this is an h1

this is an h2

Mon Nov 08 18:09:11 BRT 2021
Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Conheça plataformas de e-commerce para ter sua loja virtual

Você sabe se é o momento de ter uma loja virtual? Conheça duas opções de plataformas para esse investimento

Logotipo do Sebrae

Pâmela Machado

· 08/11/2021 · Atualizado em 08/11/2021
Imagem de destaque do artigo

Ter um e-commerce é aumentar as chances de conquistar novos clientes. O mundo digital tem um público cada vez maior e consequentemente maior número de vendas online. Em 2017, eram mais de 55 milhões de consumidores ativos, de acordo com a pesquisa Webshoppers, realizada em 2018, pela Ebit em parceria com a Elo.

Para atender esse público existem diversas alternativas, como as redes sociais e as lojas virtuais. Neste conteúdo, você vai descobrir se esse é o momento para montar um e-commerce e quais plataformas você pode contratar para ter o seu.

Momento certo

Antes de dar algumas dicas de plataformas para utilizar na hora de montar sua loja virtual, é preciso verificar se este é o momento de ter um e-commerce. Analise alguns pontos, como os clientes que você precisa ter alcançado para iniciar sua loja virtual e crie uma estratégia para chegar até esse momento ideal.

O mundo virtual não é como o físico, a não ser em casos de grandes investimentos, não vale a pena ter um e-commerce se você não tiver clientes realizando compras frequentes nele. O ideal é anunciar primeiramente em marketplaces e redes sociais, conforme as vendas por esses locais estiverem crescendo, você verá a necessidade de montar uma loja virtual.

Se suas vendas online estão em alta e existe a necessidade de montar uma loja virtual, mas você está em dúvida, vale a pena conhecer os benefícios desse investimento. Para isso, confira o artigo “Saiba por que fazer uma loja virtual”.

Conheça as plataformas

Para escolher a plataforma ideal é preciso avaliar pontos que você considera importantes na sua loja virtual. Alguns deles são: custo, domínio próprio, personalização do layout, velocidade de navegação, opção de pagamento seguro, limite de visitas, limite de produtos cadastrados, site responsivo e entre outros.

Faça um comparativo entre as opções que você tem disponível e considere os pontos mais importantes para sua loja virtual. Dessa forma, você filtra sua escolha e não faz de forma impulsiva.

Vamos apresentar duas plataformas disponíveis para você montar a sua loja virtual, entretanto você pode fazer uma busca por outras que podem cumprir essa mesma função.

Adobe Commerce/Magento

Uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, a Magento, atualmente Adobe Commerce, é utilizada em mais de 260 mil sites, tem opção para pequenas empresas, mas é recomendada principalmente para grandes empresas. No caso dessa plataforma, é preciso ter um conhecimento maior de programação para conseguir utilizar todos os recursos.

Algumas vantagens: possibilidades de customização; existem vários programadores no país especializados na plataforma; integração de ferramentas de frete e grande suporte de pedidos, sendo de até 80 mil por hora.

Algumas desvantagens: os servidores do seu negócio precisam ser maiores para o sistema funcionar bem; as alterações demandam desenvolvedores especializados e devido a sua complexidade, o carregamento da loja virtual pode ser mais lento.

Shopify

A plataforma Shopify está presente em mais de 175 países, tem preços acessíveis e é própria para diferentes tipos de lojas virtuais. É ideal principalmente para empresas que não tem uma equipe grande para cuidar das demandas de uma loja virtual. Entretanto, em lojas que o e-commerce não é prioridade, vale a pena buscar opções mais baratas.

Algumas vantagens: interface é fácil para compreender e utilizar; design do site é adaptado tanto para desktop quanto para mobile e a venda de produtos é possível também em outras plataformas, como Amazon e Facebook.

Algumas desvantagens: Nomes de domínio e hospedagem não estão inclusos nos pacotes disponíveis; não é possível ter uma loja para outras línguas, caso seu negócio seja internacional e a alteração de template é trabalhosa.

Essas são apenas duas opções, como falamos anteriormente, existem uma lista de plataformas que você pode comparar também. Outras alternativas para você começar sua loja virtual agora mesmo, você pode ter acessando o curso “Como construir uma loja virtual.”

Quer aprofundar mais nos pontos que precisa avaliar no seu e-commerce? Acesse esse artigo aqui e confere dez fatores-chave para o seu sucesso nessa área.

Por fim, para aprender a vender pela internet, também deixamos abaixo um eBook completo que aborda vários pontos do assunto. É só clicar no arquivo abaixo e fazer o download.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora