mais uma vez ajudou a fortalecer a classe”, afirmou Isabel.   

Dentre os 115 participantes no evento, além de pessoas de Imperatriz, estavam presentes artesãos de Campestre, Buritirana, Senador La Roque e outros municípios da região, como Estreito, que é atendido pela Regional do Sebrae em Imperatriz; que encaminhou um grupo de sete artesãos da cidade, já formalizados, para participar. “Em Estreito os trabalhos com o artesanato são muito fortes, temos mais de 50 profissionais formalizados por meio da Sala do Empreendedor, com ajuda do Sebrae de Imperatriz, e trouxemos sete empreendedores pra participar desse momento de lutas e mobilizações dos direitos, já que temos muitos avanços alcançados pela categoria artesã brasileira”, destacou o agente de desenvolvimento de Estreito, Carlos Alves.

A coordenadora da ação em Imperatriz e assistente social, Rebeca Labre, avaliou como positivo o encontro e disse que foi firmado um marco de grande perspectiva e inovação, que irão gerar mais oportunidades para os profissionais. Durante o seminário também foi realizada uma feira de pequeno porte com peças de artesanato produzidas pelos artesãos da região.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?