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Wed Oct 20 18:16:44 BRT 2021
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Coloque em prática um atendimento humanizado ao cliente

Bom atendimento conta muito na hora de conquistar o consumidor, aprenda mais sobre a técnica que vai te auxiliar nesse processo

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Pâmela Machado

· 14/10/2021 · Atualizado em 20/10/2021
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Tratar o cliente de forma empática, buscando ser atencioso e acolhedor, esse é o atendimento humanizado. Na prática, o cliente se sente valorizado com um tratamento personalizado e comunicação menos rígida. É preciso entender as dores de quem consome seu produto e considerar a singularidade de cada um.

Humanizar o cliente é uma estratégia de negócio capaz de aproximá-los da sua empresa, deixando com que eles se sintam confortáveis para consumir sempre o seu produto. Neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas para você começar agora a promover um atendimento mais humanizado no seu empreendimento e conquistar de vez uma relação com seu cliente.

Vantagens

Como toda estratégia de negócio, oferecer um atendimento humanizado ao cliente pode te proporcionar vários benefícios com o cliente. Os principais são:

  • Fidelização: para ter sempre seu bom atendimento, é bem provável que o cliente lembre de você quando precisar de algum serviço na sua área de atuação;
  • Confiança: você vai criar uma relação com seu cliente e isso fará ele acreditar nos seus serviços e até mesmo indicá-lo para amigos e familiares;
  • Satisfação: é bom saber que alguém entende exatamente sua dor, não é mesmo? Dessa forma, o atendimento humanizado permite que você entenda o cliente e ofereça o serviço do jeito que ele precisa.
  • Imagem: a empresa que tem relação de confiança com seus clientes é bem avaliada nas redes, compartilhada e tem sempre sua imagem atrelada a algo positivo.
Como ser humanizado?

Separamos algumas dicas para você começar agora a planejar um atendimento humanizado no seu empreendimento. Chegou o momento de criar uma verdadeira relação com seu cliente!

  Conheça seu cliente

Você sabe quem você atende com frequência ou não? Quem é o cliente que você atende no seu dia? Essas são algumas perguntas que você deve saber responder. Você pode estudar o perfil do seu cliente, verificando o que ele mais gosta quando vai à sua empresa, seus hábitos e pequenos detalhes que podem agradá-lo. Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para tratá-lo como indivíduo e não somente cliente.

É possível adquirir esse conhecimento com feedbacks, questionários e outras ações de pós-vendas. Você pode acessar um artigo completo nosso com algumas estratégias para seguir, clicando aqui.

  Mantenha clientes informados

Se você vai mudar de endereço, tem novos planos surgindo ou qualquer outra novidade a caminho, é interessante informar o seu cliente sobre esse plano. Essa é uma ótima forma de mostrar que você se lembrou dele e quer que ele continue caminhando com seu empreendimento.

  Desenvolva-se

Se você trabalha sozinho no seu empreendimento é importante que você saiba falar com seu cliente, se você trabalha com colaboradores também precisa desenvolvê-los. Neste caso, humanizar os colaboradores também é primordial, porque eles oferecerão o melhor para seus clientes.

Procure desenvolver oratória para atendimento presencial e empatia. O atendimento precisa de falas leves mesmo em situações complicadas, como um cliente insatisfeito. No caso do atendimento online, vale utilizar táticas como não utilizar robôs, perceber a linguagem do cliente e adaptar sua formalidade. Além disso, verifique sempre o nome de quem está falando com você e dê toda a atenção necessária

Para começar a oferecer mais qualidade no seu atendimento é possível acessar um curso online e totalmente gratuito, clicando aqui. Nele, você analisa situações reais de atendimento, aprende como atender com qualidade e como atuar para suprir as necessidades do seu cliente mesmo nas piores situações

O que evitar?

Agora que você já sabe um pouco sobre atendimento humanizado é importante entender quais pontos podem te deixar longe dele. Para isso, separamos alguns itens que você deve ficar atento.

  • Nada de atitudes que demonstrem qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Além de atingir diretamente seu cliente, isso pode acabar com a imagem da sua empresa e em alguns casos é crime.
  • Atendimentos robotizados e frios. Seja gentil com seu cliente, veja que ele também é como você e tem seus dias bons ou ruins, você pode ser aquele atendimento legal que ele ainda não teve em nenhum estabelecimento.
  • Falta de empatia. Caso ocorra algum problema na compra, tenha empatia com o cliente e verifique, nada de brigas, ofereça boas soluções e seja compreensivo.
  • Falta de ética. Jamais falte com a ética em seu local de trabalho, isso inclui com seus colaboradores, que podem compartilhar a experiência com futuros clientes. Preze pelo certo sempre.

Quer ser lembrado por um atendimento diferenciado? Dê uma olhadinha no artigo “Atendimento de qualidade: 11 dicas para atender bem” e mantenha o cliente sempre em primeiro lugar.

Deixamos também, para download totalmente gratuito, o “Guia completo sobre qualificação de atendimento para aplicar na empresa” com outras questões além do atendimento humanizado. Para baixar é só clicar no arquivo!


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