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Fri Nov 05 09:59:26 BRT 2021
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como vender mais na Black Friday?

Conheça estratégias para saber como aproveitar a data e aumentar as vendas

· 05/11/2021 · Atualizado em 05/11/2021
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A Black Friday é uma data que surgiu nos Estados Unidos, para proporcionar vários descontos aos clientes. No início, a data era comum apenas no país de origem, mas atualmente vários locais, incluindo o Brasil, aproveitam o momento para vender mais e proporcionar bons descontos ao consumidor.

A data escolhida é a última sexta-feira de novembro, após o dia de ação de graças nos Estados Unidos. Neste ano de 2021, por exemplo, será no dia 26 de novembro. Entretanto, esse é o dia oficial, atualmente algumas empresas optam por ceder descontos da Black Friday durante a semana e até mesmo durante o mês.

Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório da Geotrust/Compre Confie, as lojas online brasileiras faturaram R$7,72 bilhões entre 26 e 30 de novembro de 2020. O valor cresceu 31% num comparativo de 2019, considerando o mesmo período. Isso mostra a importância da data e a torna uma oportunidade ideal para vender mais.

Neste conteúdo, você vai aprender algumas dicas que pode utilizar para começar a vender mais na data e saber utilizá-la realmente a favor do seu negócio.

Prepare-se e analise

Promover alguma ação de Black Friday é necessário para empreendedores que querem vender mais. Entretanto, assim como em outras ações, você precisa se preparar. Neste caso, dois pontos merecem atenção: estoque e análise de produtos.

No caso do estoque, você deve verificar quais produtos você possui e quais são necessários adquirir. O cliente precisa chegar até sua loja e encontrar realmente aquilo que foi oferecido, então vale a pena reforçar o estoque em alguns casos. Esteja preparado.

Para verificar o que os clientes vão procurar na Black Friday, vale a pena fazer uma análise dos produtos que tiveram mais saída nos últimos meses. Além disso, é necessário avaliar se você pode dar um desconto bom para os clientes sem ficar no prejuízo.

Por fim, como seu planejamento deve pensar em todas as fases de uma compra, lembre-se das formas de pagamento. Ofereça formas variadas, para que o cliente não tenha frustração na hora de pagar. Vale a pena deixar um QR Code com um PIX de pagamento exposto em algum local da loja. Você pode ver mais dicas sobre esse assunto clicando aqui.

Campanhas e ações

Agora que você está preparado para a Black Friday, chegou a hora de pensar em campanhas e ações de marketing. Neste caso, você pode antecipar algumas ofertas durante o mês, deixando o cliente preparado para algo maior ainda na data.

No caso de ações de marketing, o ideal é que sua empresa alcance cada vez mais pessoas, aumentando seus clientes em potencial e consequentemente vendendo mais. Algumas dicas são:

  • Criar campanhas pagas nas redes sociais;
  • Inserir um contador regressivo, em anúncios ou no próprio story do Instagram, quando colocar alguma promoção antecipada, por exemplo, “falta X minutos para acabar essa oferta”;
  • Manter as redes sociais atualizadas, divulgando o evento com certa frequência;
  • Divulgar produtos iscas, aqueles que são mais baratos e geram várias compras para os clientes conhecerem sua loja e se permitirem conhecer outros.

Na hora de colocar as ofertas nas redes sociais, lembre-se de deixar um link encaminhando para seu WhatsApp. No caso do Instagram, você pode aprender a fazer isso com o nosso post “Como colocar um link no seu perfil do Instagram?”.

Pense como cliente

A Black Friday é a data ideal para criar um verdadeiro relacionamento com o cliente, por isso você precisa pensar: se eu fosse cliente, o que gostaria de ter?

A partir daí, chegamos a um ponto primordial da Black Friday: os descontos precisam ser reais. Não é à toa que alguns consumidores do Brasil chamam a data de “Black Fraude”. Várias lojas acabaram conhecidas por dar falsos descontos, isso só afasta os clientes e pode proporcionar uma reputação negativa para o seu negócio.

Ofereça descontos reais, é melhor dar descontos maiores do que querer dar pequenos descontos em todos os produtos. A variedade é boa, mas o caminho para vender mais na Black Friday é a oferta mais agressiva.

Por fim, você precisa ter um diferencial, são várias ofertas de diferentes empresas para o cliente. Que tal oferecer cupons de desconto para serem utilizados em outras datas? Ou até mesmo um brinde especial. Com essas iniciativas você cria um diferencial e um relacionamento maior com o cliente.

Lembre-se de oferecer um atendimento excelente, a Black Friday não se limita a chance de  vender mais, ela também pode ser a chance de aumentar sua carteira de clientes fiéis. Aproveite!

Quer mais dicas para incluir a Black Friday do jeito certo no seu negócio? Então você precisa ler nosso eBook que ensina a vender mais em datas comemorativas.

Ele traz dicas para vários momentos, já dá até para se preparar para o Natal. Para fazer o download é só clicar no arquivo abaixo.


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