7 estratégias para impulsionar seu negócio no ramo de varejo alimentar
Aumente suas vendas, fidelize seus clientes e se destaque no varejo alimentar após a pandemia do Covid 19

Weksley Gonçalves de Lima
· 14/12/2020 · Atualizado em 17/12/2020
O que é Varejo Alimentar
O setor de varejo alimentar, também conhecido por mercado de vizinhança ou loja de vizinhança é representado por minimercados, mercadinhos e armazéns. Podemos também acrescentar nesse grupo os empórios, conveniências e as casas de carne (boutique de carne ou açougue gourmet), devido a sua semelhança entre forma de trabalho, produtos e clientes.
Com o passar dos anos, alguns hábitos dos consumidores mudaram, por exemplo, a diminuição de estoques de produtos em casa. Esse fato juntamente com maior nivelamento entre preços dos produtos dos mercados de vizinhança e grandes varejista, fizeram com que o consumidor faça mais compras nos mercados dos bairros em vez de grandes supermercados ou hipermercados.
A Pandemia do COVID 19 fez com que este setor, ao contrário de outros, tivesse um aquecimento em suas vendas. Com a maior concentração das famílias em suas casas, devido ao isolamento social, mais pessoas passaram a cozinhar, cuidar da higiene e limpeza dos lares, consequentemente maior consumo de produtos.
Porém é preciso fazer com que este cliente continue consumindo de sua empresa durante e pós pandemia. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar a competitividade de sua empresa:
Dicas
Dica 1: Clientes
Mostre para o seu cliente que ele é importante. Chame-o pelo nome, conheça os produtos que ele mais consome, faça pesquisas regulares de satisfação e descubra o quanto ele está contente ou descontente com a sua loja, e ofereça também um canal de comunicação (telefone, WhatsApp ou e-mail) para elogios, críticas ou sugestões. Responda todas as manifestações o quanto antes. Lembre-se! Seu cliente quer praticidade, agilidade e proximidade.
Dica 2: Canais de divulgação e vendas
Sua empresa precisa ser conhecida e seus clientes saber o que você está oferecendo. A divulgação do seu empreendimento é fundamental para manutenção e conquista de clientes e aumento das vendas.
A utilização das redes sociais tais como WhatsApp, Facebook, Instagram entre outros, é essencial para que seus clientes tenham contatos diários com a sua empresa, mesmo que a distância. Aproveite estas ferramentas para fazem postagens de ofertas e promoções. Você pode também utilizar estes canais para informar o seu cliente sobre alguma novidade em sua loja, para realizar uma venda ou até mesmo apenas para manter o relacionamento com eles.
Outros canais também são importantes para aquecer as vendas. Distribuição de folhetos, utilização de carros/motos de som ainda são boas ferramentas para a divulgação de sua empresa.
Dica 3: Legislação
Atente-se as legislações vigentes para o seu negócio. Tenha seus registros na Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros entre outros. Informe-se quais órgãos e entidades que você precisa estar registrado bem como a documentação exigida.
Dica 4: Escolha da localização
A localização deve ser muito bem pensada. No momento da escolha do local é preciso considerar:
Perfil dos seus clientes; perfil do bairro; concorrência; estrutura física do imóvel; estacionamento para clientes; áreas de carga e descarga, logística, vias de acesso; segurança, entre outros.
Dica 5: Estrutura
Atente-se para os detalhes do imóvel que podem fazer diferença no momento do seu cliente ir até a sua empresa. Serviços de energia, água, esgoto e internet são essenciais para o bom funcionamento do seu empreendimento. Verifique se o bairro onde você pretende instalar a sua empresa é bem servido destes serviços.
Também é importante que você verifique itens tais como facilidade de acesso, acessibilidade dentro e fora do imóvel, organização, limpeza, banheiros e espaço do prédio. Lembre-se, você precisa oferecer conforto e segurança para que o seu cliente se sinta bem enquanto estiver na sua loja.
Dica 6: Equipamentos
Verifique quais móveis e equipamentos são necessários para o bom funcionamento de seu empreendimento. Atente-se que existem diferentes áreas dentro da sua empresa que necessitam de móveis e equipamentos.
Área de loja: Gondolas, prateleiras, balcões refrigerados, freezers, fruteiras, etc.
Área dos caixas: Computadores, impressoras de cupom fiscal, máquinas de cartão, balança, etc.
Além destas, existem outras áreas, tais como: Área de estoque, administrativo, externa, espaço dos funcionários, etc. O importante é que todas as áreas estejam limpas, organizadas e com móveis e equipamentos em boas condições de uso.
Dica 7: Equipe
Sua equipe será sua frente de trabalho. Geralmente são eles os primeiros a terem contato direto com o seu cliente. É muito importante que o cliente tenha uma boa impressão da sua empresa e para isso todos os colaboradores devem estar capacitados.
Os atendentes devem fazer mais que atender. Eles devem ser também orientadores e vendedores de sua loja. Seja para orientar o cliente para localizar algum item, ou oferecer um outro produto que possa substituir quando este não encontra o desejado. Também é importante que a equipe de loja (repositores, atendentes, balconistas, caixas, empacotadores, entre outros) saibam oferecer um outro produto que não esteja na lista de compras do cliente. O mais importante é que toda a equipe de trabalho seja sempre cordial, simpática e atenta com os clientes.
Separamos alguns materiais para estudo que podem auxiliá-lo no seu empreendimento de varejo alimentar
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Nesta cartilha, elaborada pelo Sebrae em São Paulo, os especialistas levam o empresário a refletir como está a gestão de sua empresa e recomendam algumas soluções que podem tirar o negócio do vermelho, com foco no caixa, custos, vendas, compras e pessoas da sua empresa. A figura abaixo exemplifica quais os pontos de atenção que o empresário deve ter para melhorar a situação de sua empresa. Faça o download do arquivo e conheça as perguntas e soluções mais frequentes para "arrumar a casa". Alavanque sua empresa em tempos de turbulência.(PDF)
De acordo com os dados do Censo de 2010, do IBGE, existem no Brasil mais de 46 milhões de pessoas identificadas com deficiência em algum nível. Se considerados apenas os tipos mais severos de deficiência, o número de pessoas que possuem pelo menos uma deficiência diminui para aproximadamente 13 milhões de pessoas, porém ainda representa 6,68% da população do país. No estado de Mato Grosso do Sul, em 2010, o número de pessoas com deficiência era de 146 mil indivíduos, ou seja, 5,99% da população do estado. Pode-se perceber que esse é um público significativo e que, muitas vezes, leva consigo outras pessoas nos estabelecimentos que frequentam, fazendo com que a acessibilidade seja um diferencial competitivo na escolha do local, além de ser uma obrigatoriedade estabelecida por lei. Para orientar o empresário à atender melhor as pessoas com algum tipo de deficiência e adequar seu negócio para cumprimento da lei, o Sebrae desenvolveu duas cartilhas, Cartilha Negócios Acessíveis e um Guia de Acessibilidade Sebrae. Nelas você também vai encontrar informações importantes como legislação, dicas de ações realizadas no próprio Sebrae e vivências de quem promove a acessibilidade. Faça o download. Cartilha Negócios Acessíveis.(PDF) Guia de Acessibilidade Sebrae.(PDF) Você precisa estar logado no Portal de Atendimento do Sebrae no MS para fazer o download do arquivo. Ao inserir login e senha, o download iniciará automaticamente.
Devo pagar algum boleto de cobrança que chega pelos Correios? Não. O único pagamento que o MEI deve fazer é o do DAS, emitido exclusivamente pelo Portal do Empreendedor desde 2016. Caso eu receba algum boleto, o que devo fazer? Caso receba algum tipo de cobrança, não efetue o pagamento, uma vez que é indevida. O MEI não é obrigado a se filiar a nenhuma instituição ou pagar boletos enviados pelos Correios por instituições, associações e/ou sindicatos.