this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Migrantes e Refugiados em Minas

O Sebrae Minas vai ajudar você em sua jornada empreendedora.

· 07/05/2021 · Atualizado em 15/06/2021
Imagem de destaque

Você que é brasileiro, emigrou e retornou ou pretende retornar para Minas Gerais, ou você, imigrante ou refugiado que veio para o nosso estado em busca de melhores oportunidades, conte com o Sebrae Minas na sua jornada empreendedora.

O Sebrae Minas oferece orientações e capacitações para quem já tem um pequeno negócio ou deseja empreender e, também, para quem ainda não se decidiu, mas busca se capacitar.

Aqui você encontra orientação e conteúdos sobre ideias de negócio, primeiros passos para a abertura de uma empresa, além de atendimento especializado sobre legislação, finanças, marketing e recursos humanos.

Você pode procurar uma das Agências do Sebrae em Minas Gerais ou clique aqui para solicitar o contato de um dos nossos especialistas para atendimento exclusivo a migrantes e refugiados em Minas Gerais. Basta informar em qual município você está e o seu telefone de contato.

O Sebrae Minas também oferece cursos, oficinas, palestras e outros eventos de capacitação técnica e gerencial. Confira a programação de atividades presenciais e a distância e participe.

 

A decisão de empreender passa pela análise de várias questões como: ramo de negócio em que se pretende investir, público a ser atendido, forma de atuação (presencial, on-line, as duas), categoria de formalização mais adequada, investimento necessário, entre outras.

Para ter mais segurança na decisão de abrir sua empresa, investir em um novo nicho de mercado ou melhorar a gestão dos negócios, você precisa se preparar.

Que tal começar agora?

Selecionamos alguns materiais e ferramentas que vão ajudar você, emigrante retornado, imigrante ou refugiado, a entender como empreender, planejar e se preparar para gerenciar bem sua empresa.

Clique no perfil que representa a sua realidade atual e conheça os conteúdos que separamos para você.

 


QUERO EMPREENDER

 

JÁ TENHO UMA EMPRESA



QUERO EMPREENDER

JÁ TENHO UMA EMPRESA

 

Parceria

O Sebrae Minas, o Governo de Minas, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) atuam em parceria para oferecer aos migrantes (brasileiros retornados e imigrantes) e refugiados em Minas Gerais melhores condições de acesso a oportunidades de trabalho, renda e cidadania.

De acordo com dados da OIM, são mais de 58 mil imigrantes de centenas de nacionalidades registrados e residentes em 499 municípios mineiros. E entre 2018 e 2020, cerca 500 brasileiros que emigraram para outros países retornaram para Minas Gerais.

De acordo com dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), há atualmente no Brasil 59,744 refugiados reconhecidos, de 74 nacionalidades, que vivem em todas as 27 unidades federativas.

O empreendedorismo é uma porta de acesso ao mercado de trabalho e uma possibilidade importante para geração de renda. O Sebrae, o Governo de Minas, a OIM e o ACNUR oferecem serviços e materiais de apoio para os migrantes e refugiados que buscam alternativas para se integrar ou se reestabelecer em Minas Gerais.

O Sebrae Minas tem outros parceiros, também muito importantes, que atuam para um atendimento efetivo aos retornados, imigrantes e refugiados. Dentre eles estão o Serviço Jesuíta, a PUC Minas, Prefeituras Municipais e CRAS.

Fale com o Sebrae Minas

Nossa equipe de atendimento está preparada para oferecer o suporte que você precisa para se estabelecer no mercado.

Quer saber mais sobre as soluções do Sebrae Minas para apoiar os empreendedores e os pequenos negócios?

Acesse sebrae.mg, fale com nossos atendentes pelo 0800 570 0800 e WhatsApp (31) 3314-2808 ou acesse nossas redes sociais.

 

 

Fale com o Governo de Minas – Secretaria de Direitos Humanos

Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados e de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas.

E-mail:  migracao@social.mg.gov.br

Fale com a OIM Brasil

A OIM, Agência das Nações Unidas para as Migrações, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração e trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais.

Contando com 173 estados-membros, 8 estados observadores e escritórios em mais de 100 países, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna para o benefício de todos. Isso é feito fornecendo serviços e consultoria para governos e migrantes.

No Brasil, a OIM tem sua sede em Brasília e está presente em outras 11 cidades: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Pacaraima, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Email: iombrazil@iom.int

Fale com o ACNUR

ACNUR, criado em 1950, é a Agência das Nações Unidas para Refugiados com o objetivo de proteger e ajudar refugiados em todo o mundo.

O trabalho do ACNURno Brasil é pautado pelos mesmos princípios e funções que em qualquer outro país: proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas. A Agência da ONU para Refugiados no Brasil tem seu escritório central em Brasília e unidades descentralizadas em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Boa Vista (RR), atuando em cooperação com o CONARE e em coordenação com os governos Federal, estaduais e municipais, além de outras instâncias do poder público.

E-mail: brabr@unhcr.org

Suporte a migrantes e refugiados

Há várias instituições que oferecem serviços de informação e apoio aos migrantes em Minas Gerais e no Brasil. Confira mais detalhes nos links abaixo.

Organização Internacional para as Migrações
Refugiados Empreendedores
Reintegração Brasil
Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil
Aliança Empreendedora
Migra Lab
Universo EAD
Apoio para Empreendedores

Dicas de sucesso

Na Série Microempreendedor Individual, o Sebrae Minas oferece dicas e orientações sobre diversas atividades do MEI. Selecionamos algumas cartilhas sobre diferentes atividades do MEI. Elas trazem informações importantes para o dia a dia dos microempreendedores, como como calcular o preço de venda, controles financeiros, formalização e gestão do negócio. Confira:

Assistência Técnica de Computadores
Carrinho de Cachorro-quente
Chaveiro
Conserto de Calçados e Bolsas
Conserto de Roupas
Fornecimento de Marmitex
Negócios da Beleza
Negócios da Moda
Produção de Biscoitos, Pães e Bolos Caseiros
Produção de Chocolates, Trufas e Bombons
Serviços de Pintura
Serviços Elétricos


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora