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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma padaria

A indústria da panificação passa por transformações para modernização, melhoria da qualidade e aumento da produtividade

· 17/11/2014 · Atualizado em 19/11/2021
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Mercado da panificação

O comércio varejista de pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos de padaria, com venda predominante de produtos produzidos no próprio estabelecimento ou de outros fabricantes, representa um dos maiores pontos de venda da indústria alimentícia.

O segmento de panificação está entre os maiores segmentos industriais do país e é composto por 63,2 mil panificadoras.

 

A escolha da linha de produção e dos serviços a serem oferecidos leva em conta fatores decisivos, como disponibilidade de mão de obra qualificada (principalmente no caso de confeitaria), equipamentos, mercado consumidor e localidade onde se encontra o negócio.

É importante que você tenha conhecimento prévio e grande afinidade com o ramo.

O investimento para a abertura de uma padaria não é baixo, variando de acordo com a região, o potencial de consumidores e a característica comercial do empreendimento.

Como toda atividade ligada à área de alimentação, o bom desempenho de uma padaria dependerá da qualidade dos produtos, da higiene, do conhecimento do próprio negócio (pão), das técnicas de fabricação e do bom atendimento aos clientes.

Processo produtivo

Os processos de panificação conhecidos não diferem muito entre si. A panificação depende dos seguintes fatores:

  • Observação dos efeitos da temperatura exterior e das condições atmosféricas
  • Equipamento adequado ao produto a ser fabricado
  • Uso de matérias-primas apropriadas
  • Aplicação correta do processo de fabricação

O empreendedor deve ficar atento à frequência da clientela, para que possa programar o horário para a produção de pães, conforme o movimento. Os horários sugeridos pela Associação dos Panificadores são:

  • 5h - 1ª remessa
  • 9h - 2ª remessa
  • 12h20 - 3ª remessa
  • 15h30 - 4ª remessa
  • 17h30 - 5ª remessa

A produção do pão deve ter início duas horas antes da comercialização. Sendo assim, é importante que a produção seja limpa, organizada e eficiente, para que o produto esteja no balcão nos horários de saída.

A demanda por alimentos congelados, inclusive pães, tem crescido no mundo inteiro. Essa pode ser uma boa opção
para você incrementar o seu negócio.

Com o congelamento, é possível oferecer vários tipos de pães, em diferentes horários e com as mesmas características do pão que acabou de sair do forno.

Dicas de sucesso
  • Aproveite o espaço nas paredes e vitrines para comunicar as promoções e novidades aos clientes
  • Crie um calendário de promoções, conforme as datas mais significativas do ano
  • Mantenha um controle rígido nas compras, uma vez que a maioria dos produtos é perecível. Lembre-se de que quanto maior for a rotatividade do estoque, maior é a eficiência do negócio
  • Escolha profissionais qualificados de produção e bons atendentes
  • Acompanhe as tendências do negócio antecipando-se às necessidades do mercado
  • Invista na manutenção equilibrada da estrutura, entendendo que o ponto de equilíbrio não deve ser somente financeiro, mas também da produção, evitando ociosidade e desperdícios/perdas
  • Cuide da limpeza e manutenção dos equipamentos de produção e adote controles operacionais para definição das etapas do negócio
  • Diversifique seus produtos oferecendo ao cliente opções variadadas como pães e bolos integrais, muito procurados

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