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Tue Dec 13 11:08:55 BRST 2016
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma loja de calçados

O crescimento do setor calçadista se deve à melhoria dos produtos e ao aumento da demanda por questões de modismo

· 23/01/2015 · Atualizado em 13/12/2016
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O negócio

A atividade de loja de calçados compreende apenas o comércio varejista de calçados, o que não inclui artigos de viagem como malas, bolsas e valises. Nada impede que você comercilize outros itens, mas isso deve constar no Contrato Social da empresa.

O interessado em abrir uma sapataria deve ter conhecimento do mercado e das rotinas administrativas.

Tipos de lojas de calçados

  • Franqueada: negocia especificamente os modelos fabricados pela marca representada
  • Multimarcas: tipo mais comum e que trabalha simultaneamente com vários fornecedores e modelos de calçados
  • Lojas de fábrica: vendem o próprio calçado e, por isso, contam com preços competitivos

O futuro empreendedor deve ainda decidir se a loja comercializará produtos de diversas marcas ou de uma só.

Ele também pode optar pela criação de marca própria, o que implica na produção dos calçados a serem comercializados.

Se o público da loja for composto pelas classes C e D, exponha muitos produtos para atrair os clientes.

No entanto, se a loja foca no público classes A e B, a dica é diminuir a exposição, evidenciandos os produtos mais bem elaborados e caros.

Você poderá ainda atuar em nichos específicos como o comércio de calçados esportivos, ortopédicos ou exclusivamente femininos, masculinos ou infantis.

Estruture sua loja

Para quem está iniciando o negócio, o ideal é que a loja de calçados seja de aproximadamente 60 m² – divididos em uma área para exposição dos produtos comercializados, área de atendimento/vendas, estoque/depósito e área administrativo-financeira.

Sugestão de composição de equipe

  • Vendedores
  • Caixa
  • Estoquista
  • Gerente
  • Auxiliar administrativo


Equipamentos necessários

  • Balcão
  • Estantes
  • Artigos para escritório (computador, fax, impressora etc.)
  • Material de escritório (lápis, papéis, canetas etc.)
  • Prateleiras

Lojas de calçados devem ser instaladas em áreas de grande movimentação de pessoas, como galerias, shopping centers ou ruas com bastante fluxo de pedestres.

Dicas de sucesso
  • Aposte na venda de outros produtos como acessórios femininos e masculinos, bolsas, carteiras, cintos, meias e cuecas para alavancar as vendas
  • Fique atento às tendências de cada estação buscando informações em publicações especializadas, feiras do setor e com fornecedores
  • O bom atendimento e a oferta de produtos de qualidade, com preços justos e competitivos garantem credibilidade ao estabelecimento
  • Capriche na montagem da vitrine e exposição de produtos procurando evidenciar os mais atrativos
  • Participe e acompanhe todas as operações da empresa, de vendas ao gerenciamento da empresa
  • Lojas de calçados devem ser instaladas em áreas de grande movimentação de pessoas, como galerias, shopping centers ou ruas com bastante fluxo de pedestres
  • De acordo com o Código de Defesa do Consumidor é direito básico do consumidor a informação clara, precisa e de forma ostensiva, a divulgação de preço dos produtos

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