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Thu Jun 08 14:25:16 GMT-03:00 2017
Mercado e Vendas
Perfil ideal de um franqueador
A escolha adequada contribui para o sucesso da franquia

Ao longo dos últimos anos, um determinado assunto tem chamado muito a atenção dos franqueadores mais experientes. Trata-se do perfil ideal do franqueador.

Muito se fala a respeito das características ideais de um franqueado. Mas será que existe um perfil adequado de um franqueador ideal?

Em um jogo de tentativas e erros, muitos franqueadores tiveram boas e más experiências com suas respectivas redes franqueadas.

O sucesso da franquia está ligado diretamente ao perfil deste franqueado.

  • O franqueado gosta de pessoas?
  • Já teve experiência anterior com atendimento ao cliente?
  • Possui a capacitação mínima necessária para gerir o negócio?
  • Tem afinidade com o ramo de atuação?
  • Gosta do produto e serviço que irá comercializar?
  • Possui as habilidades comportamentais adequadas?

Estes são alguns exemplos que refletem a realidade atual do processo seletivo de muitas redes franqueadas.

O processo seletivo tem se tornado cada vez mais importante no sucesso e na longevidade das operações franqueadas, o que contribuiu para o aumento da rigidez na avaliação do perfil dos investidores interessados.

Que o perfil do franqueado é importante, não temos dúvida.

A dúvida é: quanto o perfil do franqueador é importante para o sucesso do franqueado?

  • O franqueador está, de fato, comprometido com o resultado do franqueado?
  • Possui a estrutura necessária para dar suporte à rede?
  • Cumpre o que promete?
  • Estabelece um relacionamento ganha-ganha?
  • Envolve a rede franqueada nas decisões estratégicas?

Perguntas como estas costumam ser ignoradas no momento da investigação que a maioria faz ao buscar o negócio ideal.

É compreensível que isto ocorra. Afinal, quem nunca teve o sonho de ter um negócio próprio?

No momento da pesquisa por uma franquia, o investidor está muito próximo de realizar este grande sonho e acaba negligenciando o processo de seleção do seu franqueador.

Essa desatenção, digamos assim, pode refletir negativamente no bom andamento do negócio.

Infelizmente, o franqueador está longe de entregar um sonho. Na prática, ele entrega realidade. E esta realidade não é tão romântica e perfeita quanto os sonhos acalentados por ele e pelo franqueado.

Nesse sentido, vale relacionar algumas dicas sobre o que você deve considerar na busca de sua franquia ideal.

  • Mais importante do que o aspecto financeiro, busque uma franquia adequada ao seu perfil. Lembre-se que você terá que trabalhar e se não tiver as características e competências básicas, pode comprometer a performance do negócio.
  • Ser cliente fiel de uma determinada marca não presume que você tenha afinidade para trabalhar no mesmo segmento. Busque mais informações sobre o dia a dia da operação e do segmento. A motivação será sua maior fonte de energia.
  • Converse com os franqueados atuais, pois eles poderão transmitir-lhe informações preciosas, como o suporte ao franqueador e o cotidiano da gestão do negócio.
  • Busque franqueadores que demonstrem ser parceiros de seus franqueados e não chefes.
  • Questione o franqueador sobre os números apresentados. Informações sobre o retorno do investimento, lucratividade e rentabilidade da operação precisam estar bem embasadas. Lembre-se que o Excel aceita tudo.
  • Tenha certeza de que o capital disponível é suficiente para abrir o seu negócio. No início da operação, a sua franquia pode precisar de um fôlego financeiro adicional. Esteja preparado.
  • Não tenha pressa. A afobação é o pior inimigo da racionalidade. Pense com calma e avalie todos os riscos e oportunidades deste novo negócio. A decisão precisa estar madura antes da abertura da franquia.
  • Identifique se os princípios e valores que o franqueador defende estão alinhados com o seu.

Por fim, lembre-se que você é tão importante para o franqueador quanto ele é para você.

A parceria entre você e o franqueador será fundamental para o sucesso do seu negócio.

Pesquise, avalie e reflita sobre o franqueador: ele tem o perfil ideal para você?

José Carlos Fugice Jr 
Sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial

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