this is an h1

this is an h2

Tue Oct 26 16:03:09 BRT 2021
Inovação | REDE SOCIAL
Dicas de ferramentas para as redes sociais da sua empresa

Conheça ferramentas para criar imagens, editar vídeos e com muitas outras funções que podem ajudar você a melhorar as redes sociais do seu negócio

Logotipo do Sebrae

Pâmela Machado

· 26/10/2021 · Atualizado em 26/10/2021
Imagem de destaque do artigo

Como está o perfil das redes sociais da sua empresa? Elaborar boas imagens, saber apresentar um conteúdo e postar tudo isso no dia certo é essencial para ter um bom perfil. Neste conteúdo, você vai conhecer algumas ferramentas para as redes sociais da sua empresa.

Por que se preocupar?

Grandes marcas que procuram gerar bons conteúdos nas redes sociais crescem cada vez mais. É possível perceber como o público curte e compartilha esses conteúdos, sem necessariamente a empresa pedir. É neste momento que você vê o porquê deve se preocupar com as redes sociais da sua empresa.

Além disso, você consegue alcançar mais público, quem entrar no seu perfil e achar ele agradável, vai querer ficar. Você ganha engajamento, cria um relacionamento com seguidores e ainda fortalece a imagem da sua empresa.

Agora que você já sabe o porquê deve dedicar uma atenção aos conteúdos criados nas redes sociais da sua empresa, chegou a hora de descobrir quais ferramentas podem te auxiliar nesse processo.

Canva para design

Hoje em dia, uma das ferramentas mais populares para criação de design na internet, com interface bem simples e intuitiva é o Canva. Contando com uma versão gratuita e outra paga, ele é bem útil para quem está começando nesse universo de criação de imagens.

A ferramenta permite que você crie imagens específicas para as redes sociais da sua empresa, com opções prontas, basta selecionar, por exemplo, se a imagem é para post do Instagram ou Facebook. Além disso, é possível compartilhar o link do projeto com outras pessoas, que podem somente visualizá-lo ou editá-lo.

Ao abrir a ferramenta existem três opções de registro: com seu e-mail, com Facebook ou com Google. Escolha a ideal para você e comece seu design para as redes sociais da sua empresa. Deixamos abaixo, um vídeo que explica como começar agora mesmo seu post.

Atualmente, o Canva permite a criação de pequenas animações, como mensagens em vídeo. Ele é ideal para ser utilizado em textos mais simples, nada muito complexo, por exemplo, mensagens de lembretes ou dicas nos stories sobre um produto.

Site para hashtags

Hashtags são populares em redes sociais como Instagram e Twitter, apesar do Facebook também fazer uso, o efeito não é o mesmo. O símbolo de jogo da velha (#) é o que representa as hashtags. Elas sempre vêm acompanhadas de algum assunto principal, por exemplo, para quem posta algo sobre hambúrguer ter uma hashtag “#burguer”.

O ideal é que nas redes sociais da sua empresa você crie uma hashtag própria, dessa forma quando algum cliente postar algo, você consegue encontrar aquele conteúdo específico. Neste caso, é preciso incentivar o público a utilizá-la quando postar algo relacionado ao seu negócio.

Além disso, é importante utilizar hashtags que estão em alta, relevantes para o seu negócio. Neste caso, o ideal é utilizar no máximo cinco ou seis, sem sobrecarregar o post. Escolhendo as hashtags certas para as redes sociais da sua empresa, você pode alcançar mais público e gerar mais visualizações.

Uma das formas para identificar as hashtags mais populares é utilizar sites e aplicativos que fazem o monitoramento daquelas que estão sendo mais utilizadas, um deles é o Top-hashtags, que tem uma interface simples e você pode encontrar as mais utilizadas, verificando quantas pessoas estão usando.

Organizados com o Trello

Fortalecer as redes sociais da sua empresa requer organização. Não vai adiantar elaborar bons designs e buscar as melhores hashtags se você não elaborar esses conteúdos de maneira organizada. Pense na ordem de postagem, quais conteúdos novos podem ser criados, para qual rede social vai cada um e entre outros itens.

São tantos itens para se organizar, que você e sua equipe podem acabar se perdendo, não é mesmo? Para isso existe o Trello, uma ferramenta de organização que permite a montagem de quadros com diferentes listas que podem ser compartilhados por toda a equipe.

A ferramenta é gratuita e depois de realizar o cadastro você pode adicionar pessoas a um determinado quadro criado para que elas alterem e adicionem outros cartões. É possível inserir datas de entrega e etiquetas, que você pode usar para identificar melhor um assunto.

Deixamos abaixo um vídeo que mostra um pouco da interface do Trello e explica como utilizar a ferramenta para gerenciamento de conteúdo nas redes sociais:

Aplicativos de vídeo

O vídeo é o formato de conteúdo que está sendo cada vez mais utilizado, principalmente o crescimento de redes sociais como o Tik Tok. Eles podem criar um relacionamento maior com o consumidor e transmitir uma mensagem mais rápida aos seguidores.

As duas ferramentas são aplicativos para editar diretamente no celular. No caso do Quick, é possível utilizar diversos estilos de transições, misturando fotos e vídeos próprios. O Groovo é outro aplicativo gratuito, também com interface simples, que você pode adicionar GIFs, músicas e vários efeitos. Os dois estão disponíveis para Android e iOS.

Para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos em vídeo, deixamos abaixo para download um eBook com dicas de “Como fazer vídeos para as redes sociais”. Nele você vai encontrar várias dicas para utilizar nas redes sociais da sua empresa, incluindo outras opções de aplicativos.

Quer aprender mais sobre redes sociais? Faça nosso curso online e totalmente gratuito “Sua empresa nas redes sociais”. Com ele é possível aprender a melhor forma de planejar a presença digital de sua empresa.

E para você entender um pouco mais sobre design, um dos assuntos comentados nesse conteúdo, basta clicar no arquivo abaixo. Você vai ter acesso a um eBook completo sobre a importância do design nos negócios.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora