this is an h1

this is an h2

Mon Sep 13 10:09:10 BRT 2021
Organização | GESTÃO
Como o ‘Método 5S’ garante o sucesso da sua empresa

Aprenda pontos importantes para o seu negócio se fortalecer e crescer ainda mais.

· 13/09/2021 · Atualizado em 13/09/2021
Imagem de destaque do artigo

O método 5s é um mecanismo de gestão empresarial que tem como objetivo a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, a redução do desperdício (material e também o desperdício de energia dos funcionários) e o consequente aumento na produtividade. Ele surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão enfrentou a difícil missão de se reerguer economicamente. O crescimento pós-guerra foi tão impressionante que o fenômeno foi chamado de “milagre econômico japonês”, mas um dos fatores que auxiliou nesse processo foi o Método 5s.

O 5s, que em português foi traduzido como “cinco sensos”, vem de cinco palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina). Veja como funciona cada um desses sensos e aplique o Método 5s na sua empresa.

Senso de utilização

Trata-se de avaliar no espaço de trabalho o que é útil e o que não é. Tudo que não é necessário deve ser descartado ou realocado de acordo com seu uso. Com isso, sua empresa irá ganhar mais espaço, o controle de estoque poderá ser feito com maior facilidade.

Apenas com esse primeiro S, você já poderá reduzir os custos do seu negócio. Promova limpezas frequentemente e tente não acumular materiais com a ideia de que um dia eles poderão ser úteis. Deixe sempre à mão somente o que for necessário para o trabalho.

Senso de organização

Deve-se estabelecer um lugar para cada coisa, e cada coisa deverá ser colocada em seu devido lugar. Essa organização faz com que as coisas mais utilizadas no dia-a-dia fiquem sempre em local de fácil acesso, otimizando o tempo dos funcionários e também facilitando a reposição dos objetos.

Para isso, é recomendável que os objetos sejam classificados em categorias e sejam estabelecidos os locais certos para cada uma dessas categorias. Lembrando também que a recolocação do objeto em seu devido local é extremamente importante para manter o senso de organização no ambiente de trabalho.

Senso de limpeza

Depois de retirar o excesso de materiais sem utilidade e de organizar os materiais que são usados, a limpeza do ambiente é fundamental. Para isso, além de manter tudo sempre limpo, é importante detectar as fontes de resíduos e sujeiras.

Mesmo que sua empresa possua profissionais contratados para realizar a limpeza do ambiente, conscientize seus funcionários que manter o ambiente de trabalho limpo é responsabilidade de todos. Um ambiente mais limpo diminui o stress e melhora a conservação das ferramentas, além de também reduzir possíveis acidentes e até mesmo doenças no trabalho.

Senso de higiene

Esse senso nada mais é do que conseguir manter os outros três sensos e, em adição, verificar se existe mais algum fator não detectado nos sensos anteriores que pode afetar a saúde dos funcionários. Por simples observação é possível descobrir funcionamentos irregulares ou defeituosos de ferramentas que podem prejudicar a saúde dos indivíduos e do próprio ambiente da empresa, tais como o banheiro, refeitório, se a iluminação e a ventilação estão adequadas e entre outros. Com isso, as condições de segurança de sua empresa melhoram, as áreas comuns ficam mais conservadas e, consequentemente, o estado físico e mental de todos que trabalham no ambiente melhora também.

Senso de disciplina

Disciplina é, certamente, uma das características pela qual os japoneses são mais reconhecidos. Seja na educação, nas artes marciais ou mesmo no dia-a-dia, os japoneses levam a fama de serem um povo muito disciplinado, e no mundo corporativo isso não seria diferente.

O quinto senso é o de disciplina, onde deve existir o comprometimento para cumprir todas as metas dos sensos anteriores e manter todas as modificações e melhorias implementadas. Talvez o senso mais difícil de se exercer, depende muito de ações de conscientização da equipe e também de um compromisso pessoal de estar sempre atento aos 5s dentro de sua empresa.

A aplicação do Método 5s em sua empresa irá certamente melhorar seu ambiente de trabalho. E um ambiente de trabalho melhor consiste em um trabalho feito de maneira otimizada, aumentando a produtividade, reduzindo os custos e, consequentemente, potencializando os ganhos.

Para quem quer colocar outros métodos de organização em prática, separamos o artigo “Organize os processos da sua empresa e atinja suas metas”.

A organização está relacionada diretamente com hábitos, por isso separamos o e-book gratuito “10 hábitos para fazer seu dia render mais” para você adaptar sua rotina e melhorar o dia a dia da sua empresa. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora