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Tue Dec 13 10:47:35 BRST 2016
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar um supermercado, mercearia e similares

Conforto e atendimento personalizado são requisitos fundamentais para o sucesso do negócio que, atualmente, sofre muita concorrência

· 26/01/2015 · Atualizado em 13/12/2016
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O negócio

A venda de produtos alimentícios pode ocorrer em hipermercados, supermercados e minimercados, mercearias e armazéns.

As empresas de vendas a varejo se diferenciam pelo tamanho da área de vendas, número de check-outs (caixas), quantidade de itens oferecidos e natureza e origem dos produtos.

Mercearia - vende poucos itens para quem necessita de compras de emergência ou repor itens que faltam na despensa.

Empório - Oferece uma diversidade de produtos, entre secos e molhados e algumas especiarias utilizadas na culinária doméstica. Muitos adeptos desse tipo de empreendimento se instalam em mercados centrais, o que é uma boa opção, devido ao grande fluxo diário de pessoas que buscam produtos a granel.

Minimercado - Vende de tudo, desde cereais, carnes, até produtos higiene e limpeza.

Supermercado - Atua da mesma forma que o minimercado, só que suas dimensões e a quantidade de produtos à disposição do cliente são bem maiores.

Hipermercado - É o supermercado acrescido de magazine (venda de roupas e acessórios).

O maior investimento para a montagem de um supermercado, minimercado ou mercearia é a aquisição do estoque inicial de produtos.

A formação do estoque inicial depende do planejamento do negócio e definição da clientela para cálculo dos tipos e volume dos produtos ofertados.

A principal estratégia de diferenciação da concorrência para um supermercado é a capacidade de giro de estoque.

Isso significa que, quanto mais o supermercado puder combinar preço e condições de pagamento com os fornecedores e fizer promoções internas de vendas, maior será o giro dos produtos.

Estruture sua empresa

Sugestão de divisão do mercado em seções

  • Alimentos
  • Produtos de limpeza
  • Produtos de higiene pessoal
  • Bebidas e sucos
  • Produtos de bazar e papelaria
  • Utilidades domésticas diversas

A exposição dos produtos nas gôndolas é estratégica para conquistar o cliente e, consequentemente, influencia no aumento das vendas.


Evite:

  • Filas longas nas áreas de perecíveis e caixas
  • Preço do produto indicado na gôndola diferente do registrado no caixa
  • Vendedores indelicados e/ou insistentes
  • Loja escura
  • Ausência de preços nos produtos
  • Falta de organização e de sinalização dos produtos
  • Ausência de ajudantes nas lojas e para empacotar nos caixas
  • Pisos e banheiros sujos
  • Falta de troco ou complementação dos centavos em balas
  • Produto anunciado esgotado


Invista em:

  • Acesso fácil do cliente pessoalmente, por telefone, internet
  • Flexibilidade no horário de atendimento
  • Entrega em domicílio
  • Layout e sinalização correta
  • Disponibilidade de produtos
  • Outras opções de produtos na saída do estabelecimento (complementação da compra)
Dicas de sucesso

Fatores negativos para o seu negócio

  • Filas longas nas áreas de perecíveis e caixas
  • Preço do produto indicado na gôndola diferente do registrado no caixa
  • Vendedores indelicados e/ou insistentes
  • Loja escura
  • Ausência de preços nos produtos
  • Falta de organização e de sinalização dos produtos
  • Ausência de ajudantes nas lojas e para empacotar nos caixas
  • Pisos e banheiros sujos
  • Falta de troco ou complementação dos centavos em balas
  • Produto anunciado esgotado


Fatores positivos para o seu negócio

  • Acesso fácil pessoalmente, por telefone, internet
  • Flexibilidade no horário de atendimento
  • Entrega em domicílio
  • Layout e sinalização correta
  • Disponibilidade do produto
  • Complementação da compra com opções de produtos na saída do estabelecimento

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