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Tue Dec 14 18:22:39 BRT 2021
Organização | GESTÃO
7 estratégias para impulsionar seu negócio no ramo de varejo alimentar

Aumente suas vendas, fidelize seus clientes e se destaque no varejo alimentar

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Weksley Gonçalves de Lima

· 14/12/2020 · Atualizado em 14/12/2021
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O setor de varejo alimentar, também conhecido por mercado de vizinhança ou loja de vizinhança é representado por minimercados, mercadinhos e armazéns. Podemos também acrescentar nesse grupo, os empórios, conveniências e as casas de carne, devido às suas semelhanças entre forma de trabalho, produtos e clientes.

Com o passar dos anos, alguns hábitos dos consumidores mudaram, por exemplo, a diminuição de estoques de produtos em casa. Esse fato, juntamente com maior nivelamento entre preços dos produtos dos mercados de vizinhança e grandes varejistas, fizeram com que o consumidor fizesse mais compras nos mercados dos bairros, em vez de grandes supermercados ou hipermercados.

A pandemia do Covid-19 fez com que este setor, ao contrário de outros, tivesse um aquecimento em suas vendas. Com a maior concentração das famílias em suas casas, devido ao isolamento social, mais pessoas passaram a cozinhar, cuidar da higiene e limpeza dos lares, consequentemente o consumo de produtos aumentou.

Porém, é preciso fazer com que este cliente continue consumindo de sua empresa também no período após a pandemia. Neste conteúdo, você vai conhecer algumas dicas para aplicar no seu negócio e aprimorá-lo.

Clientes

Mostre para o seu cliente que ele é importante. Chame-o pelo nome, conheça os produtos que ele mais consome, faça pesquisas regulares de satisfação e descubra o quanto ele está contente ou descontente com a sua loja, e ofereça também um canal de comunicação (telefone, WhatsApp ou e-mail) para elogios, críticas ou sugestões. Responda todas as manifestações o quanto antes. Lembre-se que seu cliente quer praticidade, agilidade e proximidade.

Canais de divulgação e vendas

Sua empresa precisa ser conhecida e seus clientes saber o que você está oferecendo. A divulgação do seu empreendimento é fundamental para manutenção e conquista de clientes e aumento das vendas.

A utilização das redes sociais é essencial para que seus clientes tenham contatos diários com a sua empresa, mesmo que a distância. Aproveite estas ferramentas para fazer postagens de ofertas e promoções. Você pode também utilizar estes canais para informar o seu cliente sobre alguma novidade em sua loja, para realizar uma venda ou até mesmo apenas para manter o relacionamento com eles.

Outros canais também são importantes para aquecer as vendas. Distribuição de folhetos, utilização de carros/motos de som ainda são boas ferramentas para a divulgação de sua empresa.

Legislação

Atente-se às legislações vigentes para o seu negócio. Tenha seus registros na Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros entre outros. Informe-se quais órgãos e entidades você precisa estar registrado bem como a documentação exigida.

Escolha da localização

A localização deve ser muito bem pensada. No momento da escolha do local é preciso considerar:

Perfil dos seus clientes; perfil do bairro; concorrência; estrutura física do imóvel; estacionamento para clientes; áreas de carga e descarga, logística, vias de acesso; segurança, entre outros.

Estrutura

Atente-se para os detalhes do imóvel que podem fazer diferença no momento do seu cliente ir até a sua empresa. Serviços de energia, água, esgoto e internet são essenciais para o bom funcionamento do seu empreendimento. Verifique se o bairro onde você pretende instalar a sua empresa é bem servido destes serviços.

Também é importante que você verifique itens tais como facilidade de acesso, acessibilidade dentro e fora do imóvel, organização, limpeza, banheiros e espaço do prédio. Lembre-se, você precisa oferecer conforto e segurança, para que o seu cliente se sinta bem enquanto estiver na sua loja.

Equipamentos

Verifique quais móveis e equipamentos são necessários para o bom funcionamento de seu empreendimento. Existem diferentes áreas dentro da sua empresa que necessitam de móveis e equipamentos, é preciso avaliar de forma criteriosa. As principais são:

Área de loja: Gôndolas, prateleiras, balcões refrigerados, freezers, fruteiras e entre outros.

Área dos caixas: Computadores, impressoras de cupom fiscal, máquinas de cartão, balança e entre outros.

Além dessas, existem outras áreas, como: Área de estoque, administrativa, externa, espaço dos funcionários e entre outras. O importante é que todas as áreas estejam limpas, organizadas e com móveis e equipamentos em boas condições de uso.

 Equipe

 Sua equipe será sua frente de trabalho. Geralmente, são eles os primeiros a terem contato direto com o seu cliente. É muito importante que o cliente tenha uma boa impressão da sua empresa e para isso todos os colaboradores devem estar capacitados.

Os atendentes, além de atender, devem ser orientadores e vendedores de sua loja. Seja para orientar o cliente para localizar algum item, ou oferecer um outro produto que possa substituir quando o produto desejado não estiver disponível.

Também é importante que a equipe de loja saiba oferecer um outro produto, que não esteja na lista de compras do cliente. Entretanto, o mais importante é que toda a equipe de trabalho seja sempre cordial, simpática e atenta com os clientes.

Quer saber mais sobre a área de varejo alimentar? Separamos dois materiais de estudo que podem te auxiliar no seu empreendimento. Para baixar, é só clicar nos arquivos abaixo.


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