this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Sep 09 18:15:31 BRT 2021
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Dez dicas para falar bem nas reuniões de negócios

Saiba como se comunicar nos negócios e quais cuidados devem ser tomados

· 09/09/2021 · Atualizado em 09/09/2021
Imagem de destaque do artigo

Atualmente, hábitos de enviar mensagens e e-mail ao invés de telefonar ou mesmo se comunicar com seu colega ao lado têm prejudicado a conversa pessoalmente.Falar bem é uma das maneiras de transmitir confiança e ter uma reunião bem-sucedida. Independente das diferentes áreas de negócio, a boa comunicação deve sempre estar presente nas reuniões, visto que elas podem definir o seu futuro profissional.

Segundo especialistas, o medo de falar em público é o maior medo das pessoas. Mas alguns cuidados simples e fáceis de serem observados podem garantir um bom resultado na oratória e garantir o sucesso de uma apresentação. É possível falar com segurança e sem receio de que as pessoas possam censurá-lo ou criticá-lo.

Dicas para se comunicar
  1. Comece uma reunião de negócios ou um encontro social ligado à profissão falando claramente seu nome, sobrenome e o nome da empresa onde trabalha, fazendo uma boa apresentação pessoal.
  2. Sempre se apresente àqueles que se sentam ao seu lado em um jantar de negócios. Se for possível, o melhor é esperar todos tomarem seus lugares à mesa antes de você se sentar. Tente se sentar ao lado de alguém que você não conhece para que possa surgir uma conversa.
  3. Ao apresentar seu convidado ou outra pessoa durante o evento, mencione o nome e o sobrenome e, se possível, alguma informação interessante sobre ela.
  4. Antes de ir para um evento profissional ou social, é preciso estar preparado para discutir questões de interesse atual, incluindo livros, filmes, programas de televisão ou eventos.
  5. Uma boa dica para encontrar um assunto que sirva para iniciar uma conversa é começar o dia lendo pelo menos um jornal diário, uma publicação semanal ou assistindo a um noticiário da manhã.
  6. Aproveite o tempo para conhecer os outros. As pessoas não se importam com você e com o que você faz até saberem que você se preocupa com elas. Em primeiro lugar, construa relações de confiança.
  7. Tenha cautela em ser um empreendedor muito impositivo. Em geral, somos tão apaixonados e tão empolgados com nossos negócios ou projetos recentes que falamos muito e demais em como vender a nossa imagem.
  8. Preste atenção à conversa e pense antes de falar. Não interrompa, deixe a outra pessoa terminar seu pensamento antes que você dê a sua opinião. Aprenda a escutar em 80% da conversa e falar apenas nos 20% restantes.
  9. Ouça com atenção, sorria e faça um bom contato visual.
  10. Pratique as cinco palavras que ajudam a criar e manter a conversa interessante “Quem”, “O Que”, “Quando”, “Onde” e “Por que”.
Cursos para aperfeiçoar

Realizar cursos também pode ser uma alternativa para melhorar a comunicação. Existem opções online disponíveis de cursos de oratória e outros mais específicos, como alguns disponíveis em nosso Portal:

Comunicação e relacionamento com seus clientes: ideal para aqueles que desejam estratégias na hora de se comunicar com o cliente, seja numa reunião importante ou no dia a dia;

Líder Coach: liderando para a alta performance: para quem quer trabalhar a comunicação e o relacionamento interpessoal no desenvolvimento de pessoas;

Negociação: ideal para conhecer estratégias na hora de negociar com fornecedores, clientes e colaboradores.

Para aqueles que querem aprender mais sobre comunicação dentro do ambiente empresarial, separamos um e-book completo sobre o assunto para download abaixo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora